Parcerias estratégicas: como encontrar o parceiro ideal para alavancar seu negócio?

Nenhum negócio consegue sobreviver sozinho. Até mesmo os MEI’s, que costumam ser empresas de uma pessoa só, precisam de uma série de envolvidos para sobreviver no mercado, sejam eles clientes ou fornecedores. Sendo assim, criar parcerias estratégicas é uma ótima forma de fazer uma empresa evoluir.

De forma geral, qualquer negócio pode se beneficiar com este tipo de parceria, seja ele pequeno ou gigante. Isso porque ela eleva o grau de dependência entre as empresas de forma que todos os envolvidos saiam ganhando, em uma relação de troca muito saudável.

Geralmente essas parcerias são feitas entre empresas que possuem o mesmo público-alvo e valores semelhantes. Algumas vezes elas podem até competir entre si em determinados setores, mas ganham nos demais quando trabalham juntas.

Quer saber como trazer este tipo de parceria para o seu negócio prosperar? Saiba mais sobre colaborações estratégicas e como escolher as melhores opções para se associar a sua empresa neste texto!

O que podemos considerar como uma parceria estratégica?

Para começar a entender como funciona uma parceria estratégica é preciso ter em mente que algumas pessoas são a base do seu negócio. Isso quer dizer que, sem elas, a empresa tende a ter resultados piores do que o esperado, pois elas impulsionam o crescimento.

Um exemplo prático para entender esta relação são os funcionários. Muitos vão trabalhar para fazer apenas o que lhe é pedido e receber o salário quando chega o fim do mês. Mas também existem aqueles que se esforçam ao máximo, procuram melhorar o negócio e buscam feedbacks dos proprietários sobre como evoluir em sua função, pois sabem que se a empresa crescer, eles também saem ganhando.

No exemplo dado, fica claro que o funcionário que se esforça mais é uma parceria estratégica. Ele está engajado nos resultados da empresa, e quando ela percebe sua dedicação, começa a reconhecê-lo e premiá-lo. Assim, todos os envolvidos são beneficiados.

Porém, não se engane: as parcerias estratégicas não acontecem somente entre empregador e empregado, mas em todos os relacionamentos que uma empresa pode ter. Saber enxergar as oportunidades dessas colaborações eleva a qualidade de negócios que você faz e pode até resultar em longas amizades com quem está do outro lado.

Os bons resultados obtidos são causados porque, quase sempre, os parceiros entregam vendas prontas para você, melhorando a rentabilidade da empresa. Pode ser que para isso você tenha que ceder em alguns pontos, mas com certeza ganhará em muitos outros.

No caso de uma loja de construção, por exemplo, uma boa fonte de parcerias são os arquitetos e construtores da cidade. Para isso, a loja se compromete em ter materiais de boa qualidade e acabamentos com design atual. Em contrapartida, os profissionais de construção passam a indicar o estabelecimento para os clientes.

A venda está pronta, pois o consumidor já confia no arquiteto e vai dar preferência para loja. No entanto, o estabelecimento deve honrar com os prazos da obra e pode oferecer descontos exclusivos para fidelizar os clientes. Mais uma vez, todos os envolvidos saíram lucrando com esta parceria.

Estes são apenas alguns exemplos de parceria estratégica, que ilustram o que diferencia essa relação dos demais relacionamentos de uma empresa: a ideia de que juntos, os envolvidos se tornam mais fortes. Adiante, falaremos mais sobre os benefícios de buscar essas colaborações em seu negócio.

Quais as vantagens de possuir um parceiro?

Nos exemplos citados no tópico anterior, fica fácil ver que as relações são vantajosas. Mas, de forma simplificada, nem sempre dá para ter noção de todos os benefícios que as parcerias podem trazer para uma empresa.

Para ajudar a entender como elas afetam positivamente o dia a dia e podem até ajudar a solucionar problemas comuns dos negócios, listamos alguns dos pontos que são melhorados quando as parcerias são adotadas com frequência. Confira!

1. Cria uma rede de confiança

Quem já passou sozinho por uma situação difícil no negócio sabe como é horrível não ter em quem confiar quando precisa. E basta lembrar-se da greve dos caminhoneiros de 2018 para ter em mente que fases como essas podem acontecer com qualquer negócio, e se prevenir é essencial.

Em uma situação assim, recorrer aos parceiros pode reduzir o impacto negativo acumulado em situações inesperadas. Quando as relações são mais profundas, você pode conseguir preferência no reabastecimento do seu fornecedor, ou mesmo reorganizar entregas entre seus clientes mais importantes para que todos continuem a tocar seus negócios com o menor prejuízo possível.

