Pós-venda Deca: como o atendimento e a qualidade dos produtos Deca auxiliam no sucesso de sua empresa?

pós-venda deca

Com o mercado da construção civil cada vez mais diversificado, fidelizar clientes é um desafio constante. Em busca de atrair compradores, é essencial combinar bom preço, vantagens de pagamento e um design diferenciado para os produtos. Mas para obter êxito e atender às expectativas dos consumidores também é um diferencial contar com uma solução como o pós-venda Deca.

Neste artigo, confira porque um ótimo atendimento mesmo após a compra contribui para o bom desempenho do seu negócio e veja como a ferramenta pode ajudar no sucesso da sua empresa.

Entenda, ainda, como os clientes são atendidos pela Deca quando há necessidade de comunicar eventuais problemas com suas mercadorias. Boa leitura!

Como o pós-venda contribui para o sucesso da empresa?

De acordo com o guru do marketing, Philip Kotler, reter um cliente pode custar até cinco vezes menos do que buscar por novos consumidores. A estratégia é uma importante aliada para que o lojista consiga alcançar bons resultados, potencializando o lucro, sem agregar custos.

Mas como isso acontece? A retenção do cliente ocorre quando esse comprador é respeitado em todas as etapas da compra, do momento da pesquisa à resolução de eventuais problemas. Além disso, oferecer serviços também é um fator decisivo para possíveis novas aquisições futuras.

Se o cliente tem uma boa experiência com a marca, as chances de ele buscar por outros produtos da empresa, ou recomendar, aumentam.

Por isso, trabalhar com fornecedores confiáveis e oferecer um setor de pós-venda bem estruturado é decisivo, principalmente ao construir ou reformar um imóvel. Quando necessário, o cliente deve contar com uma rede autorizada estruturada para auxiliar na troca de peças defeituosas ou que possam vir a estragar com o tempo de uso.

Quais as vantagens de ter um pós-venda eficiente?

O pós-venda é um processo que não deve ser pensado apenas como um meio para resolução de problemas. É nele, também, que o cliente encontra ajuda quando precisa de indicações de profissionais aptos a realizar uma instalação, por exemplo, ou mesmo quando busca esclarecimentos sobre o uso ou funcionalidade de algum produto. Encarar dessa forma é uma importante técnica de retenção e fidelização dos compradores.

Por isso, ter domínio das ferramentas e das possibilidades da assistência técnica (até mesmo quanto à manutenção) ajuda o cliente a ter uma experiência de compra muito mais completa. Mas como isso afeta o lojista? De inúmeras maneiras, e esse é, de certa forma, um valor agregado que se recebe ao atuar com um fornecedor consolidado no mercado como a Deca.

Como é feito o pós-venda Deca?

Existem algumas características do atendimento da Deca que contribuem para a tranquilidade do cliente, que tem o seu problema solucionado com eficiência. No processo de pós-venda:

  • quando é acionado pelo cliente com solicitação de manutenção, o lojista deve indicar o serviço autorizado mais próximo de onde o produto do cliente está instalado;
  • o lojista pode direcionar o cliente, por exemplo, para o site da Deca — setor de Serviços Autorizado —, onde estão as referências do pós-venda mais próximo;
  • o cliente e a Deca devem ser conectados de maneira direta, para que o problema em questão seja solucionado com máxima eficiência e transparência;
  • a autorizada mantém o seu foco no problema ou nos serviços de manutenção, enquanto o lojista pode dedicar seus esforços para a força de vendas.

A Deca acredita que o revendedor deve se manter centrado e focado no atendimento de vendas, por isso realiza um pós-venda robusto e sólido. Essa, aliás, é uma das vantagens de trabalhar com produtos Deca.

De qual forma o lojista se beneficia do pós-venda Deca?

Atualmente, a Deca tem mais de 170 pontos de atendimento pós-venda espalhados pelo país. Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de serviços autorizados, e disponibiliza, também, áreas de atendimento ao consumidor, com suporte por meio de mídias sociais, por exemplo.

Deve-se ressaltar, ainda, que a eficiência no atendimento fez com que a Deca fosse premiada pela quarta vez pelo prêmio Época Reclame Aqui. Essas vantagens impactam diretamente nos resultados do empresário que trabalha com um fornecedor como a Deca. Afinal, é uma confiabilidade que é transferida por meio da força do nome da marca.

Esse pós-venda Deca é exclusivo para o consumidor final. Para o lojista, o serviço é feito pela área de atendimento ao cliente. Então, se esse lojista comprou um produto que necessita de alguma intervenção, ele pode conseguir por meio do representante, que o atende diretamente, ou a partir de um contato com a área de atendimento ao cliente.

Em caso de qualquer problema com o pedido feito ou mesmo com a entrega, a questão deve ser solicitada diretamente com a área comercial da Deca — como citado anteriormente, o representante. A Deca entende que a área de pós-venda entra em ação a partir do momento em que o consumidor retirou o produto na loja.

Benefícios também para o consumidor final

As autorizadas da Deca contam com equipe que são constantemente treinadas, a partir de atualizações técnicas e reciclagens. O cuidado com o aprendizado constante garante que os profissionais estejam aptos para esclarecer dúvidas que, por ventura, os clientes venham a ter sobre produtos ou formas de uso/instalação.

O serviço de pós-venda e atendimento ao cliente pode ser prestado até mesmo a domicílio, de acordo com a política da empresa. É o que acontece quando é solicitada a instalação de produtos, revisões, entre outras soluções.

Atualmente, as lojas autorizadas Deca também são especialistas em venda de peças de reposição. Nesses lugares o cliente encontra componentes mais específicos, que muitas vezes não são encontrados nas lojas de materiais de construção.

4 dicas para fazer do pós-venda uma ferramenta de fidelização

O lojista que chegou até este ponto do artigo já sabe que o pós-venda Deca é de grande importância para a empresa. Mas a estratégia pode ser útil para qualquer companhia que queira fidelizar e identificar pontos de melhorias para otimizar o atendimento de seus clientes.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para lojistas que comercializam produtos Deca realizarem seu próprio atendimento.

1. Mantenha um canal aberto com os consumidores

Seja nas redes sociais, por telefone, ou presencialmente, o estabelecimento deve disponibilizar um canal de contato. Desta forma, o cliente poderá dar um feedback da compra, seja positivo ou negativo. O consumidor também poderá reportar eventuais dúvidas sobre o produto adquirido.

2. Não deixe o cliente sem resposta

Se existe um canal para comunicação, ele deve funcionar corretamente. Por isso, quando o consumidor expõe uma dúvida, nada pior do que esperar dias sem nenhuma resposta. Não importa se o atendimento na hora da venda foi bom. Quando o lojista não mantém a mesma qualidade no pós-venda, o esforço nesse sentido foi em vão.

3. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas são uma ótima estratégia para saber como está o seu negócio aos olhos do consumidor. Por meio de pesquisas de satisfação é possível mensurar os acertos e corrigir erros que serão apontados pelos clientes. Sendo assim, a tendência é oferecer atendimento de excelência a cada ajuste feito após os resultados das pesquisas e, dessa forma, sair na frente da concorrência.

4. Tenha mão de obra técnica

Contar com uma equipe de suporte na área técnica pode não parecer uma medida de pós-venda, mas é. Muitas vezes o consumidor chega até a loja orientado por um profissional — seja um pedreiro, engenheiro ou arquiteto. Quando isso não acontece, ou mesmo quando há dúvidas técnicas, a presença de um vendedor ou consultor garante melhores vendas e menos problemas.

É preciso ter um atendimento cordial, que permita que o cliente se sinta à vontade e acolhido. Esta é uma estratégia que, se bem desempenhada, pode ajudar na fidelização dos clientes e no desempenho de vendas futuras.

O pós-venda é uma importante ferramenta tanto de retenção quanto de garantia de satisfação do cliente.

Incluir na estratégia de negociação com fornecedores a avaliação da rede de atendimento garante um diferencial que agrada ao consumidor e  melhora a gestão interna.

Agora você já sabe como funciona o pós-venda Deca! Gostou das dicas que separamos para que você consiga mediar o contato entre o fabricante e o cliente? Para saber como se beneficiar da qualidade Deca, entre em contato!

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