7 dicas para vender mais que todo vendedor precisa saber

7 dicas para vender mais que todo vendedor precisa saber

Saber vender é uma arte que poucas pessoas dominam muito bem. Mas com o conhecimento necessário, um pouco de treino e esforço é possível aprender a fazer isso e se sair bem nessa profissão. Hoje veremos algumas dicas para vender mais sem ser correr o risco de ser um vendedor considerado inconveniente, que empurra qualquer produto para garantir sua meta mensal.

Vamos começar pelos principais erros praticados por vendedores e depois conheceremos as dicas de como ser um bom profissional da área.

Principais erros cometidos pelos vendedores

Desinteresse no atendimento

Imagine que você entra em uma loja e os vendedores estão conversando entre si e nenhum vem auxiliar você em sua compra. Trata-se de uma cena um tanto comum. Por conta da conversa e do celular, alguns funcionários acabam mostrando desinteresse em atender e deixam que o consumidor procure por si mesmo ou tenha que pedir ajuda.

Isso é ruim para as vendas, pois a loja começa a ter uma baixa reputação. Por isso, o dono ou o gerente deve garantir ao máximo que essa atitude não ocorra.

Uma forma de evitar esse descuido é manter a equipe de vendas sempre motivada, para que sejam proativos e busquem um melhor resultado. Assim, seus clientes poderão contar com o auxílio de que precisam.

Impaciência

O atendimento ao cliente proporciona experiências com pessoas muito diferentes. Em meio a elas, sempre há quem ainda está indeciso em qual objeto comprar. Nesses casos, é preciso ter paciência e saber lidar com consumidores que estão indecisos, sem forçar ou apressar uma escolha.

Chamar o cliente na porta da loja

Estabelecimentos comerciais, normalmente, trabalham com meta de vendas, e os vendedores precisam dar o máximo de si para cumpri-las. Porém, a fim de atingir esse objetivo, alguns acabam cometendo erros que afastam os clientes da loja.

Este é o caso, por exemplo, do funcionário que chama o cliente na rua, convidando-o para entrar e comprar alguma coisa, sem que ele tenha demonstrado interesse nos produtos ou serviços.

Entretanto, isso é deselegante e incomoda as possíveis clientes, deixando-os desconfortáveis. Por isso, não incentive essa prática em sua equipe e, se vir algum funcionário tendo essa atitude, explique como esse comportamento acaba, muitas vezes, espantando os clientes.

Falta de preparo

O vendedor precisa ter conhecimento sobre os produtos da loja. Mais do que isso, ele precisa saber explicar quais os benefícios de cada item e indicar outros que tenham a mesma função, mas com outros diferenciais.

Por isso, invista em treinamento e, se precisar, em cursos para a sua equipe de vendedores. Incentive-os a estudar tanto sobre os produtos vendidos quanto sobre as próprias técnicas de venda a fim de se destacarem como vendedores. Assim, eles batem suas metas mensais mais tranquilamente e se tornam profissionais cada vez mais competentes.

Agora, veremos 7 dicas de como melhorar as vendas apenas com um bom atendimento.

Dicas de como melhorar as vendas

1. Ofereça valor agregado ao produto

O vendedor precisa oferecer para o consumidor mais que apenas um produto. Ele deve listar quais os benefícios e soluções serão por ele proporcionados. Assim, move-se o foco de apenas vender para ajudar o cliente a encontrar a melhor solução.

Além do mais, ao falar sobre benefícios e agregar valor ao produto, o preço acaba sendo menos relevante, ficando mais natural o fechamento da venda. Dessa forma, além do profissional ser ético, mostra que ele é comprometido com seu trabalho e preza pela satisfação do cliente.

2. Utilize perguntas abertas e fechadas

Para saber o que o cliente deseja comprar, é preciso fazer perguntas — assim ele expõe suas necessidades, e o vendedor fica mais hábil para indicar o melhor produto. Para fazer isso, é importante conhecer o que são perguntas abertas e fechadas e como utilizá-las numa venda.

A pergunta aberta é utilizada para que o consumidor exponha de forma mais livre o que quer comprar. Ela não tem uma resposta objetiva, fazendo com que ele dê mais detalhes sobre o que deseja. Esse tipo de pergunta é utilizado no começo da conversa. São exemplos de perguntas abertas:

  • em qual o ambiente da casa que deseja fixar os pisos?
  • você tem preferência por alguma cor?

Já as perguntas fechadas têm como respostas sim ou não. Elas são utilizadas mais no final da conversa, quando a venda está se encaminhando para o fechamento. São exemplos de perguntas fechadas:

  • acredito que esse piso combine mais com a ideia de decoração que você quer, não é mesmo?
  • que tal esse ladrilho, ele tem as cores de sua preferência e vai combinar com a cor da parede, certo?

Assim, os clientes se sentem mais à vontade e a venda é conduzida de forma natural.

3. Conheça bem o produto

Como já foi citado, conhecer bem o produto, saber quais os seus benefícios e para o que ele é mais indicado são informações básicas se deseja garantir a resolução do problema do cliente ou um bom atendimento ao consumidor. Por isso, incentive a equipe a saber o que estão vendendo.

4. Demonstre empatia

A empatia é saber se colocar no lugar de outra pessoa. Isso é crucial para quem quer ser um bom vendedor. Lembre-se de que esse profissional está ajudando alguém a resolver seu problema por meio de uma venda.

Não é fácil lidar com uma pessoa que não é empática e só quer saber de falar dela ou do que ela tem a oferecer, sem ao menos ouvir o cliente. Ao querer entender o que o outro precisa, fica mais simples encontrar soluções melhores, que vão satisfazê-lo e de fato ajudá-lo.

5. Aprenda a ouvir

Assim como ser empático é importante, saber ouvir é outra qualidade essencial. Ao ouvir, é possível indicar a melhor opção para resolver o problema ou dúvida do cliente. Falar demais para impressionar só vai levar a um consumidor insatisfeito e uma venda não concluída. Então, ouça e responda algo relevante para esclarecer dúvidas ou indicar uma solução.

6. Conheça seu público

Ao conhecer melhor as pessoas que frequentam a loja, é mais fácil compreender do que elas gostam e, dessa forma, conseguir oferecer algo mais útil. Caso não tenha o item desejado, o vendedor precisa mostrar boa vontade e anotar o número do telefone e o nome do consumidor para que, assim que o produto chegue na loja, ele possa ligar e avisar, por exemplo. Essas pequenas atitudes fazem muita diferença.

7. Saiba como fechar uma venda

Mais importante do que iniciar e continuar uma venda é saber fechá-la. Isso precisa ser feito de forma natural, sem que o cliente perceba que está comprando, pois ele está confiante de ter feito a escolha certa.

As perguntas a seguir são ótimas para esse momento:

  • qual seria o melhor dia para o vencimento: 10, 15 ou 20?
  • qual a forma de pagamento que prefere?
  • qual o melhor dia para a entrega do produto?

Assim, o diálogo se encaminha para o final sem nenhum problema.

Com todas essas dicas para vender mais, seus vendedores conseguirão bater suas metas sem muito esforço, apenas sendo mais dedicados e atenciosos com os clientes. Por meio dessa mudança de atitude, sua loja tem grandes chances de ser mais bem conhecida pelo excelente atendimento prestado e de, assim, aumentar seu faturamento mensal.

E você, o que tem feito para que sua equipe de vendas atenda da melhor maneira? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas estratégias!

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