Como usar o marketing digital para lojas de material de construção

marketing digital para lojas de material de construção

Você tem um varejo e não conhece as melhores estratégias que deve adotar para realizar boas vendas? Não escondemos o segredo: é preciso apostar no marketing digital para lojas de material de construção!

Já sabemos que a internet está modificando as transações comerciais. Seja pela diversidade do mix de produtos ou pela facilidade em comprar com um clique, cada vez mais os internautas confiam nas lojas online.

É hora de remodelar seus planos de ação e conquistar clientes pela rede. Aprenda as melhores dicas neste post!

O sucesso do marketing digital para lojas de material de construção

Um negócio online se assemelha a um varejo físico: o empreendedor precisa marcar presença, organizar e gerir o estoque, dedicar atendimento de primeira, relacionar-se positivamente com a clientela e, principalmente, montar planos estratégicos para ascender suas vendas.

Mas o que é preciso fazer para ter um e-commerce de sucesso?

Cada vez mais, a internet se torna uma eficiente ferramenta que influencia diretamente a jornada do consumidor. A web empodera o público ao propiciar uma pesquisa de preços, o descobrimento de novas marcas, a praticidade para fechar negócio e a troca de opiniões.

A relação é vantajosa para o cliente, contudo, a rede também é receptiva a todo tipo de negócio. Ao mesmo tempo em que a oferta para o internauta é variada, a web incita forte concorrência entre as empresas.

Além de ter tornado mais fácil para o cliente acessar, encontrar dados e consumir, a internet também facilitou que todos tivessem a oportunidade de empreender nesse ramo — e as lojas de material de construção não ficam de fora!

Com tamanha concorrência, apenas uma estratégia pode potencializar seu diferencial competitivo e destacar seu varejo. É hora de apostar no marketing digital para lojas de material de construção.

A importância do marketing

Destacar sua empresa na rede exige esforço, demandando estratégias de marketing de qualidade, bem diferentes daquelas traçadas por negócios offline, mas com objetivos parecidos: angariar leads (potenciais consumidores) e torná-los clientes fiéis.

Confiança é o segredo para ganhar seu mercado. O sucesso de uma loja de construção depende de seus clientes leais, que não só consomem, mas também são propagadores da ideologia da marca.

O marketing é o canal que consolida essa relação de confiança, falando diretamente com o consumidor e guiando-o pela jornada de compras.

No marketing tradicional, a lógica era unilateral

Antes, a empresa falava e o cliente recebia a informação. Esse modelo imperativo já caiu em desuso por ser invasivo, com pouca capacidade de conquistar o interlocutor. Com a evolução da tecnologia, novas práticas ganham destaque, mais focadas em desenvolver a relação afetiva com cada cliente.

Aplicando o marketing digital

Faça o planejamento

É bastante comum que alguns negócios fechem prematuramente por conta da ausência de planejamento estratégico. Esse fechamento precoce pode ser evitado quando a loja de construção faz um bom plano de negócios.

Esse plano é Norte para as ações estratégicas do seu negócio. Sua finalidade é direcionar as ações do gestor e do seu time em prol dos objetivos e das metas da loja de construção.

Na rede, é fundamental definir ações para despertar o interesse da persona, além de montar um calendário para divulgar promoções que serão conduzidas com o fim de atrair o cliente em potencial.

Aposte em marketing de conteúdo

O inbound marketing, que se desdobrou no marketing de conteúdo, é um grande aliado nas ações estratégicas de marketing digital para lojas de material de construção. É possível aproveitá-lo de duas maneiras:

A primeira funcionalidade do inbound é na descrição dos produtos expostos na rede, aplicando as técnicas de SEO para que o Google ranqueie seu site nos primeiros lugares das buscas. Isso gera tráfego orgânico.

Já a segunda estratégia é investir na produção de conteúdos originais, que podem ser divulgados em suas redes sociais, mostrando que a empresa tem autoridade sobre os produtos e conceitos que vende ao consumidor.

Use e-mail marketing

O e-mail é um recurso poderoso para potencializar as ações de marketing digital para lojas de material de construção. Contatar sua carteira de leads periodicamente mantém os contatos ligados afetivamente ao seu negócio.

É válido enviar ofertas, descontos e produtos que estejam alinhados ao gosto do seu público-alvo. Mas cuidado para não soar invasivo, enviando alto volume de e-mails semanalmente, o que pode surtir efeito contrário, apartando o consumidor da sua marca.

Aposte em estratégias mobile

Um fato recente de que o gestor não pode se esquecer é a intensa popularização dos smartphones. Portanto, ter um site responsivo e com um layout adaptável para tablets e celulares se torna um pré-requisito para ter sucesso na rede.

estratégia de marketing digital deve pensar na adaptação mobile ou suas redes não serão bem ranqueadas. Um site não-responsivo ou redes sociais com imagens que não são bem exibidas em dispositivos móveis tendem a desaparecer gradativamente das pesquisas.

Isso porque os motores de busca ranqueiam nos primeiros lugares os sites adaptáveis para dispositivos móveis. Se a página não é pensada para funcionar bem em smartphones, além de computadores, o internauta abandona a experiência de navegação antes do esperado.

Portanto, a melhor opção é apostar em ações focadas nos dispositivos móveis, como um aplicativo da loja para apresentar produtos ao cliente ou divulgação por meio de mensagens instantâneas ou SMS.

Marque presença nas redes sociais

Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, o número de smartphones em operação no Brasil chegou a 168 milhões em 2018. A alta da tecnologia no país, apontada pela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), leva as empresas a apostar nas mídias sociais como estratégia de marketing digital.

Se a presença nas redes sociais já tem tamanha importância, transformar o canal em meio de divulgação do seu mix de produtos é essencial. As mídias como Instagram e Facebook são excelentes para apresentar sua loja de construção a todo o país.

Anunciar nas redes custa muito menos quando comparado ao investimento demandado pelo marketing tradicional. Mas não subestime o poder de alcance da internet: lembre-se de que a pesquisa aponta que 88% dos consumidores são influenciados por comentários e opiniões vistos na web.

Investir na rede é o segredo para fazer divulgação a baixo custo e angariar um público fiel. Gostou das nossas dicas de marketing digital para lojas de material de construção? Então aproveite para aprender 5 dicas incríveis de marketing para seu varejo!

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