O que é preciso para crescer na empresa e ser um profissional bem-sucedido?

Todo profissional deseja ser reconhecido e crescer na empresa. Isso pode ocorrer de inúmeras formas, como ser promovido e ter um aumento de salário, ou mesmo ser selecionado para tocar um projeto importante. Porém, nem sempre sabemos como nos promover no ambiente de trabalho. Quando não nos sentimos reconhecidos, há um grande risco de nos acomodarmos. Assim, não saímos da nossa zona de conforto e dificilmente alcançaremos nossos objetivos.

Para mudar esse quadro, é preciso conhecer alguns fatores e práticas que o podem alavancar para o tão sonhado crescimento profissional. Separamos algumas dicas para que você se torne o profissional dos sonhos de toda e qualquer empresa. Confira nosso conteúdo e alcance suas metas!

A competitividade do mercado de trabalho

Com a crise econômica que atingiu o Brasil, muitas empresas começaram a demitir funcionários para reduzir os custos. Nesses casos, para contornar a situação, os funcionários acabam por fazer atividades que vão além das suas funções. Isso é um quadro muito comum, principalmente quando falamos de pequenas empresas, como é o caso das lojas de material de construção civil de pequeno porte.

Nessas lojas, é comum que um funcionário cuide do estoque, da venda e do recebimento de mercadorias, por exemplo. Se você vive essa situação, sabe que as exigências aumentam bastante. A rotina de trabalho se torna ainda mais cansativa. Mas pense no lado positivo! Em meio à crise, você foi escolhido para permanecer com a empresa. Esse é um ótimo momento para demonstrar seu potencial e crescer dentro da empresa.

A valorização do bom profissional

Todo dono de empresa ou gerente prestam atenção em seus funcionários para ver se eles são produtivos e conseguem ter uma boa convivência com seus colegas. Então, é importante que você, como profissional, saiba que está sendo constantemente observado pelos seus superiores. Assim, dê sempre o melhor de si. Isso é primordial para ser valorizado na empresa!

Outra questão importante: o aumento de salário ou de cargo. Um profissional que não somente atende, como supera as expectativas, poderá ser promovido de cargo e ter um aumento de salário. Para chegar nesse ponto, separamos algumas dicas fáceis de se aplicar no dia a dia, basta ter vontade e buscar sempre aprender e evoluir.

As 5 dicas essenciais para crescer na empresa

1. Trabalhar em equipe

Em uma empresa, seja ela grande ou pequena, saber trabalhar em equipe é fundamental. É preciso que no dia a dia haja uma interação saudável entre os funcionários. Para isso, deve-se praticar algumas ações:

  • ouvir os colegas de trabalho;

  • saber o momento de dar a sua opinião;

  • trabalhar por um objetivo em comum;

  • ter flexibilidade diante de pensamentos e situações;

  • saber ouvir críticas e crescer com elas;

  • saber se comunicar de forma clara.

Esses são alguns pontos fundamentais quando o assunto é trabalho em equipe. Então, toda vez que puder aplicá-los no seu dia a dia de trabalho, não perca a oportunidade! Um exemplo: um colega de trabalho, que sabe mais sobre táticas de vendas, procura-o para dar algumas dicas de como melhorar sua forma de vender. Ao invés de ignorar e achar que já sabe tudo o que precisa, escute e tente entender melhor quais são essas dicas. Depois faça alguns teste e aplique os novos conhecimentos.

Outro exemplo: você está no estoque da loja de material de construção em que trabalha. Seu colega lhe mostra que há outros meios de gerenciar o estoque e sugere usar um sistema próprio para isso. Ao invés de ignorar a ideia, agradeça e diga que vai pesquisar e ver o que acha. Uma boa comunicação entre os colegas de trabalho é essencial.

2. Buscar aprimoramento e conhecimento

Se há uma dica essencial é essa: nunca pare de aprender. Isso não significa apenas fazer muitos cursos, mas também estudar por conta própria em casa. Afinal, hoje em dia é difícil haver quem não tenha acesso à internet. Então, aproveite essa oportunidade para se aprimorar na função que desempenha na sua empresa.

Quem comercializa materiais de construção deve saber o que está vendendo e como vender, além de conhecer os processos de gerenciamento de estoque e de emissão de comprovantes e notas fiscais. Para isso, faça cursos de vendas, gerenciamento de estoque, entre outras possibilidades.

Além disso, estude sobre os produtos que você vende, seja através de cursos ou pesquisando na internet. Dessa forma, você terá conhecimento na hora de vender cada mercadoria e pode argumentar melhor. Além do mais, a cada dia surgem novas tecnologias para os produtos. Portanto, mantenha-se atualizado.

3. Fazer networking

Estudar por conta própria e fazer cursos é importante. Junto com isso, ter uma rede de contatos para troca de conhecimento faz toda a diferença. Isso pode ser feito por meio de eventos da área, como uma feira de demonstração de materiais e produtos novos, oficinas ou palestras.

Procure fazer novas amizades, compartilhe seus conhecimentos e dicas. Em troca, receba novos conhecimentos e experiências. Essa rede de contatos deve ser mantida depois do evento, por meio da troca de e-mails, telefone e perfis nas redes sociais.  

4. Ter objetivos definidos

Se você não sabe onde quer chegar, não saberá direito por onde caminhar. Por isso, defina suas metas; saiba exatamente onde se quer chegar. Só assim será possível compreender o que precisa ser feito para a consecução dos seus objetivos. Do contrário, você perderá sua motivação para dar o seu melhor, justamente porque não saberá o que precisa ser feito. O resultado? Continuará na mesma comodidade.

Separe um dia, pegue papel e caneta e sente-se com calma. Pense onde você quer chegar. Você deseja ser promovido? Receber um aumento de salário? Quer ocupar um cargo de liderança? Com os objetivos já traçados, pontue o que precisa ser feito para alcançar o que deseja. Podem ser cursos para adquirir novos conhecimentos ou mesmo aprender algo novo dentro da empresa.

Feito esse planejamento, coloque-o em prática. A partir de então, avalie periodicamente se o que está fazendo está surtindo efeito ou se é preciso remodelar os planos.

5. Desenvolver inteligência emocional

No dia a dia, não é incomum lidar com momentos de pressão e estresse. Pense nisso: as pessoas que conseguem crescer na carreira são as que desenvolvem formas de lidar com seus próprios sentimentos e mantêm a calma para achar uma solução para seus problemas.

Saber controlar seus sentimentos é muito importante. Para isso, você pode aprender técnicas de controle da respiração que o ajudarão a se acalmar quando preciso. Se o momento permitir, pare o que está fazendo e faça algo que não esteja relacionado com o problema. Depois, volte e, com calma, repense uma maneira de resolvê-lo.

Agora que você já sabe o que pode fazer para crescer na empresa, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas tenham conhecimento de como atingir seus objetivos profissionais.

 

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