Não sabe como lidar com a concorrência? Veja 9 dicas práticas

 

É preciso muito trabalho duro, inteligência, vontade, e uma dose de sorte, para manter um negócio de pé no cenário brasileiro. Você sabe melhor do que ninguém: é o olho do dono que engorda o gado. Para sobreviver no varejo brasileiro, é preciso estar atento à concorrência, pois o ambiente empresarial está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes.

Em um cenário de recente crise e recuperação econômica, cada espaço que se ganha no mercado vale ouro. Porém, a falta de competidores em determinado segmento pode não ser um ponto positivo, pois a competitividade é o que faz uma empresa se superar e conseguir entregar a melhor combinação de preço e qualidade para os clientes.

No post de hoje, preparamos algumas dicas práticas para você lidar com a concorrência de maneira bem-sucedida. Confira agora!

1. Tenha conhecimento dos seus concorrentes

Para saber como lidar com a concorrência, é preciso que você trace o perfil daqueles que estão em disputa direta com a sua empresa. Assim, realize um levantamento minucioso sobre o perfil de seus competidores, buscando analisar corretamente seus pontos fracos e seus pontos fortes.

Algumas questões interessantes a se observar são:

  • atendimento ao público;

  • presença online;

  • qualidade de mercadorias e serviços;

  • benefícios oferecidos aos compradores;

  • tempo de permanência desses empreendimentos na praça.

2. Evite a guerra de preços

Essa é uma prática bem comum entre empreendimentos adversários de um mesmo segmento. A guerra de preços nem sempre proporciona vantagens para os empresários. Ao colocar seu preço abaixo do valor do concorrente, você pode até conseguir números melhores em vendas, uma vez que os clientes estão sempre buscando a melhor oferta.

No entanto, essa disputa pode ocasionar o comprometimento do seu fluxo de caixa. Além disso, essa prática pode desvalorizar a imagem de sua marca.

Outra desvantagem disso é quando sua disputa com seu concorrente for interrompida e você voltar ao preço comum praticado para seus produtos. Talvez os seus consumidores achem isso estranho e acabem não querendo pagar o valor real. Por isso, é preciso ter cuidado com essa guerra.

3. Seja ético

Mesmo que seus concorrentes o estejam incomodando, eles são empresários que, assim como você, apenas buscam formas de se destacarem no mercado e por isso devem ser respeitados. Assim, tenha ética sempre!

Existe ainda a possibilidade de um concorrente se tornar, ainda, um parceiro seu. Por isso, fique atendo na sinergia entre seu empreendimento e os demais. Lembre-se de que manter uma reputação consistente é fundamental no ramo dos negócios.

4. Teste o seu negócio

É muito importante que você teste o seu negócio. Aquilo que pode prejudicar o seu faturamento pode estar escondido em pequenos detalhes. Isso acaba sendo ignorado, uma vez que existem outras questões urgentes e não há tempo a perder.

Assim, para que você consiga detectar onde você está perdendo para a concorrência, é interessante saber ouvir e conversar com seus clientes. Também pode ser bastante viável solicitar a um amigo que faça um teste dos seus colaboradores. Para que isso se torne mais profissional, você pode usar um serviço de cliente oculto, em que um terceiro é contratado para consumir seus produtos, com o objetivo de analisar e avaliar o atendimento.

5. Faça parcerias

Muitos profissionais enxergam seus concorrentes como inimigos e não desejam ter nenhum contato com eles, por causa de receio do roubo de informações. Porém, você pode aproveitar muito mais dessa relação do que você imagina.

Não é porque ele é seu concorrente direto que ele terá a mesma dinâmica de trabalho. E mais, os clientes não se ajustam todos ao mesmo modelo de prestação de serviço. Dessa forma, o trabalho que alguns julgam incrível, outras pessoas já não gostam muito. Portanto, você precisa saber ponderar.

A dica aqui é criar parcerias, para que juntos seja possível otimizar o serviço oferecido e assim, crescer mais.

6. Aposte no pós-venda

Uma ação que pode ser utilizada para lidar com a concorrência de um modo muito mais eficaz é tentar ganhar pontos no pós-venda. A conversão de vendas não acaba no momento de uma compra, isso porque é apenas a conclusão da primeira fase do processo.

Dessa maneira, é preciso que você invista no relacionamento à longo prazo com seu cliente, pensando em um atendimento personalizado após a primeira compra. Você pode promover, por exemplo, descontos exclusivos e novas ofertas de produtos no seu perfil, para que assim as possibilidades de retorno e fidelização de consumidores sejam bem maiores.

7. Incentive o feedback

Para ter sucesso e aprender a enfrentar a concorrência da melhor maneira possível, você precisa ouvir a opinião do seu consumidor final. Por isso é importante que não haja medo do que eles têm para falar. Muito pelo contrário, instigue as críticas, as sugestões e opiniões de cada um, a fim de que ocorra um maior entrosamento entre o cliente e sua empresa.

8. Seja flexível

Processos engessados e sem flexibilidade acabam não funcionando no competitivo mercado atual. Isso porque o cliente de hoje deseja fazer as coisas da sua forma e segundo o seu gosto. Claro que você não tem que deixar acontecer tudo de qualquer jeito, no entanto pode dar alternativas para que ele opte pelo melhor formato. Se você deixa o cliente à vontade, possivelmente ele vai voltar outras vezes para comprar em sua empresa.

9. Ofereça produtos exclusivos

A sua concorrência vai perder noites e mais noites de sono no momento em que você passar a oferecer mercadorias exclusivas e atendimento único. Caso você tenha a oportunidade de combinar exclusividade, bom atendimento e preços competitivos, não deixe de adotá-la e divulgá-la aos quatro ventos. Os clientes chegarão em peso na sua loja.

Dessa forma, é fundamental que você tenha concorrentes no seu segmento e aprenda a lidar com eles de maneira saudável e vantajosa. Isso vai proporcionar muitos benefícios ao seu negócio e vai ajudá-lo a se destacar no competitivo mercado.

Agora que você recebeu nossas dicas sobre como lidar com a concorrência, que tal ficar por dentro de mais conteúdos para ajudá-lo a administrar seu comércio? Para isso, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube, no Pinterest e no Linkedin.

 

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