Qual o impacto da Black Friday no varejo de materiais de construção? Saiba como aproveitar até depois da data!

Black Friday no varejo

A Black Friday é uma tendência que veio de fora e chegou ao Brasil em 2010. No começo, era uma iniciativa de promoções exclusivamente online que aconteciam na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, no mês de novembro.

Em muitos países, a Black Friday representava a abertura da temporada de vendas para o Natal. Aqui no Brasil, com o passar dos anos, as lojas físicas foram aderindo à ideia e diversos segmentos passaram a fazer promoções na mesma data. Não há quem não conheça o termo no país.

Hoje em dia, ficar fora da Black Friday no varejo é arriscar perder muitas vendas. Nessa data, o cliente espera encontrar promoções quando entra em qualquer loja física ou virtual. Por isso, os varejistas devem estar atentos a essa oportunidade.

É a data ideal para mostrar aos clientes seus produtos, suas promoções e até os descontos que vão além da sexta-feira. Sim, porque é possível se beneficiar das vendas da Black Friday mesmo depois da data!

A popularidade da Black Friday no Brasil

A Black Friday no Brasil chegou para ficar e vem crescendo em uma proporção que poucos poderiam prever. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013, a procura pelo termo “Black Friday” na internet aumentou mais de 300% e chamou atenção até dos mais reticentes quanto às inspirações que chegam de fora do país.

Vale lembrar que o termo não é vinculado a nenhum registro e pode ser usado por qualquer marca.

A crise não impediu o crescimento da Black Friday. Uma pesquisa sobre o assunto feita pela Ebit/Nielsen indicou que a expectativa para o crescimento de vendas em 2018 estava 15% maior que a de 2017. Esta é a 9ª edição do evento e estima-se que a movimentação financeira gerada por esse movimento chegue a ultrapassar R$ 2,5 bilhões.

A mesma pesquisa ainda indicou que 59% dos consumidores planejam comprar itens para eles mesmos, enquanto 23% programavam presentear a família. Na enquete, ainda foram apurados os fatores mais relevantes para o consumidor na hora de escolher uma loja.

Segundo os pesquisados, os aspectos mais importantes para eles eram a confiança, o prazo de entrega do produto e o preço — itens que fazem parte da rotina do revendedor Deca/Hydra.

A Black Friday no varejo de construção e suas oportunidades

É possível que alguns consumidores já estejam sondando a sua loja (física ou virtual) há algum tempo. Devido aos abusos de lojistas em um passado não muito distante, a Black Friday parece começar muito antes de sua data oficial. Isso porque o consumidor atual preza por transparência nos preços e não aceita ser enganado.

Esse fator, ao contrário de ser um problema, pode trazer uma vantagem para o varejista. Com o olhar vigilante do consumidor, a loja pode aproveitar para expor melhor seus produtos, valores, serviços e experiência. Dessa forma, o vendedor adianta um contato e aumenta o reconhecimento no segmento em que trabalha.

No caso do revendedor da Deca/Hydra, esse fator conta muitos pontos. Por ser um produto que demanda grande confiança no vendedor, o consumidor leva em conta o histórico da loja, ao mesmo passo que observa sua postura em relação à variação dos preços nos últimos meses.

Este é o segundo ano de participação da Hydra na Black Friday. São dezenas de produtos com até 20% de desconto em alguns combos. Os produtos em oferta variam desde as categorias de luxo até os mais econômicos.

Para o varejista, essa foi a oportunidade de fazer estoque e oferecer um preço mais competitivo para o cliente, ficando a seu critério o repasse do desconto oferecido pela Hydra ou outro.

Com esse amadurecimento da Black Friday no varejo, o segmento da construção também vem sendo cobrado por descontos. Quem participa só tem a ganhar. E, para quem ainda não faz parte ou participa pouco, ainda há tempo de não ficar para trás.

É possível aproveitar o momento e curiosidade gerados pela Black Friday para convidar os clientes para as promoções que acontecem após esta sexta-feira.

Como aproveitar o impacto da Black Friday até depois da data

O fenômeno Black Friday dura tanto que ultrapassa as 24 horas do dia. A adesão de lojas físicas aos descontos foi tão bem recebida no ano passado que muitos estabelecimentos decidiram estender as promoções para a semana inteira. E os consumidores começaram a contar com isso.

Foi observado que, no ano passado, 21% das compras do período ocorreram fora da sexta-feira destinada à Black Friday. Ou seja, no fim de semana e nos demais dias. Lembre-se: um cliente bem atendido na Black Friday (ou em qualquer outro dia) pode voltar. E, quando isso acontecer, ele vai procurar os melhores preços, produtos e atendimento.

Considerando tudo isso, a Hydra preocupa-se em manter constantemente promoções vigentes em seu site, independentemente da data. Aos clientes habituais do parceirohydra.com.br, ela pode oferecer os mesmos descontos e condições que são recebidos diretamente do representante.

Tudo isso para facilitar e agilizar os processos com o cliente, mas sem perder o atendimento do representante habitual.

Na hora de comprar pelo site, a Hydra dá uma dica: muita atenção ao produto e seus detalhes, para que não aconteça de comprar um produto parecido, porém inadequado para a necessidade do cliente ou da revenda.

Um exemplo é o caso das torneiras, que podem ser de parede ou de bancada, mas, se confundidas, podem prejudicar todo o projeto.

Para o varejista que busca manter preços mais competitivos ao longo do ano — e não apenas durante a Black Friday —, é bom lembrar que, se quiser fazer um pedido para o estoque, o planejamento será seu melhor amigo. Manter um prazo maior entre os pedidos e a entrega pode ajudar a encontrar os melhores preços e tirar a maior margem.

Para isso, a Deca/Hydra tem a facilidade de atender 24 horas por dia, 7 dias por semana, para indicar os melhores produtos para o seu comércio.

Conheça mais sobre o aproveitamento de datas comemorativas

Você que já vende Deca/Hydra sabe como isso pode atrair público para o seu comércio. Afinal, oferecer uma marca líder de mercado indica bons critérios de escolha.

As datas comemorativas, como Natal, Black Friday e o pós-Black Friday no varejo servem para alavancar vendas e o bom conceito que você já vem formando com sua experiência de ter escolhido Deca/Hydra. Saiba mais como aproveitar essas datas no nosso artigo sobre aumento de vendas em datas comemorativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *