Lead time de compras: o que é e como melhorá-lo

Em linhas gerais, lead time de compras é o tempo entre o pedido de um produto/matéria-prima ao fornecedor até a entrega do produto na sua loja de materiais de construção. Inclusive, tradução da expressão lead time é tempo de espera, compreendendo da primeira atividade do processo de compra (pedido ao fornecedor) até a última (entrega/chegada do item na sua empresa).

Ter um lead time de compras competitivo é essencial para lojas de materiais de construção.  Por isso, é importante que o gerente tenha atenção a esse índice e busque formas de melhorá-lo sempre que possível.

Para ajudá-lo nessa tarefa, neste post apresentaremos quais fatores implicam no lead time, como calcular o tempo de espera na sua loja de materiais de construção, como reduzir esse índice para não deixar que ele afete a experiência do consumidor final. Confira!

Etapas que compõem o lead time de compras

Tendo em mente que o lead time é o tempo total do processo de compra, desde o pedido ao fornecedor por um produto e/ou serviço até a entrega do que foi requisitado, é importante entender as etapas que compõem o índice:

  • pedido de compra ao fornecedor;
  • entrada do pedido no sistema;
  • processamento do pedido;
  • montagem do pedido;
  • transporte;
  • entrega do pedido para a loja de materiais de construção.

Cada etapa desse ciclo tem um tempo próprio e pode variar de fornecedor para fornecedor. Quando uma fase não é administrada da forma correta pode levar o negócio a ter prejuízos e comprometer a imagem junto ao cliente final. Isso acontece, por exemplo, quando um produto é vendido para o cliente, mas a loja de materiais de construção não tem o item em seu estoque e depende da entrega do fornecedor.

Outro cenário possível é um atraso na entrega do produto ao cliente por problemas de logística no transporte do fornecedor até sua loja. Um lead time de compras alto compromete a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, a experiência do cliente com sua loja de materiais de construção. Isso pode colocar em risco, até mesmo, a reputação da sua marca que é essencial para garantir bons resultados.

Situações como as descritas acima podem acontecer com qualquer loja. No entanto, é papel do gerente atuar de forma decisiva para reduzir o gap entre o serviço que o cliente espera e o serviço que ele percebe.

Benefícios de ter um lead time de compras baixo

Os benefícios de ter um lead time de compras são vários. Entre eles estão:

  • otimização de processos;
  • redução de custos;
  • melhor experiência para o cliente final;
  • reputação sólida no mercado.

Mas para isso é preciso saber calcular o tempo de espera de compras e tentar reduzi-lo ao máximo. Confira.

Como calcular o tempo de espera de compras

Agora que você sabe a importância de ter um lead time de compras baixo, é importante descobrir também como calcular esse índice tão importante para sua loja de materiais de construção. Veja o passo a passo!

1. Liste os produtos

O primeiro passo para calcular o tempo de espera de compras é listar os produtos que serão adquiridos dos fornecedores.

2. Veja o tempo para adquirir os itens

O próximo passo é descobrir o tempo que a loja gastará para comprar cada item da lista. Há produtos que podem demorar mais de uma semana para serem entregues. Outros, podem ser enviados no dia seguinte.

Em seguida, calcule o tempo de deslocamento do que comprou do fornecedor até sua loja, sempre considerando a possibilidade de imprevistos, como uma greve ou outros problemas logísticos. Caso seu fornecedor se localize em outro estado, por exemplo, o tempo entre o pedido da loja e o recebimento do produto pode ser de quatro dias ou até mais, dependendo também do esquema de trabalho de seu parceiro.

3. Selecione itens com prazos mais longos

A próxima etapa é selecionar os produtos que têm prazos de entrega mais longos e calcular o tempo que sua loja levará para recebê-los.

4. Calcule o tempo de entrega para o cliente

Depois de saber o tempo entre a solicitação do produto ao fornecedor e sua entrega na loja, você pode calcular o tempo que a empresa levará para entregar o item ao consumidor final. É importante não errar nessa conta, já que quando o lead time de compras é calculado de forma equivocada tem impacto direto na performance da sua loja e em sua imagem junto com o cliente.

Como reduzir o lead time de compras

Agora que você sabe como calcular seu lead time de compras, é preciso trabalhar também para manter esse índice sempre baixo para não comprometer a satisfação do cliente com sua loja de materiais de construção. Veja alguns procedimentos que pode ser adotados:

Manter o estoque de produtos na loja

Armazenar no seu estoque os produtos que serão vendidos para o cliente reduz a dependência dos prazos dos fornecedores de sua loja.  No entanto, é preciso ter em mente que adotar essa medida não é garantia de que seu lead time de compras será efetivamente reduzido, pois, se o estoque ficar abarrotado de itens que não têm saída, por exemplo, sua empresa terá altos custos com o armazenamento e mão de obra para manusear os produtos e fazer o inventário.

A tática só funciona quando a loja de materiais de construção investe em previsão de vendas e tem o volume ideal de itens estocados. Calcule essa quantidade com regularidade, já que isso pode mudar de acordo com o período do ano.

Ter o estoque no fornecedor

Outra opção para lojas de materiais de construção é ter seu estoque dentro do seu fornecedor. Entre as vantagens estão a redução/eliminação dos custos com armazenamento. No entanto, o fluxo do lead time é maior, pois é preciso pedir a entrega do produto ao parceiro para só então vender para o cliente final.

Contar com carteira ampla de fornecedores

Não depender apenas de um número restrito de fornecedores é uma maneira de garantir que os prazos de entrega para o cliente final serão cumpridos e que a loja não terá problemas para pedir e receber seus produtos.

Para não ter problemas com parceiros, analise o perfil de cada fornecedor antes de adicioná-lo à carteira da loja. A localização, por exemplo, é um ponto essencial, já que tem impacto direto no lead time de compras.

Siga nossas dicas, melhore o lead time de compras da sua loja de materiais de construção e ofereça a melhor experiência possível para os clientes da sua empresa. Gostou deste conteúdo? Então não deixe de conferir também quais são os 5 principais indicadores de desempenho para compras!

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