Qual o papel do gerente de compras e sua importância para a empresa?

O gerente de compras tem a responsabilidade de negociar com os fornecedores, além de manter o estoque em dia. Seu papel dentro da empresa é importante, pois é ele quem cuida do ciclo de compras. Além disso, em um negócio como o do segmento de material de construção, em que há sazonalidade de mercado, é preciso criar estratégias para ter os produtos que mais vendem em certas épocas do ano.

Em lojas pequenas, é comum que o gerente de compras acumule algumas outras funções, como a de vender ou cuidar do caixa. Mas é importante que ele não fique muito sobrecarregado, pois ele terá menos tempo para cumprir as várias responsabilidades que a função já demanda.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a função desse profissional importantíssimo para qualquer varejo, continue conosco e veja tudo o que um bom gerente de compra precisa desenvolver.

Funções de um gerente de compras

A principal função do gerente de compras é manter o estoque completo. Para isso, ele precisa analisar os itens que estão faltando, planejar como serão feitas as compras e conversar com os fornecedores para fazer e monitorar os pedidos dos produtos.

Porém, além de organizar o estoque, ele também deve reportar-se ao dono da loja e se comunicar frequentemente com os vendedores. Assim, é possível saber o que está sendo mais vendido e o que as pessoas estão pedindo e está em falta na loja.

Habilidades que um bom gerente de compras deve ter

O gerente de compras precisa saber quais pedidos incluir na lista, quando pedir o orçamento com os fornecedores e quando comprar. Saiba, a seguir, quais são as outras habilidades que ele precisa para fazer um bom trabalho.

Capacidade de negociação

Na hora de comprar as mercadorias com o fornecedor, nem sempre é possível conseguir descontos, por isso é preciso saber negociar. Com uma boa negociação, que leva em conta o conhecimento sobre os fornecedores, sua concorrência e os objetivos da empresa, é possível conseguir boas condições de pagamento ou até alguns descontos.

Para isso, é preciso que o gerente de compras tenha firmeza no falar, seja ousado, tenha empatia e facilidade de se comunicar. Além disso, é preciso estudar e desenvolver técnicas de negociação para se sair bem na hora de conversar com o fornecedor.

Atualização constante

O gerente de compras precisa estar atento ao que acontece no mercado atual. Por exemplo, se ele trabalha em uma loja de material de construção civil, é importante que vá em feiras ou eventos da área. Assim, ele vai saber das novidades do mercado e poder trazer mercadorias novas para a loja.

Dessa forma, ele é a ponte entre o que acontece no mercado de material de construção e a loja em que trabalha. Além disso, é preciso que ele se mantenha atualizado em relação às formas de fazer a abordagem com os fornecedores e à forma como registrar os itens do estoque. Isso porque sempre surgem novos estudos e novos softwares para realizar uma boa gestão de estoque. A dica, portanto, é sempre estudar e pesquisar sobre novas formas de automatizar os processos e melhorar a gestão das compras.

Organização

Se a empresa em que um gerente de compras trabalha ainda utiliza apenas planilhas impressas para fazer o controle de estoque, é preciso ter muita organização para não se perder nos números. Um descuido e seu estoque pode estar com itens faltando e você só vai saber quando um cliente procurar por um produto e não encontrar. E mesmo que exista um sistema automatizado para controle do estoque, é preciso ficar atento quando as mercadorias chegam, a fim de que elas sejam lançadas no sistema de forma correta, com números condizentes com a quantidade real presente no estoque. Dessa forma, evita-se imprevistos e nada falta.

Além disso, é importante que o profissional de compras tenha um bom planejamento de como vai ser o seu dia, para poder realizar suas funções de maneira eficaz.

Conhecimento das estratégias da empresa

É necessário conhecer as estratégias da empresa para praticar ações que vão ao encontro dos mesmos objetivos. Por isso, o gerente de compras deve sempre conversar com o dono da loja e compreender a estratégia da empresa, para saber o que comprar.

Um exemplo é quando a empresa não quer mais comercializar um determinado produto, pois ele está com baixa demanda ou porque a foco da empresa está mudando. Nesse caso, o gerente de compras precisa saber dessa estratégia para não comprar mais essa mercadoria. Por isso, é preciso ficar a par das ações a serem tomadas pela loja e agir de acordo com elas.

Além disso, para que ele desempenhe um bom trabalho é importante conhecer as necessidades de seus consumidores e saber de tudo sobre o mercado em que atua.

Ética profissional

Em toda função é esperado que o profissional seja ético em suas atitudes. Na função de gerente de compras não seria diferente. É preciso que o profissional seja transparente em todas as fases de negociação com os fornecedores. Mas, principalmente, que ele não use sua função de forma a conseguir alguma vantagem indevida da empresa.

A importância de um gerente de compras

Vimos o que o gerente de compras faz e quais devem ser suas habilidades, mas o quão importante é tê-lo na equipe?

A gestão dos produtos é um dos principais setores dentro de uma loja. Com uma gestão eficiente, é possível reduzir os custos (tanto em melhores aquisições como em redução de perdas) e aumentar a competitividade no mercado. Assim, a loja aumenta a lucratividade e fortalece a relação com seu consumidor.

Por exemplo, quando um produto está há meses sem sair da prateleira, o gestor de compras precisa perceber isso e tomar uma atitude. Ele pode fazer uma promoção para evitar a perda da mercadoria e deixar de tê-la no estoque.

Ele ainda é responsável por criar estratégias a longo e curto prazo, para que a empresa tenha sempre bons lucros. Um exemplo, é a questão da sazonalidade. Não se pode esperar chegar o verão para, então, começar a negociar com os fornecedores os pedidos de materiais que mais tem saída nessa época. É preciso que já se tenha feito isso meses antes, para que os produtos já estejam na loja quando as pessoas começarem a procurar.

Além disso, a loja precisa estar por dentro das novidades do mercado e, se for a intenção, ter os produtos em seu mix. Mais uma vez, é o gerente de compras que é o responsável por saber as últimas tendências e analisar se é vantajoso tê-las na loja.

Agora que já sabemos o papel do gerente de compras e o quão importante ele é para uma loja, confira como escolher os fornecedores certos para fazer com que seu estabelecimento prospere.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *