Pesquisa de mercado: por que é tão importante para o seu negócio?

pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado é importante para qualquer empresa que deseja tomar decisões acertadas, incluindo lojas de materiais de construção. Conhecer o público, a concorrência ou mesmo medir a eficiência de procedimentos internos, é a chave para fazer as melhores escolhas.

Se você ainda não utiliza essa estratégia, confira este artigo e descubra porque ela é importante para o seu negócio e quais as vantagens de fazê-la!

A função da pesquisa de mercado

Além de contribuir para que a empresa tome as decisões certas, fazer uma pesquisa mercadológica ajuda a identificar problemas e oportunidades.

Algumas informações podem ser obtidas em entidades públicas e privadas que sejam confiáveis, como órgãos do Governo Federal, secretarias de Estado, IBGE, jornais, revistas e publicações, centros de pesquisa, entre outros.

O problema é que nem sempre essas fontes são suficientes ou contêm as informações específicas para o setor em questão. A pesquisa de mercado soluciona o problema e torna possível obter respostas para questões relacionadas a clientes, fornecedores, funcionários e possíveis clientes.

Para cada tipo de pesquisa existe um objetivo diferente e ele deve ser analisado para que as perguntas formuladas consigam extrair as informações necessárias. Veja alguns exemplos!

Pesquisas com clientes

Podem ser utilizadas para conhecer o perfil do cliente, seu estilo de vida, hábitos de consumo, necessidades, objetivos, entre outros fatores que auxiliem a empresa a atendê-lo de forma cada vez mais direcionada.

Também é possível identificar novas tendências, conhecer a satisfação do cliente com relação à experiência dele com a loja, desenvolver processos que proporcionem um diferencial competitivo em relação à concorrência e verificar se a precificação de produtos está ajustada adequadamente.

Pesquisas com funcionários

É viável para conhecer o grau de satisfação com o ambiente de trabalho, possíveis dificuldades enfrentadas para realizar as funções, sugestões de melhora nos processos internos etc.

Pesquisas com fornecedores

Por meio desse tipo de pesquisa, consegue-se obter uma análise dos fornecedores, verificando inclusive os sistemas de vendas e distribuição, as políticas de preços e de cobrança e outras questões que permitam comparar os fornecedores e orientar o processo de compras.

As vantagens proporcionadas por essa estratégia

Todos os objetivos apontados acima já podem dar uma ideia das vantagens que uma pesquisa de mercado pode proporcionar para a sua loja de materiais de construção. O intuito, basicamente, é saber como reduzir custos e aumentar a receita, o que pode ser feito de várias maneiras.

Entre as vantagens que esse tipo de pesquisa fornece estão:

  • possibilidade de identificar falhas que reduzam as vendas;
  • descoberta de oportunidades para gerar receitas;
  • aumento da fidelização e retenção de clientes;
  • aprimoramento de processos internos e gerenciais;
  • verificação da viabilidade de implantação de novos produtos ou projetos;
  • identificação dos canais mais utilizados pelo público-alvo (redes sociais, e-mail etc.);
  • constatação dos canais de compras preferidos pelos consumidores;
  • soluções para tornar a empresa mais forte e competitiva.

Como realizar a pesquisa de mercado

Para que possa, de fato, conseguir resultados satisfatórios, a pesquisa de mercado precisa ser feita adequadamente. Separamos um passo a passo para que você possa compreender melhor como desenvolver uma para a sua loja.

1º passo: decida como fará a pesquisa

Você pode contratar uma empresa para criar sua pesquisa ou fazê-la por conta própria. Atualmente, com as facilidades que a internet disponibiliza, é possível criar pesquisas por meio de sites como o TypeformOpinion BoxSurveyMonkey, entre outros.

Fazer as pesquisas online pode ajudar você a ter resultados bem mais rápidos, a preços acessíveis e ter acesso às respostas em tempo real.

2º passo: defina o objetivo

O objetivo deve ser definido de acordo com o problema que a sua loja enfrenta.

Pode ser algo como a indecisão de aumentar ou não o mix de produtos, saber se será necessário ajustar preços, avaliar a necessidade de dimensionar o tamanho da equipe de vendas, verificar a satisfação dos clientes com as qualidades dos produtos, entre outros.

3º passo: estabeleça o público-alvo

Ao definir o objetivo, provavelmente você já terá uma noção de quem será o público-alvo (fornecedores, clientes, possíveis clientes ou funcionários). Nesse momento, é hora de determinar o tamanho da pesquisa, estabelecendo a quantidade de pessoas que deverão respondê-la. Quanto maior a pesquisa, menor é a margem de erro.

O questionário pode ser enviado por e-mail ou publicado no site da empresa e nas redes sociais. Em algumas ferramentas é disponibilizado, também, um painel de respondentes e é preciso apenas selecionar o perfil do público-alvo.

4º passo: crie o questionário

O questionário deve ser criado de forma que traga as respostas para o seu objetivo. Escolher as perguntas certas é mais da metade do processo para assegurar que a pesquisa será bem-sucedida.

A forma de aplicar as questões também afeta o resultado, pois se forem respondidas de maneira tendenciosa, atrapalham todo o trabalho que foi feito até então. Isso acontece menos durante as pesquisas online, mas, em testes presenciais, a maneira de conduzir e até o tom de voz podem fazer diferença.

Sendo assim, formule perguntas imparciais e diretas. Teste-as internamente antes de enviá-las e veja se é necessário ajustar algum ponto. Verifique, também, se constam todos os aspectos que precisam ser detectados e se são de fácil entendimento.

O Opinion Box conta com alguns modelos de questionários interessantes que podem ser usados como exemplo. Quanto ao formato, o principal ponto é que o questionário deve ser dinâmico. É possível inserir vídeos, fotos e textos para torná-lo mais descontraído.

O ideal é que ele esteja com as cores da empresa e, se possível, com a logomarca também.

5º passo: analise os resultados

A última etapa requer uma compilação das respostas para criar relatórios com os resultados. É importante notar se existem diferenças de acordo com características como região, sexo, idade ou classe social.

Os padrões encontrados podem ser transformados em gráficos para facilitar a visualização.

Como é possível notar, realizar uma pesquisa de mercado não requer uma quantia muito alta de investimento, apenas esforço e tempo para planejamento e desenvolvimento. Ela é importante para a sua loja de materiais de construção, tanto para conhecer concorrentes, quanto o próprio público ou aperfeiçoar processos internos.

Além da pesquisa mercadológica, existem outras formas de obter vantagens competitivas. Confira-as no artigo que fizemos sobre este tema!

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