6 técnicas de atendimento ao cliente que você deve utilizar

6 técnicas de atendimento ao cliente que você deve utilizar

Oferecer os melhores produtos e preços acessíveis não é o único fator importante no fechamento de uma venda. Mais do que qualidade e valor, os consumidores estão em busca de novas experiências dentro da sua loja de material de construção. E é seu dever proporcionar isso a eles!

Mas como? O primeiro passo é conhecer algumas técnicas de atendimento ao cliente que fazem toda a diferença para o negócio. Um atendimento prestado de maneira incorreta não prejudica apenas uma venda, mas também compromete a imagem da empresa, impedindo que esse consumidor volte a comprar ou fazer indicações para terceiros.

Como viu, os lucros não são os únicos que estão em jogo, principalmente diante de um mercado que está cada vez mais competitivo.

Embora oferecer o melhor atendimento ainda seja um grande desafio para as lojas, existem algumas habilidades que precisam ser trabalhadas em equipe. Quer saber quais são elas? Então, confira as nossas dicas e descubra as 6 melhores técnicas de atendimento ao cliente!

1. Conheça bem o seu produto

O mercado está cheio de vendedores despreparados. Um funcionário que não conhece o produto que vende é incapaz de convencer outras pessoas a comprarem, também.

No mínimo, um cliente espera que um vendedor conheça o que está vendendo, assim como a marca, principais diferenças, entre outros dados que possam transmitir conhecimento e mais confiança para o fechamento da compra.

Entretanto, ainda é muito comum encontrarmos funcionários que, apesar de saberem conversar, não conseguem esclarecer as principais dúvidas dos clientes. Para evitar esse tipo de problema em sua loja, é interessante que o colaborador tenha acesso a treinamentos, monitoramentos sobre os atendimentos realizados, além de cursos e reciclagens que são essenciais para o autoconhecimento.

Se alguém precisa comprar uma ferramenta, por exemplo, é crucial que o vendedor conheça suas características, demonstre como usá-la, dê dicas de manuseio e apresente outras peças similares, comparando preço e vantagens. Sem dúvidas, um atendimento como esse tem mais chances de conquistar o cliente, além de levá-lo a efetivar a compra.

2. Reconheça quais as reais necessidades do cliente

Finalizar a compra não pode ser o único objetivo de um vendedor. Um bom atendimento consiste em solucionar um conflito, oferecendo o melhor caminho para isso. Com isso, é indispensável ouvir e compreender, com atenção, tudo o que o cliente realmente precisa naquele momento.

Se a sua loja de material de construção quer oferecer uma recepção satisfatória aos consumidores, é importante que os vendedores saibam escutar o cliente, antes de oferecer qualquer produto. Caso ele aceite outras recomendações ou até mesmo peças adicionais, mostre outras sugestões, levando sempre em conta sua real necessidade.

3. Mantenha todos os processos automatizados

Para o cliente, não é interessante ser bem atendido, mas depois demorar horas na fila para realizar a compra. Um bom atendimento precisa acompanhar outros critérios dentro da loja. Então, lembre-se de contar com o auxílio da tecnologia para ajudar a melhorar a experiência de compra de todos que entram em sua loja.

Atualmente, muitas empresas já agilizam o processo de venda por meio de smartphones e outros sistemas que podem verificar a mercadoria está no estoque, previsão de entrega, além de outras funcionalidades que reduzem o tempo de espera. Se a intenção não é perder venda, uma loja precisa investir constantemente em tecnologia e treinamento para que os vendedores acelerem o atendimento, sem perder a qualidade desejada.

4. Humanize sempre o atendimento

Ninguém gosta de conversar com um robô, concorda? A falta de empatia e de carisma são os principais motivos de reclamação dentro das lojas. O entusiasmo e a disposição são habilidades que precisam fazer parte do comportamento de qualquer vendedor.

A resposta para isso está em conhecer técnicas de atendimento humanizado ao cliente. Em outras palavras, manter uma conversa saudável, informal e mais próxima do cliente traz melhores resultados, permitindo que ele se sinta especial e acolhido.

5. Saiba qual é o momento de desistir

Um vendedor insistente é um dos piores pesadelos de um cliente. Nem sempre alguém entra em sua loja disposto a comprar um produto de imediato — pelo contrário. E, ainda que seja uma reclamação e não uma intenção de compra, torna-se essencial prestar atenção e escutar atentamente antes de agir de maneira inapropriada, como alterar a voz ou sair sem solucionar o problema.

Nos dois casos, o bom senso é um fator decisivo. Se o vendedor percebe que o cliente apenas está com dúvidas ou naquele instante não pretende comprar, é de sua responsabilidade prestar todas as informações e manter-se à disposição para qualquer outro esclarecimento.

Por outro lado, em situações em que o cliente está reclamando e até mesmo exaltado — como em algumas vezes pode acontecer — é crucial manter a calma e paciência, acima de tudo, e deixá-lo falar para que o problema não se agrave.

6. Não se esqueça de investir no pós-venda

Um atendimento não termina quando o cliente sai de sua loja de material de construção. Você quer fazer a diferença na vida do seu consumidor? Então, é bom investir no pós-venda: somente assim mostrará o quanto cada pessoa é exclusiva para sua empresa.

Um simples telefonema ou mensagem por celular pode ser suficiente para melhorar o atendimento, aumentando ainda as chances de retenção, ou seja, que ele retorne à sua loja e efetue uma nova compra.

Por se tratar de uma loja de material de construção, é interessante confirmar se o produto comprado atendeu às expectativas, foi bem instalado e está funcionando como prometido. Parece simples, mas esses detalhes são avaliados e fazem total diferença para quem compra.

Como mostramos em nosso artigo, existem diferentes técnicas de atendimento ao cliente que uma loja de material de construção pode utilizar em seu dia a dia. Basta ter as ferramentas e o conhecimento certo para isso.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nossas dicas ajudaram a melhorar o seu atendimento? Então, que tal continuar aprendendo mais? Basta ler o nosso artigo com as 7 estratégias para melhorar de vez o atendimento ao cliente e ficar por dentro de outros conteúdos que podem ajudar sua loja a vender mais!

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