Como ser um bom vendedor de materiais de construção? Tudo o que você precisa saber

como ser um bom vendedor de materiais de construção

O bom vendedor de materiais de construção tem um poder nas mãos. Da relação de confiança estabelecida com o cliente, surge a responsabilidade de indicar os melhores produtos, anunciar os prazos e oferecer possibilidades. Quando a indicação é boa, o produto é exato e a entrega é correta, o cliente fica satisfeito, volta na loja outras vezes e recomenda os serviços.

Quando o vendedor não está à vontade nessa posição, a insatisfação pode ser geral. O cliente possivelmente vai se frustrar, o fornecedor não atingirá seu consumidor final e o financeiro da loja não conseguirá girar como esperado. O despreparo ou a insegurança de um vendedor pode comprometer muito. Mas não precisa ser sempre assim.

Com foco e capacitação é possível reverter essa situação e se tornar um excelente profissional do ramo. A pessoa que tem como objetivo se tornar uma boa vendedora pode conseguir atingir esse propósito com algumas técnicas e treinamento. Para isso, vamos dar algumas informações e até dicas para você saber como ser um bom vendedor de materiais de construção. Confira!

Principais características de um bom vendedor de materiais de construção

O cliente que entra numa loja de materiais de construção sabe que terá um atendimento diferente daquele que entra em outra loja de produtos do cotidiano. Nesse segmento, o vendedor se dispõe a acompanhar e passar muito mais tempo junto ao cliente, solucionando dúvidas técnicas, oferecendo sugestões, fazendo e recebendo perguntas.

Com um produto de longa duração para oferecer, o conhecimento técnico faz toda a diferença nessa hora. Então, o vendedor alia o atendimento cuidadoso e paciente à sua orientação certeira para que o cliente sinta mais segurança para tomar uma decisão e consiga sair com o produto exato de que necessitava.

Logo, podemos dizer que as principais características de um bom vendedor de materiais de construção são a paciência, a capacidade de escuta do cliente e o conhecimento técnico e assertivo sobre os materiais oferecidos e seu uso.

Como você pode aprimorar suas vendas

A experiência é uma das principais fontes de segurança de todo profissional da área de vendas de materiais de construção. Porém, para o vendedor recém-chegado ou para aquele que necessita se educar mais sobre vendas, processo de negociação e sobre alguns produtos, selecionamos dicas e técnicas de atendimento que podem transformar a sua forma de tratar o cliente.

1. Faça perguntas ao cliente

A principal dica para atender bem é entender exatamente o que o consumidor quer. Saber qual uso ele pretende fazer do produto (não supor que será, necessariamente, o uso mais convencional), em quanto tempo ele precisa daquele produto, qual a durabilidade que procura, o acabamento etc.

Muitas vezes, o cliente não consegue expressar tudo o que quer. Por isso, o bom vendedor deve saber fazer perguntas para cobrir qualquer potencial dúvida.

Alguns clientes, como arquitetos e engenheiros, são mais certeiros no que querem. As dúvidas são mais raras, mas ainda existem. Por isso, mesmo nesses casos, eles precisam de orientação quanto aos detalhes dos produtos. Pergunte muito e, principalmente, escute bem as respostas.

2. Conheça as linhas diferentes de um mesmo produto

Podem ser vários os segmentos de um produto: linha luxo, média ou econômica. O vendedor deve saber direcionar o cliente para a linha que ele indica preferir. Para isso, é importante conhecer as diferenças entre um e outro e apresentar esse diferencial ao cliente.

Aqui, temos um ponto importante para destacar: deixe o julgamento de lado. Quando a pessoa entra na loja, ela não demonstra necessariamente que tipo de cliente será. Pela aparência, é impossível saber se será um cliente da linha luxo ou da linha mais econômica.

O vendedor não deve inferir essa informação. Sua obrigação é mostrar os diversos segmentos e perguntar qual a preferência do cliente. Apenas depois disso, sugerir as opções. É recomendável não insistir em uma linha em que o cliente já disse não ter interesse.

3. Entenda o projeto do cliente como um todo

Dentro das perguntas que o vendedor deve fazer, uma delas é sobre o projeto como um todo. Assim ele terá uma visão geral do projeto e poderá oferecer soluções mais acertadas para o caso específico.

“De quantas torneiras o cliente precisará?”, “Todas elas teriam que ser iguais?”, “Todas as torneiras são de parede? Haverá alguma de bancada?”, são exemplos de questões que podem fazer grande diferença na hora da venda e reduzir muita dor de cabeça para o cliente e para o vendedor.

4. Seja paciente para conseguir uma boa venda

O bom vendedor de materiais de construção sabe que não pode apressar o cliente. Ninguém gosta de se sentir forçado a fazer nada, principalmente quando está em dúvida ou quando a decisão é muito relevante.

Para reduzir a hesitação do cliente, o vendedor pode oferecer esclarecimentos de forma objetiva e didática sobre os produtos. Isso inspira confiança, economiza tempo e aumenta vendas. Todo mundo sai feliz!

5. Seja honesto quanto ao prazo de entrega

Por falar em pressa, sabemos que muitos clientes também correm contra o tempo. Porém, é importante conhecer os prazos reais de entrega e informá-los para que o cliente possa se programar.

Se o vendedor assume um prazo diferente do usual, isso pode comprometer a confiança do cliente na loja e até no fornecedor. Se a entrega de um fornecedor necessita de 30 dias para ser feita, vale explicar sobre esse processo.

O prazo de entrega não é um número ao acaso. É importante passar essa noção ao cliente. O produto é preparado de acordo com normas rígidas de segurança e seu transporte também cumpre os mesmos critérios para que tudo chegue com a melhor qualidade até o consumidor final.

6. Atualize-se nos conhecimentos técnicos

A voz do vendedor vai muito além de uma opinião de gosto pessoal. Conhecimento técnico faz uma enorme diferença na hora de garantir a venda de materiais de construção. O cliente precisa confiar na informação que pode definir todo o andamento de um projeto.

Por isso, é importante fazer a leitura sobre o produto e suas funcionalidades, além de acompanhar outros vendedores mais experientes e fazer treinamentos oferecidos pela fornecedora.

O interesse em aprender é o que mais conta na hora de você conseguir aprender algo novo. Pensando nisso, fornecedoras como a DECA estão prontas para munir os vendedores com conteúdo sobre seus produtos, exemplos e treinamentos específicos sobre técnicas de vendas, negociação, comunicação e afins.

Se você queria saber como ser um bom vendedor de materiais de construção, esperamos que a leitura deste artigo tenha sido útil. Seguindo esses passos, certamente você terá uma atuação exemplar!

Agora, conheça um pouco mais sobre as vantagens de se tornar um revendedor da marca.

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