Por que se preocupar em fazer cursos de negociação?

Cada vez mais, o mercado exige que os profissionais se mantenham atualizados. Essa necessidade nasceu por conta da velocidade com que tudo acontece e pelo número de informações que recebemos todos os dias. Dessa forma, um profissional que tem a função de negociar as compras com o fornecedor de uma loja precisa estar constantemente se atualizando. Uma das formas de se fazer isso é através dos cursos de negociação, que são específicos para a área.

Para você, que desempenha essa função, é essencial fazer um curso assim, pois ele traz técnicas que são aplicáveis no dia a dia e vão beneficiá-lo como profissional. Que saber como? Então nos acompanhe e confira quais benefícios ele pode trazer para você.

A importância da atualização profissional

Apesar de termos nascido e crescido em um momento em que as informações surgem a todo minuto e a evolução tecnológica acontece de forma mais rápida, falta proatividade em alguns profissionais para se especializarem. O que os deixa à mercê de apenas cumprir o que aprenderam anos atrás, sem poder contribuir com nenhuma novidade para suas respectivas empresas.

Se você é um profissional que pretende crescer dentro da empresa, é preciso se especializar. Afinal, para subir de cargo é preciso ter um conhecimento a mais do que se tem hoje. Portanto, é indispensável investir em cursos e especializações.

Abaixo estão listados alguns dos benefícios que uma formação continuada pode oferecer:

  • crescimento profissional;

  • aumento salarial;

  • desenvolvimento pessoal;

  • mais confiança e segurança;

  • maior conhecimento para a função que atua;

  • networking;

  • currículo valorizado.

Como podemos ver, são muitos os benefícios para o seu crescimento profissional. E, além de você, a empresa também sai ganhando por ter alguém especializado no que faz.

Vantagens dos cursos de negociação para os profissionais da área

Os gerentes de compra podem se atualizar por meio de cursos de negociação, onde aprendem mais sobre técnicas de persuasão e sobre como deve ser seu comportamento quando estiver conversando com o fornecedor. Esse conhecimento é muito importante para o dia a dia na loja, pois o profissional estará mais capacitado para realizar suas funções, trazendo benefícios para si e para a empresa.

A seguir, vamos ver alguns desses benefícios que um curso de negociação pode trazer para quem o realiza:

Conhecimento da sua linguagem corporal

Quando você fica nervoso em uma conversa com outra pessoa, quais reações costuma ter? Algumas pessoas acabam descontando o nervosismo no aumento do movimento das mãos e em desviar o olhar do outro. O mesmo acontece para quando estamos felizes, pois costumamos demonstrar o que estamos sentindo através de gestos e expressões. Isso é conhecido como linguagem corporal.

Ao fazer um curso de negociação você vai aprender o que pode ou não demonstrar em certas situações e como isso pode atrapalhar os seus objetivos. Por exemplo, você pode deixar de ganhar descontos porque o fornecedor percebeu que você ficou feliz ao saber o valor final das compras. E isso tudo aconteceu porque seu corpo falou por você.

Isso não quer dizer que você não pode expressar nada quando estiver em uma negociação, mas sim, que deve expressar os sentimentos certos nos momentos certos. Dessa forma, você terá uma possibilidade maior de conseguir um desconto ou uma relação a longo prazo com o fornecedor.

Aprender a controlar seu emocional

O controle emocional é uma prática muito importante no dia a dia dos profissionais. Diariamente, nos deparamos com situações que necessitam de nosso equilíbrio e ação rápida para resolvê-las. Caso contrário, só aumentaremos o problema.

Para isso, você aprenderá a perceber quando começar a ficar nervoso ou ansioso e saberá o que fazer para deter esse estado. Com esse domínio sobre os sentimentos fica mais fácil agir racionalmente para resolver qualquer situação.

A partir do momento que você não se desesperar mais porque algo deu errado ou ficar nervoso demais na hora de negociar, notará que se sairá bem melhor do que antes.

Técnicas de persuasão

Quem compra ou vende precisa entender um pouco de psicologia e comportamento humano para conseguir fazer com que o outro aceite seus argumentos nas negociações. Por meio de técnicas persuasivas, é possível ter um aumento na quantidade de vendas, já que você está tentando convencer o outro a aceitar, inconscientemente, o que você diz.

Entre as várias técnicas existentes, podemos citar a reciprocidade, que consiste em você oferecer algo de forma gratuita para um cliente e ele se sentir feliz por sua gentileza. Na maioria dos casos, acontece de a pessoa que recebeu o brinde voltar na loja e comprá-lo ou, então, comprar algum outro produto com você para retribuir a gentileza.  

Numa situação, levando em conta que você está negociando com um fornecedor, essa técnica pode ser utilizada da seguinte maneira: você oferece um pagamento à vista em troca de um desconto. O fornecedor pode ficar feliz com sua gentileza de pagar à vista, já que hoje em dia isso é um pouco complicado, e dar o desconto.

Esse é só um exemplo da aplicabilidade de uma técnica. Ao dominar a maioria delas, você garantirá maior eficiência ao fechar suas negociações, ganhando destaque entre os demais funcionários. Além, é claro, de contribuir para o crescimento da loja em que trabalha.

Maior confiança no que faz

Quando você sabe as técnicas necessárias para realizar seu trabalho e como se comportar diante de situações inesperadas, fica mais fácil de se manter seguro e confiante. Consequentemente, isso será benéfico para você e para a empresa, pois saberá lidar melhor com negociações, mesmo que o fornecedor seja um pouco resistente. Além do mais, você saberá quando o fornecedor estiver usando as mesmas técnicas com você e terá a vantagem de sair da situação dando a volta por cima

Podemos concluir que se capacitar com cursos de negociação é muito importante para seu crescimento pessoal e profissional. Assim, você tem mais possibilidades de conseguir o aumento de salário desejado ou ascender de cargo. A dica que podemos dar é: invista em capacitação profissional e nunca pare de estudar.

Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas como essas e aprimorar sua carreira profissional. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Pinterest, no YouTube e no Instagram!

 

2 Comments

  1. Parabéns pelo o assunto abordado. Diante dos desafios do mercado, precisamos esta antenados com a necessidade do mercado e do cliente. Fiz um curso de decisões gerenciais sobre pressão, que utilizo as técnicas aprendidas ate mesmo sem perceber. Como sugestão, a Deca deveria proporcionar este treinamento para toda equipe, utilizando de sua força como facilitador, no intuito de conseguir um pacote mais atraente e com menor custo para seus profissionais. Acredito que teremos uma numero máximo de adesão por estado.

  2. Como sugestão, a Deca deveria oferecer aos colaboradores estes cursos de negociação. Sendo que a empresa entraria com sua força para conseguir pacotes melhores, e repassava com um menor custo para equipe. Tenho certeza que teria presença total em todas as regiões do Brasil. Já fizemos alguns cursos nesta área, e percebo a importância do mesmo diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *