Fornecedores de material de construção: como não errar na escolha?

O nosso país vem atravessando um período de turbulências econômicas que vitimou muitas empresas. A construção civil é um dos setores mais importantes para a atividade econômica nacional. Embora o cenário apresente perspectiva de melhoras, você sabe que não dá para baixar a guarda; para gerir seu comércio, é um olho no padre e outro na missa. O momento é de baixar custos e encontrar novas oportunidades de negócio e formas de atrair mais clientes.

Para vencer esses desafios, uma dica é buscar bons fornecedores de material de construção, identificando aqueles têm os melhores preços, o melhor catálogo de produtos, além de algo muito importante: o compromisso de nunca te deixar na mão. Tudo isso é essencial, pois boas parcerias são um dos fundamentos para o sucesso de uma loja.

Quer saber como acertar a mão, evitar as furadas e garantir os melhores fornecedores para a sua loja? Então confira as dicas que separamos neste post!

Quais erros não cometer na hora de escolher fornecedores?

Quem atua na área da construção civil sabe muito bem que sempre existe a possibilidade de ocorrerem problemas e imprevistos em instalações e estruturas. Assim, é primordial optar por uma marca que proporcione todo o suporte aos varejistas e vendedores, treinamento para utilizar os produtos, além de orientações para os consumidores.

Em primeiro lugar, um lojista não deve apenas pensar em preço na hora de escolher seus fornecedores. Ao construir ou reformar, seus consumidores buscam a melhor combinação entre custo e qualidade. Então não adianta a balança pesar muito para o lado do preço se o lado da qualidade não for atendido. Você compraria material de segunda mão, sabendo que isso poderia comprometer o conforto e a integridade da sua família?

Outro ponto que causa muitos problemas é quando o varejista não considera as soluções que os fornecedores disponibilizam para seus consumidores. Imagine que a maior parte dos problemas em uma construção seja causada pelos encanadores e instaladores hidráulicos.

Nesses casos, acabam se diferenciando as empresas que, além do fornecimento de materiais, repassem também assistência técnica de qualidade, pois a mão de obra no Brasil carece de qualificação para atender a todas essas demandas.

Tudo isso deixa o consumidor final frustrado. Por isso, é importante que você escolha aquela marca que seja competente e que dê todo o suporte necessário para você e seus clientes, como auxílio nos processos de instalação (lavatórios, assentamento de pisos etc.) e escolha de mercadorias de acordo com o projeto especificado, por exemplo.

Quais pontos considerar na hora de escolher um bom fornecedor de material de construção?

Na hora de contratar um fornecedor, é preciso que você considere algumas questões para identificar as melhores opções disponíveis no mercado. Confira algumas delas:

Conheça as opções disponíveis no mercado

Os lojistas precisam estar atentos ao que está acontecendo no mercado. Para isso, é muito importante que você participe de showrooms, eventos e feiras, por exemplo. Além do mais, é interessante que você acesse os sites de empresas fornecedoras de materiais, a fim de conhecer aquela marca que seja mais bem estruturada, que ofereça mais segurança etc. Isso vai ajudá-lo a se manter atualizado e informado sobre as melhores ofertas e novidades do seu segmento.

Conheça o mix de produtos

É importante que os varejistas procurem saber quais são os produtos oferecidos pelos fornecedores de material de construção, a fim de conseguir uma proposta mais completa para o cliente final. São várias mercadorias que um consumidor necessita em seu dia a dia, como produtos para decoração, instalações e por aí vai. Então, pesquise e busque sempre entender esse mercado cada vez mais complexo.

Avalie a capacidade técnica e a qualidade dos produtos

Essa etapa é muito importante, pois aqui você tem acesso a informações e recomendações sobre o fornecedor. Você pode se informar melhor no próprio site da empresa, buscando dados sobre o produto que ele vende, algum mecanismo tecnológico que o auxilie nessa empreitada, por exemplo. Pesquise também por fóruns de lojistas de material de construção, grupos da área no facebook, além de checar os comentários na fanpage (página do facebook) do fornecedor, se ele tiver uma.

Assim, você saberá outras opiniões sobre ele. Isso ajudará a formar sua própria opinião sobre a reputação do fornecedor, e terá a segurança de que somente produtos e serviços de qualidade serão repassados a seus clientes.

Além disso, entre em contato constantemente com o seu fornecedor, para que você fique por dentro das novidades oferecidas pela empresa ou para se inteirar melhor sobre o funcionamento do suporte técnico.

Compreenda a logística e a capacidade de entrega

É muito prejudicial para qualquer empresa realizar uma compra e não ter a certeza de que a entrega será efetuada no tempo acordado. É preciso certificar-se de que sua loja será abastecida corretamente para que nenhum cliente fique na mão.

Busque fornecedores que ofereçam algo além do produto

Comprar mercadorias de qualidade é muito importante, mas também é preciso saber se os seus fornecedores de material de construção são capazes de oferecer assistência técnica adequada e um pós-venda hábil. O segmento da construção civil é bastante técnico e quem oferecer um bom treinamento e prestar toda assistência necessária, certamente, terá resultados significativos nas vendas ao consumidor final.

Como fazer uma boa gestão desses fornecedores?

Como já mencionado, escolher um fornecedor é um dos pontos principais para que uma loja de material de construção se destaque perante a concorrência. Optar por um fornecedor incompetente pode trazer sérias dificuldades para o seu negócio.

Você deve sempre observar como é empregada a logística dos fornecedores, como eles trabalham com o tempo de entrega, quais são as formas de pagamento, como é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e até mesmo se eles disponibilizam um serviço de atendimento eficaz.

Portanto, independentemente de quem você escolher para ser o seu fornecedor, nunca deixe de fazer um planejamento adequado e colocar em prática tudo que foi elencado neste artigo. Isso pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe como não errar na escolha de fornecedores de material de construção, deixe o seu comentário com suas dúvidas e impressões!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *