Conhecer bem os produtos pode aumentar a chance de venda? Entenda!

Conhecer bem os produtos pode aumentar a chance de venda? Entenda!

Conhecer bem os produtos que vende é uma característica essencial para qualquer vendedor. Uma pesquisa realizada pela Foursales, por exemplo, indica que, na hora de contratar alguém para a área de vendas, profissionais de RH buscam conhecimento técnico. A pesquisa elenca, ainda, características como proatividade, iniciativa e busca constante por informações sobre o produto vendido.

Nesse sentido, fica claro que conhecer bem os produtos com os quais se trabalha pode aumentar as vendas e ser um diferencial. Afinal, ao conhecer o produto, o vendedor consegue destacar para cada cliente os atributos mais relevantes para seus desejos e necessidades, transmitindo muito mais confiança.

Além disso, saber detalhes sobre os itens vendidos também ajuda o vendedor a responder dúvidas e possíveis reclamações dos consumidores, outro ponto crucial. Quer saber mais? Neste post, explicamos por que conhecer bem os produtos pode aumentar a chance de venda! Confira!

Atributos mais relevantes

Para o vendedor, uma das principais vantagens de conhecer bem os produtos vendidos é ter a habilidade de mostrar para os clientes não só as características do item, mas também os atributos que são mais relevantes para as necessidades e desejos de cada pessoa.

Vendedores de uma loja de material de construção, por exemplo, contam com uma série de produtos similares, de diversos fornecedores. À primeira vista, poderiam sugerir qualquer um deles para os consumidores, mas quando conhecem bem as especificações de cada item — como material com que são confeccionados e durabilidade —, têm subsídios para sugerir para os clientes a opção mais adequada para o que ele precisa e/ou pode comprar.

Discurso de venda sólido

Conhecer bem os produtos pode aumentar as vendas (e os lucros!) por permitir que o vendedor crie um discurso sólido e consistente para vender. Ao saber a fundo especificações técnicas e características das mercadorias, fica mais fácil e natural vender as vantagens de cada item na hora de apresentá-lo para o cliente.

Ao conhecer profundamente os produtos que vende, o profissional consegue conquistar a clientela por ter mais segurança e convicção ao apresentar as opções que a loja oferece em determinada categoria. Afinal, vender torna-se muito mais difícil quando você não sabe explicar por que o cliente deveria comprar determinado item.

Credibilidade e confiança

Conhecer a fundo e estudar os produtos que você oferece aos clientes é algo que traz credibilidade e confiança ao discurso. Por isso, é essencial ler sobre todos os detalhes de cada item vendido, conhecer bem suas características, composição técnica e funcionamento.

Depois de saber detalhadamente as características do produto, para passar credibilidade para o cliente na hora da venda, entenda quais são as vantagens de comprá-lo. Analise o comportamento do consumidor e ressalte como ele se beneficiará ao adquirir determinado item em detrimento do oferecido pelas empresas concorrentes.

Para um discurso mais sólido, procure conhecer todos os produtos de determinada categoria que você tem em estoque, assim como seus pontos fortes e fracos. Assim, você pode fazer recomendações de acordo com o que o cliente precisa ou deseja.

Conhecimento para tirar dúvidas

Um vendedor que conhece bem os produtos que vende já sai na frente em relação aos outros por deter um conhecimento valioso na hora de tirar dúvidas ou, até mesmo, responder a reclamações dos clientes.

Quanto mais um vendedor sabe sobre os produtos à venda na sua loja, mais preparado está para ajudar o cliente a solucionar suas dúvidas, ressaltando os pontos positivos e os não tão bons assim sobre os itens. Um profissional bem preparado tem todas as ferramentas que precisa para motivar o consumidor a realizar determinada compra.

Além disso, ao deter conhecimento técnico para tirar dúvidas e responder da melhor forma possíveis reclamações, o vendedor tem mais chances de contornar momentos difíceis, pois o consumidor confiará na sua expertise e, com isso, não perderá o interesse em realizar a compra.

Outra consequência vantajosa de se conhecer bem os produtos vendidos é a retenção da clientela, que perceberá que você sabe do que está falando e não está tentando apenas fechar uma venda a qualquer custo.

Valor agregado ao produto

Muitos clientes deixam de realizar determinadas compras por considerarem que o valor do produto é alto demais, concluindo que não compensa fazer o investimento. Ao conhecer a fundo os itens vendidos em sua loja, o vendedor fica mais preparado para vencer objeções como essas.

Isso acontece porque ler sobre as características técnicas dos produtos e seus diferenciais ajuda a descobrir quais são os reais benefícios dos itens e as vantagens que sua aquisição terá para os clientes.

Isso agrega valor aos produtos e também justifica para o cliente a quantia que está sendo cobrada por ele. Sendo assim, entenda todas as características dos itens à venda em seu negócio, pesquise sobre possibilidades de utilização e tenha dados para comprovar que a relação entre custo e benefício da compra vale a pena.

Conhecer bem os produtos pode aumentar as vendas e o lucro da sua loja. Quem tem amplo conhecimento sobre o portfólio oferecido tem mais disposição para vender simplesmente por se sentir mais seguro para falar sobre os itens e para recomendar para o consumidor as melhores opções para seus desejos e necessidades.

Saber a fundo as especificações técnicas e benefícios de cada produto que compõe o mix da loja é uma recomendação não só para vendedores iniciantes, mas também para profissionais com anos de experiência. Esse conhecimento faz toda a diferença na hora de criar um discurso de venda e ajuda, ainda, na fidelização dos clientes.

Vendedores que conhecem bem seus produtos não temem perguntas e se sentem mais seguros até mesmo para lidar com possíveis devoluções. Nesse sentido, prefira empresas que, como a Deca, têm informações de seus produtos em seu site, pois isso possibilita que o profissional de vendas saiba mais sobre eles e, assim, saiba argumentar com o cliente final, aumentando seus lucros de forma considerável.

Gostou deste conteúdo? Quer continuar aprendendo mais sobre venda de materiais de construção? Então não deixe de ler, a seguir, sobre quais são as principais categorias de produtos da Deca!

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