Experiência do cliente em lojas de material de construção: como melhorar através do atendimento?

Experiência do cliente em lojas de material de construção: como melhorar através do atendimento?

Atender bem é atitude inegociável para lojistas que não abrem mão de oferecer a melhor experiência do cliente possível em lojas de material de construção. Empresas que não prezam pelo bom atendimento a seus consumidores não só perdem público como, também, contribuem para o crescimento dos detratores da marca.

Para não correr esse risco, é essencial investir na melhor experiência do cliente desde o contato inicial dele com sua loja. Entre os passos necessários para ter sucesso, estão prestar um excelente atendimento inicial e investir em consultoria de vendas completa, incluindo o pós-venda.

Entenda como melhorar a experiência do cliente em lojas de material de construção por meio do atendimento!

A importância do contato inicial na experiência do cliente

Quando o assunto é melhorar a experiência do cliente por meio do atendimento, disponibilizar o máximo de canais possíveis para o consumidor é um passo importante.

Você deve garantir que o cliente entre em contato com sua loja de material de construção pelo meio que for mais conveniente para ele. Nesse sentido, garanta um bom atendimento telefônico e marque presença nas redes sociais em que seu consumidor está.

Além de disponibilizar canais diversificados para atendimento, garanta que esse seja feito de forma rápida e eficiente. Afinal, de nada adianta criar um perfil em uma rede como o Facebook e deixar o cliente sem resposta para um pedido feito pelo canal ou, então, demorar dias para responder à solicitação.

Atendimento presencial: vendedor é peça-chave

Além de disponibilizar canais diversificados para atender a seu consumidor, o dono de uma loja de materiais de construção deve ter atenção também ao atendimento inicial prestado no estabelecimento. Como primeiro ponto de contato do cliente com a marca, o vendedor é peça-chave essa etapa do processo.

É importante garantir que o profissional tenha todas as informações necessárias para apresentar para o consumidor o mix de produtos oferecido pela loja. Um vendedor que conhece profundamente os itens oferecidos já sai na frente, por ter a possibilidade de não só apresentar o catálogo da loja para o consumidor como indicar para ele os produtos e serviços mais adequados a suas necessidades e possibilidades.

Treinamento de vendas melhora a experiência

Contratar vendedores interessados em conhecer profundamente aquilo que vendem é um cuidado que lojistas de material de construção devem ter. No entanto, para melhor experiência do cliente, é preciso ir além e também investir no treinamento da equipe para garantir que ela estará apta para atender aos consumidores da melhor forma possível.

Entre os temas que podem ser abordados nos treinamentos para funcionários, estão técnicas de persuasão, de negociação e de análise do comportamento do consumidor.

Investir em treinamentos sobre o mix de produtos e serviços oferecidos pela loja de materiais de construção é outro ponto importante para garantir que sua equipe esteja devidamente preparada para falar com os clientes sobre os produtos, esclarecer dúvidas e atender a possíveis reclamações.

Investir em diferenciais é o melhor caminho

Melhorar a experiência do cliente em lojas de material de construção por meio do atendimento passa também por investir em diferenciais, como a personalização.

Crie um cadastro de clientes com informações como aniversário e principais compras realizadas. De posse desses dados, o vendedor pode aprimorar seu atendimento, mostrando para o consumidor que sabe quem ele é, quais são suas preferências de compra e, assim, indicar dentro do mix de produtos e serviços disponíveis aqueles que estão mais alinhados com seu perfil.

Para se diferenciar, é importante ir além das técnicas de vendas básicas e explorar aquilo que as outras lojas não têm. O vendedor deve ter sensibilidade e liberdade de oferecer adicionais ao cliente, como entrega grátis ou um produto de menor valor, caso sinta que isso será importante para fidelizar ou manter determinado consumidor.

A importância da consultoria em vendas

Mais do que vendedores, é importante que os profissionais que atuam na linha de frente da sua loja de material de construção atuem como consultores de vendas.

Na prática, isso quer dizer que, mais do que realizar uma venda, os consultores de vendas procuram indicar para os clientes os produtos e serviços que sejam realmente adequados a suas necessidades.

Em determinadas situações, pode ser que a loja não tenha o item que o consumidor precisa. Nessas ocasiões, o consultor, em vez de tentar empurrar um produto qualquer para fechar a venda, será honesto com o consumidor.

Ele pode perder a venda na ocasião, mas certamente conquistará a confiança do cliente, que não só voltará em ocasiões futuras, como recomendará a marca para sua rede de contatos.

Escolha de fornecedores tem impacto

Contar com um bom time de vendas é um ponto essencial para melhorar a experiência do cliente através do atendimento. No entanto, não é suficiente. Para garantir a satisfação do consumidor, o gestor de uma loja de material de construção deve investir também na escolha de bons fornecedores.

Ao contar com parceiros confiáveis e com produtos de qualidade, o lojista melhora automaticamente a experiência do cliente, que dificilmente retornará à loja por conta de itens de qualidade ruim. Por isso, é preciso fazer uma análise dos fornecedores com os quais sua empresa trabalhará, não deixe de checar também a qualidade do atendimento oferecido pelo parceiro.

Pós-vendas é passo essencial para fidelização

A experiência do cliente com sua loja de material de construção não termina quando ele passa o cartão e conclui o pagamento. Ela se estende ao pós-venda. Nesse cenário, pesquisas de satisfação são grandes aliadas para saber como foi a experiência que o consumidor teve com sua loja, tanto em relação ao produto adquirido quanto ao atendimento prestado.

Investir em pesquisas e na interação com o cliente após a venda é uma forma de corrigir pontos fracos e garantir a retenção do consumidor.

Oferecer o melhor atendimento para o consumidor, investindo em práticas como personalização e consultoria de vendas, tem impacto decisivo nos resultados do negócio. Siga nossas dicas e veja como fará diferença melhorar a experiência do cliente através do atendimento!

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente na sua loja de material de construção, conheça também 7 técnicas infalíveis para a fidelização de clientes!

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