Isso é possível porque os envolvidos possuem relações de respeito e confiança entre si, portanto, conseguem entender as causas da situação e buscar saídas que evitem perdas para todos.

2. Reduz a burocracia

Esse tipo de parceria, quando ocorre, tende a facilitar as relações entre as empresas. Por isso, é mais fácil realizar os processos de rotina, resultando em uma economia de tempo entre os dois interessados.

3. Soma de competências

Um dos tipos de parceria mais interessantes para as empresas é quando as duas relacionadas unem seus pontos fortes para entregar um serviço melhor ao cliente, como a do arquiteto e da loja de materiais de construção. Nesta colaboração, as falhas dos processos são reduzidas, e os negócios saem fortalecidos das parcerias.

4. Aumenta a competitividade

As parcerias ajudam a reduzir os custos dos negócios, aumentam a captação de novos clientes e fortalecem os negócios como um todo. Com essas características, é fácil entender por que empresas que possuem bons parceiros são mais competitivas no mercado.

5. Ajuda a entender as necessidades reais do mercado

É comum que as empresas parcerias troquem informações entre si. Então, com todo este conhecimento, o empresário consegue enxergar as dificuldades do mercado como um todo. Isso impacta positivamente em diversas áreas do negócio: a gestão de compras se torna mais eficiente, as estratégias de investimentos são mais assertivas e até mesmo o marketing pode ser mais focado e proveitoso.

6. Maximiza os negócios

De maneira simples, parcerias reduzem custos e preocupações e trazem novas vendas. Com isso, as empresas conseguem trabalhar melhor, perder menos dinheiro e ganhar clientes. Isso é melhoria de produtividade, melhor utilização de recursos e trajetória certa para o sucesso!

Parceiro estratégico x fornecedor: entenda as diferenças

Chegamos a um ponto essencial que são as parcerias estratégicas com fornecedores. Aqui no blog já falamos muito sobre a importância de ter bons relacionamentos com as empresas que vendem produtos que fazem parte do seu mix, pois elas são indispensáveis para que o negócio prospere.

O resultado do aprimoramento deste relacionamento é uma parceria estratégica. No entanto, para ser escolhida como uma potencial parceria, a empresa fornecedora precisa demonstrar que está apta para tal. Afinal, não são todos os casos que merecerem ter este benefício.

Um fornecedor é uma empresa que vende mercadorias ou serviços que são usados na produção do seu negócio. Até aí, nenhuma novidade. Só que é essa mecanização do processo que diferencia aquelas que serão fornecedores eternamente das que tem potencial para se tornarem parceiras.

Quem tem um negócio certamente já passou pela situação de tentar trabalhar com um novo fornecedor e percebeu que não houve interesse do vendedor em fechar o pedido. Essa impressão acontece pelo tratamento oferecido antes e depois da compra, pela falta de flexibilidade nos prazos de pagamento ou até pelo descaso na entrega dos produtos, que atrasam.

Quando isso acontece uma única vez, a situação pode até se tornar justificável, afinal o vendedor não sabia que você se tornaria um cliente fiel. Porém, quando esse cenário se repete com o passar do tempo, fica claro que não há interesse por parte do fornecedor em manter uma parceria mais profunda.

Neste cenário, é comum sentir a vontade de nunca mais fazer negócios com a marca, pois ninguém gosta de se sentir desprezado. No entanto, nem sempre isso é possível, pois é comum que as empresas que agem desta forma sejam grandes no mercado e atraiam um grande público consumidor.

O que fazer nestes casos? Simples, tratar a empresa em questão como um mero fornecedor. Isso quer dizer que, quando você precisar escolher comprar um mesmo item que está a venda em duas empresas diferentes, você vai efetivar a compra daquela com a qual tem o melhor relacionamento.

Com o tempo, a relação da empresa com o bom fornecedor vai se fortalecendo, e se torna mais fácil conseguir obter vantagens dela para o seu negócio e oferecer benefícios para sua marca parceira. Os sinais desta parceria podem ser silenciosos no começo. Por exemplo, um pequeno desconto em um pedido, bonificação em produtos e até mesmo o oferecimento de materiais para uma divulgação especial da marca em sua empresa.

A parceria vai se firmando e você percebe que o revendedor se esforça para oferecer boas dicas de mercado, oferece um bom mix de produtos, facilidades e nunca deixa seu negócio sem estoque. Tudo isso é resultado de uma boa gestão estratégica de fornecedores, que ajudará a selecionar quais marcas merecem esse lugar de destaque na sua empresa.

Assim, a relação de fornecimento se torna um fluxo perfeito. O fornecedor está sempre faturando com os pedidos que entram, e o seu negócio ganha com os benefícios de encontrar essa porta de confiança sempre aberta.

