Materiais de acabamento para cozinha: saiba quais não podem faltar

materiais de acabamento para cozinha

O sonho da casa própria é bem cultural no Brasil. Além disso, mais que considerar todo o contexto econômico que envolve essa aquisição, as pessoas desejam ter seu próprio imóvel para decorá-lo e deixar o ambiente personalizado, ou seja, com “a cara” dos moradores. Os materiais de acabamento para cozinha são essenciais na decoração!

Para isso, é importante contar com produtos e dicas de profissionais que entendam do assunto. A fase de acabamento da obra é a mais significativa e também a mais onerosa. Nesse estágio final, surgem muitas dúvidas, então é crucial estar atento e dar todas as informações de que o cliente precisa.

Como o próprio nome diz, o acabamento da obra é o momento quando serão incluídos os materiais que definem a qualidade final do projeto. Portanto, é preciso indicar quais itens — metais, louças, pisos, forros, esquadrias — são os mais adequados para cada ambiente, lembrando sempre da relevância de trabalhar com marcas e produtos de qualidade.

Para entender como os materiais influenciam a qualidade, o conforto e a economia de uma obra e como um bom acabamento tende a valorizar o imóvel, acompanhe nosso conteúdo que vai tratar principalmente dos materiais de acabamento para cozinha. Boa leitura!

A importância de realizar o acabamento com materiais de qualidade

A cozinha é um dos ambientes que mais demandam atenção no que diz respeito à especificação. O uso de produtos de qualidade garante que ela será totalmente eficiente e atenderá às necessidades dos moradores.

Não usar bons materiais de acabamento na cozinha pode trazer muitos prejuízos, especialmente nesse cômodo que envolve muitos encanamentos — parte hídrica.

O ambiente pode ter problemas de ordem estética — manchas, aspecto envelhecido apresentado precocemente, entre outros — ou de ordem funcional, como infiltrações e comprometimento do uso do espaço com segurança ou conforto.

Assim sendo, é fundamental verificar a qualidade dos produtos. Por exemplo, existem cubas que não têm bom escoamento e coifas que não cumprem exatamente sua função. Outra dica importante para os revestimentos é a escolha de materiais de fácil limpeza e que não tragam problemas de porosidade.

Materiais que não podem faltar no acabamento de uma cozinha

Antes de iniciar o projeto da cozinha, é interessante fazer uma lista objetiva, citando cada produto essencial para garantir a qualidade do acabamento:

  • não pode faltar uma bancada de dimensão adequada, feita de material resistente, que não traga restrições ao uso do ambiente — isso porque as bancadas são multiuso e tendem a tornar o recinto mais confortável;
  • também não pode faltar uma dupla harmônica formada por cuba e torneira ou misturador — ela será fundamental para o bom uso da cozinha;
  • um ponto importante é a escolha de um fogão e de uma coifa que tenham um desempenho satisfatório às necessidades do usuário;
  • outro destaque para o acabamento da cozinha é a escolha de materiais de revestimento laváveis e/ou de fácil limpeza, que não sejam porosos, para facilitar o uso no dia a dia;
  • o projeto de armários também merece atenção, na medida em que ele deve contar com compartimentos bem pensados para armazenar panelas, louças, utensílios e mantimentos.

Produtos Deca que podem ser utilizados em acabamento de cozinha

De maneira mais evidente e tradicional, a Deca oferece opções de metais (torneiras e monocomandos) que trazem alternativas para os mais diversos tipos de instalação e de dimensão de bancada e cuba.

Os metais também podem oferecer outras funcionalidades, como é o caso de torneiras e monocomandos com filtro, que têm uma bica específica para a água filtrada.

Além disso, é importante optar por uma cuba que fique harmônica com o metal escolhido para o projeto. Recentemente, a marca também passou a disponibilizar cubas de cozinha, como a cuba dupla L.1670.R.17, que trazem uma solução que agrega beleza e praticidade.

A Deca oferece ainda produtos complementares, que são necessários às instalações de água e de esgoto da cozinha. Um destaque é o sifão articulado que, por ter seu corpo recuado, ou seja, instalado junto à parede, libera espaço sob a bancada e facilita a colocação de armários e gavetas.

Para fechar, existem ainda outros acessórios, como cabides e toalheiros, que também são muito úteis na composição da cozinha.

Vale lembrar que ela tem vários diferenciais de qualidade e design, pelos quais é reconhecida nacionalmente, sendo considerada uma referência para o mercado.

Merece destaque a gama de soluções oferecidas para os diferentes tipos de uso e também a disponibilidade de metais em acabamentos D Coat (Red Gold e Black Matte), que possibilitam a composição do espaço com um toque adicional de sofisticação.

Erros que devem ser evitados ao escolher materiais de acabamento para cozinha

Antes de indicar os materiais de acabamento para cozinha, é preciso avaliar as cores previstas para o ambiente, a fim de que elas combinem com as opções de metais.

Não adianta escolher os metais da cozinha sem antes decidir-se pelas características da cuba e da bancada. Esse casamento é a receita de sucesso para que a cozinha tenha conforto e bom funcionamento.

Os materiais de acabamento para cozinha merecem total atenção principalmente pelo fato de que esse ambiente deixou de ser uma área restrita e escondida em casas e apartamentos e tornou-se protagonista.

Hoje em dia, as cozinhas são destaques nas residências, sendo vistas, até mesmo, como o coração das casas. Cada vez mais, as pessoas optam por receber amigos e familiares para horas de conversa e diversão justamente nesse espaço.

De acordo com uma pesquisa divulgada no portal Exame, o brasileiro começou a gostar mais de gastronomia e, consequentemente, a investir mais na cozinha, cômodo que tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos arquitetônicos.

Um levantamento da consultoria GfK mostra que, em média, gastamos 5 horas semanais cozinhando. Portanto, mais que uma proposta gourmet, essa nova cozinha deve ser funcional e também “conversar” com as outras áreas da casa. As cozinhas devem ainda ter um estilo e acabamentos que combinem com seu entorno.

Então, este conteúdo sobre materiais de acabamento para cozinha foi útil para você? Aproveite que está por aqui e conheça melhor os produtos Deca a fim de ajudar na indicação dos itens para os clientes. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *