Gestão estratégica de fornecedores: 7 dicas práticas para aplicar agora mesmo

gestão estratégica de fornecedores

Fazer gestão estratégica de fornecedores é um dos passos mais importantes para empresários do segmento de materiais de construção que estão em busca de vantagem competitiva no mercado.

Entre os benefícios de apostar na prática estão se diferenciar da concorrência, oferecer produtos e serviços com ainda mais qualidade para o cliente final, além de aprimorar o controle financeiro com melhores prazos e condições de pagamento.

Entre as dicas indispensáveis para fazer uma gestão estratégica de fornecedores e melhorar a relação da sua loja com os parceiros, considere avaliar a qualidade na prestação do serviço, agilidade da empresa e disponibilidade dos produtos.

É preciso, ainda, ter atenção a critérios mais específicos, como experiência prévia e ter certificações como ISO.

Confira com mais detalhes 7 dicas práticas de gestão estratégica de fornecedores para aplicar agora mesmo na sua loja de materiais de construção!

1. Avalie a qualidade na prestação do serviço

O primeiro ponto de atenção para lojistas que querem gerir seus fornecedores de forma estratégica é avaliar a qualidade do serviço prestado pelos seus parceiros.

É importante analisar se o mix de produtos/serviços oferecidos pelas empresas é condizente com seu público-alvo e, também, verificar se os fornecedores com os quais trabalha estão alinhados às principais tendências do mercado.

Qualidade na prestação do serviço passa também por responder rápido às demandas e oferecer soluções e atendimento personalizado para sua loja de materiais de construção.

2. Veja a agilidade da empresa nas entregas

Outro aspecto que você, como empresário, não pode deixar de avaliar na hora de fazer a gestão de fornecedores é se os parceiros são ágeis em suas entregas. De nada adianta as empresas oferecerem produtos e serviços de qualidade se não entregam na hora que sua loja precisa.

Um bom parceiro é aquele que não só cumpre prazos como, também, tem flexibilidade para se adaptar e atender a solicitações urgentes, se necessário. O mercado de materiais de construção é dinâmico. Por isso, é importante que os dois lados se disponham a fazer concessões para oferecer a melhor experiência ao cliente final.

3. Analise a disponibilidade de produtos na gestão estratégica de fornecedores

A gestão estratégica de fornecedores passa por analisar a disponibilidade de produtos entre os parceiros da sua loja. Há épocas em que o estoque roda muito rápido. Quando isso acontece, é essencial ter a segurança de contar com empresas que possam repor determinados itens com agilidade para, assim, não afetar as vendas do seu negócio.

Veja, ainda, se os fornecedores contam com mix extenso e diversificado. Esse ponto é importante a fim de garantir que o cliente final terá sempre a disposição produtos para as mais diferentes finalidades.

4. Confira prazos e formas de pagamento

Fazer gestão estratégica de fornecedores ajuda a manter o equilíbrio das finanças da sua loja de materiais de construção. Para conseguir manter as entradas e saídas de caixa em dia e não comprometer o planejamento financeiro, prefira parceiros que ofereçam prazos confortáveis para pagamento.

Assim, você não precisa ficar com pouco capital de giro enquanto não recebe dos seus clientes.

Os melhores fornecedores também oferecem formas de pagamento diferenciadas e benefícios aos seus parceiros de longa data, como descontos para pedidos mais vultuosos e preços mais competitivos.

5. Reflita sobre o atendimento

Passe a gerir seus fornecedores de forma mais estratégica analisando também o atendimento prestado pelos parceiros. Consultor de vendas exclusivo, agilidade na resposta a demandas, retorno eficiente sobre reclamações e contato personalizado estão entre os pontos que você deve verificar.

Bons fornecedores prezam pelo bom atendimento já no primeiro contato. Além de responderem rápido aos clientes, oferecem também canais diversificados para contato, como WhatsApp e chat. Dessa forma, as solicitações são atendidas com a agilidade esperada.

6. Procure saber a experiência prévia

Critérios mais específicos também fazem parte da gestão estratégica de fornecedores. Com isso em mente, considere se seus parceiros (atuais ou futuros) têm experiência prévia no segmento de materiais de construção.

Ter expertise no mercado faz toda a diferença não só no mix de produtos e serviços oferecidos, mas também em pontos como agilidade na entrega e acompanhamento de tendências na área.

Cheque, então, qual é a experiência prévia do fornecedor, empresas que ele atende e quantos anos têm de mercado. Conferir depoimentos de clientes e ex-clientes também é uma forma de saber se o parceiro realmente cumpre o que promete na prestação de serviço.

7. Pergunte sobre certificações

Ter certificações como ISO é um diferencial e tanto em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse sentido, dê preferência para fornecedores que procuram se qualificar e oferecer aos seus clientes esses selos, que são, de certa forma, garantia de qualidade.

Outro aspecto a ser considerado na avaliação de seus fornecedores e que tem impacto direto na gestão estratégica dos parceiros é se a empresa investe no treinamento constante de seus funcionários.

O melhores fornecedores têm colaboradores capacitados, alinhados com as principais tendências do mercado e, por isso, podem prestar o melhor serviço para as lojas que são suas clientes.

Avaliar a qualidade na prestação do serviço, agilidade nas entregas e disponibilidade dos produtos estão entre as dicas práticas de gestão estratégica de fornecedores que você pode aplicar agora mesmo em sua loja de materiais de construção.

Lembre-se: os clientes finais têm diversas opções de lojas para fazerem suas compras e, portanto, se diferenciar é preciso. Nesse sentido, é importante contar com os melhores parceiros para seu varejo.

Busque fornecedores que tenham expertise no segmento, ofereçam produtos e serviços de qualidade, mix diversificado e, principalmente, trabalhem no estilo ganha/ganha, estabelecendo uma boa relação de negócios, em que todos os membros da cadeia são beneficiados.

Procure parceiros flexíveis para sua loja, que entendam bem o mercado de materiais de construção, estejam atualizados com as principais tendências da área e ofereçam para seu negócio produtos inovadores e alinhados ao público que ele atende.

Os melhores fornecedores oferecem produtos e serviços sob medida. Valorize esses parceiros.

Quer gerir ainda melhor os fornecedores da sua loja de materiais de construção? Então leia este post e veja tudo o que não pode deixar de saber sobre o assunto!

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