Como encontrar um parceiro estratégico para sua loja de materiais de construção?

No setor de lojas de materiais de construção, este processo de conseguir parcerias merece ainda mais atenção. O setor é altamente competitivo e fazer as parcerias corretas pode determinar se a sua empresa terá sucesso ou fracasso pela frente.

Já citamos neste texto com é importante para esse tipo de negócio fazer parcerias com arquitetos e construtoras. Esse é o passo número um, pois ajuda a atrair clientes para dentro do comércio, deixando a porta aberta para a equipe de vendas efetuar um atendimento perfeito.

Nesses casos, não se esqueça de criar um benefício para a empresa do outro lado da parceria. Quem não pode concorrer com os preços das grandes lojas, por exemplo, pode oferecer um bom desconto, agilidade na entrega, prazos de pagamento diferenciados ou a facilidade de negociar com o cliente o que ele deseja para efetuar a compra.

Porém, existem mais setores em que as parcerias podem ser firmadas. Basta pensar em outras empresas que possuem o mesmo público que a sua loja e que possam se beneficiar de uma possível parceria.

Alguns exemplos são as lojas de móveis, empresas de decoração de interiores, jardinagem e paisagismo, lojas de piscina e churrasqueiras, etc. As opções são muitas. Encontre essas empresas e procure fechar um acordo para trocar indicações e, quem sabe, oferecerem descontos para os clientes em comum.

Quando falamos de parcerias com fornecedores, a escolha dos possíveis parceiros leva em conta alguns critérios que até já foram citados neste texto, mas que merecem uma atenção mais aprofundada.

Para ajudar nesta decisão, criamos um passo a passo rápido para decidir quais empresas podem render boas parcerias. Avaliando todas as etapas, você será capaz de descobrir quais fornecedores merecem uma chance especial dentro do seu negócio. Confira a seguir:

  • Identifique os possíveis parceiros: faça uma lista de todas as empresas com as quais já trabalha e aquelas que podem entrar na sua lista de colaboradores de negócios. Esse passo é importante para mostrar todas as possibilidades e tirar qualquer vício de compra que sua empresa já possua. Quanto maior o leque aberto na análise de fornecedores, melhor.
  • Descubra as marcas essenciais para seus clientes: não adianta você criar uma parceria com uma marca que seus clientes não admiram. Por isso, vale a pena avaliar nas vendas mensais as marcas mais vendidas, ou mesmo fazer uma pesquisa de opinião para descobrir quais são as melhores avaliadas pelos seus consumidores.
  • Compare os valores das empresas: entre os fornecedores selecionados nos passos anteriores, escolha aqueles que possuem valores mais próximos com os que você deseja oferecer aos seus clientes.
  • Retome o histórico de compras: se o fornecedor já for antigo, verifique se sempre foi bem atendido pela equipe de vendas, se já passou por algum problema e como ele foi solucionado. Relembrar esses pontos ajuda a decidir se o fornecedor dá valor à sua empresa como cliente.
  • Avalie confiança, qualidade e serviços: a confiança que sua empresa sente na marca que compra é diretamente refletida para seus consumidores. Por isso esee ponto é importante na avaliação de parcerias. A mesma linha de raciocínio serve para a qualidade dos produtos oferecidos e atendimento da equipe, que vão garantir o sucesso na negociação de fornecedores durante a parceria.

Agora que você já sabe os cinco passos para escolher os melhores fornecedores para criar uma boa parceria, é hora de olhar para si e descobrir o que a sua empresa tem a oferecer nesta relação. Confira no próximo tópico!

Como se tornar um parceiro estratégico lucrativo para outras empresas de construção?

Já dissemos anteriormente, mas vale a pena ressaltar: uma parceria estratégica é uma relação de ganha-ganha entre uma ou mais empresas. Isso significa que você deve oferecer algo em troca quando deseja estabelecer este laço.

Avaliar o que se tem a oferecer e saber apresentar esse diferencial é um ponto muito positivo no momento de negociar os termos da colaboração, pois é mais fácil conseguir vantagens dos fornecedores ou outras empresas envolvidas. Veja algumas ideias de como se tornar um parceiro desejável para as marcas!

Busque um bom histórico

É mais provável que as marcas fornecedoras desejem fechar acordos com empresas que comprem com elas há anos do que com lojas novas no mercado. Identifique aquelas com que o seu negócio sempre teve uma relação exemplar, pois elas com certeza já o veem como um cliente valioso.

Divulgue a marca

Se você está disposto a fazer uma colaboração, vai precisar oferecer espaço de divulgação para a marca parceira. Afinal, como seus clientes vão saber dos benefícios oferecidos? Se as marcas selecionadas forem de renome no mercado, a própria loja sai fortalecida por estar aliada a empresas de ponta.

Por isso, não tenha medo de dar preferência para marcas parceiras em todos os tipos de divulgação relacionados à sua empresa, seja na exposição dos produtos no PDV ou mesmo materiais de marketing. Esse tipo de ação é muito bem visto e ajuda a fechar bons negócios.

Compre e venda bem

Uma marca vai se interessar em ser parceira das empresas que tiverem uma boa saída dos seus produtos, pois sabem que ali se encontra uma boa parcela de seu público-alvo. Não se preocupe se o seu faturamento não for tão grande como o de uma grande loja do setor: em geral, o que encanta os bons fornecedores é a porcentagem do total do faturamento que diz respeito à marca.

Saiba ceder quando necessário

Nem sempre será possível ganhar em uma parceria estratégica, mas você deve saber abrir mão de uma parte do seu negócio para lucrar ainda mais com outro. Por exemplo, ao fechar parceria com uma marca, pode ser que você tenha que deixar de aumentar seus negócios com uma concorrente. Porém, se a escolha da parceira foi feita com atenção, há grandes chances de você conseguir faturar ainda mais com a marca escolhida.

Mantenha suas contas em dia

Toda empresa passa por altos e baixos, mas em geral não dá para manter parcerias com empresas que estejam com a saúde financeira muito prejudicada. Então, ter cuidado com as finanças do negócio, pagar os fornecedores em dia e manter a palavra no atendimento aos clientes também é uma forma de se tornar atrativo para todos os tipos de parceria.

Agora que você já sabe como escolher os melhores fornecedores para uma parceria estratégica, chega o momento de descobrir o que a Deca pode oferecer para a sua empresa nesse sentido. Descubra no próximo tópico!

Como a Deca pode atuar como um parceiro estratégico para sua empresa?

Quando escolher os seus parceiros de negócio, você deve buscar por marcas reconhecidas no mercado, com tradição em qualidade e excelência no atendimento, e que se preocupem com o crescimento das empresas parceiras.

Por esses motivos, a Deca é uma forte candidata para ocupar essa posição tão importante. No mercado desde 1947, ela se diferencia pelo desejo de estar presente em todas as lojas de material de construção do país. Como esse objetivo se alia ao de proporcionar o melhor atendimento possível para as empresas que desejam revender o produto, as chances de encontrar o ponto em que os dois envolvidos conseguem estar na situação do ganha-ganha é muito maior.

Além disso, a qualidade dos produtos Deca é reconhecida pelos clientes finais em todo o Brasil. Quando compram louças e acabamentos da marca, eles sabem que estão investindo em produtos que não vão dar dor de cabeça e ainda deixarão suas construções tão bonitas quanto as de revistas de arquitetura.

Se é esse tipo de companhia que você deseja como parceira estratégica para atingir o sucesso que o seu negócio merece, procure a Deca e aproveite todos os benefícios de estar lado a lado com uma empresa que é uma das mais fortes de seu mercado! Você e sua empresa não vão se arrepender!

Nenhum negócio consegue caminhar sozinho e encontrar as melhores pessoas e empresas para percorrer a trajetória de triunfo pode fazer toda a diferença. Por isso, é preciso buscar companhias que estejam interessadas em prosperar e criar um ambiente em que todos os envolvidos conseguem ganhar.

Nesse sentido, existem diversos tipos de parceria que um empresário pode fazer: com empresas de divulgação, negócios com clientes semelhantes e até mesmo concorrentes! Em uma loja de materiais de construção, eles são ainda mais fáceis de identificar: arquitetos, construtores, lojas de móveis e, é claro, os fornecedores.

Para esse último, ao selecionar esses companheiros é preciso descobrir quem consegue ir além de um simples contrato de fornecimento. Isso significa distinguir os melhores vendedores, o melhor serviço, pontualidade e aquela ajuda extra quando a empresa passa por momentos de necessidade.

Caso a companhia em questão também tenha interesse na parceria, o negócio está selado! A partir daí, é só colocar os planos em prática e lucrar com a força dessas parcerias estratégicas! Agora que você já sabe mais sobre parcerias estratégicas, como identificar as melhores e quais marcas merecem esse tipo de atenção, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios de se tornar um revendedor da Deca?

Conforme já contamos, a marca é reconhecida no mercado por sua excelência e vai atrair ainda mais clientes para o seu estabelecimento! Saiba mais no nosso texto sobre o assunto e entre em contato! Nós estamos prontos para nos tornarmos o parceiro estratégico ideal para a sua loja de materiais de construção!

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