O que minha empresa precisa para a implantação de um ERP?

implantação de um ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão essencial para empresários que querem conquistar mais competitividade com a otimização de operações do dia a dia. Entre os benefícios de adotar o software em uma loja de material de construção estão redução dos erros, ter as informações centralizadas em um só lugar e, ainda, mais controle sobre o ciclo produtivo do negócio. Umas das etapas mais importantes para ser bem-sucedido ao adotar o sistema é a implantação de um ERP.

Entre os pontos que devem ser considerados no momento de implantar o software estão as reais necessidades da empresa, que setores devem ser alinhados primeiro, os principais pontos fracos da operação e quanto pode gastar com a adoção do sistema.

Neste post, vamos mostrar não só os principais pontos de atenção na implantação de um ERP como, também, dicas para ter sucesso no processo. Confira!

Conheça as reais necessidades do negócio

Um dos pontos que sua empresa precisa para implantação de um ERP é avaliar as reais necessidades do negócio. Há diversas opções do sistema de gestão no mercado.Cada uma delas com funcionalidades específicas, como controle financeiro, gestão de compras, análise de movimentação de estoque e agenda de fornecedores.

Para acertar na escolha do seu ERP entenda quais processos sua loja precisa otimizar para se tornar mais competitiva. Com isso em mente, é possível buscar o software que oferece os recursos mais alinhados com o que a empresa precisa para melhorar os processos do dia a dia.

Saiba quais setores devem ser alinhados primeiro

Depois de identificar que áreas da sua loja se beneficiariam mais da otimização, é o momento de saber quais são os setores da empresa que precisam ser alinhados primeiro. O ideal é começar pelos setores que não estão relacionados ao core business da empresa, como financeiro. Dessa forma, os funcionários terão mais tempo livre para exercer atividades mais estratégicas para a loja, graças a automação proporcionada pelo ERP.

Para não errar na hora de priorizar setores, é importante envolver os funcionários no processo de implantação. Afinal, no futuro, eles também utilizarão o sistema ERP e ninguém melhor do que aquela pessoa que está na linha de frente para apontar as necessidades de cada área.

Entenda os pontos fracos da operação

Outro ponto importante para ser bem-sucedido na implantação de um ERP é entender quais são os pontos fracos da operação da sua loja de materiais de construção e, também, de que forma o software pode ajudar a corrigir possíveis falhas nos processos diários. Para isso, é importante fazer uma avaliação honesta do desempenho da empresa para identificar gargalos na operação.

Caso tenha pouca variedade de fornecedores e/ou dificuldade de saber se os parceiros cumprem prazos de entrega, por exemplo, o ideal é buscar um ERP com recursos que ajudem a corrigir esses problemas na operação.

Estipule o investimento que fará com o sistema

Parte importante para implantar um ERP com sucesso é definir o investimento que sua loja pode fazer em um software do tipo. O ideal é buscar uma ferramenta com bom custo/benefício. Afinal, não adianta focar em sistemas complexos, com mil funcionalidades, mas que não se adequam à verba que sua loja de materiais de construção tem para esse fim.

Foque em fornecedores de ERP que ofereçam flexibilidade para sua empresa. Dessa forma, sua loja de materiais de construção pode prever esse investimento em seu planejamento financeiro. É importante, ainda, checar se o investimento cobre apenas a implantação do software ou se também inclui suporte após o sistema começar a funcionar.

Conscientize a equipe

Outro passo importante na preparação para implantar um ERP na sua loja de materiais de construção é conscientizar a equipe sobre a importância da ferramenta para otimizar os processos do dia a dia. O sucesso da implementação do software depende muito da adesão do time e da garantia de que todos aproveitarão ao máximo os recursos oferecidos pela ferramenta.

Nesse sentido, não basta descrever as funcionalidades do ERP e, sim, ressaltar como os recursos do sistema facilitarão a rotina de trabalho de todos, inclusive, dos vendedores.

Fuja de erros comuns na implantação de um ERP

Por fim, para ter sucesso no processo de implantação do ERP, sua empresa precisa fugir de erros comuns nessa etapa do processo. Para isso, vamos dar algumas dicas para fazer a implantação com sucesso. Veja!

Faça um planejamento prévio

Para aumentar suas chances de sucesso na implantação de um ERP  invista em um planejamento prévio detalhado. Nessa etapa, deixe claras as razões pelas quais sua loja precisa adotar o software.

Faça uma análise de quais são os processos que não funcionam como deveriam e/ou que podem ser aprimorados com o apoio da ferramenta. O ideal é só começar a implantação do ERP após a definição do objetivo com a adoção do sistema e, também, já ter em mão a listagem com planos de ação.

Considere um tempo para treinamento

Você já sabe a importância de comunicar os funcionários sobre a implantação do ERP. No entanto, isso não é suficiente. Para ser bem-sucedido na adoção da ferramenta, é preciso considerar um tempo para o treinamento da equipe.

Pular essa etapa pode prejudicar todo o projeto de implementação do sistema e, até mesmo, comprometer a motivação dos funcionários para usar a ferramenta.O ideal é só começar a usar o novo sistema para valer quando todos os profissionais souberem como mexer no software.

Cheque sobre suporte e manutenção

A adoção de um sistema ERP vai além da fase de implantação. Para ter sucesso no uso do software na sua loja de materiais de construção é importante considerar também pontos como manutenção e suporte.

Veja com o possível fornecedor como esses fatores funcionarão para não ter problemas no futuro e comprometer o desempenho da sua empresa. Siga nossas dicas para implantação de um ERP e aumente suas chances de ter sucesso ao adotar essa ferramenta de gestão tão importante!

Quer ter acesso a outros conteúdos sobre gestão e vendas? Siga a gente em redes sociais como Facebook e Instagram e veja em primeira mão nossos posts sobre os temas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *