Como obter vantagem competitiva em uma loja de materiais de construção?

como obter vantagem competitiva

Em um mercado cada vez mais acirrado, se destacar em relação à concorrência deve ser prioridade. No segmento de lojas de materiais de construção o cenário não é diferente. Para alcançar crescimento constante, conquistar novos clientes e manter os antigos fidelizados, saber como obter vantagem competitiva é essencial.

Entre os passos necessários para se sobressair no mercado e evoluir estão apostar em inovação, ter atendimento especializado e fazer compras estratégicas. Estabelecer parcerias com bons fornecedores de material de construção e fazer uma boa gestão financeira também são cuidados importantes para manter a loja em alta.

Entenda como obter vantagem competitiva em uma loja de materiais de construção!

Aposte em inovação

Um dos passos mais importantes para se destacar no segmento de materiais de construção é apostar em inovação. Nesse sentido, é importante procurar saber tudo de novo que surge no mercado e avaliar se vale a pena adotar as novidades no mix de produtos oferecidos pela sua loja.

Para isso, avalie estão alinhadas com o que o público-alvo do seu negócio busca e, também, no custo/benefício de apostar nos itens. Uma forma eficiente de ficar por dentro das inovações na área de materiais de construção é por meio de pesquisas pela internet e investindo na participação de feiras e outros eventos do setor. Se atualizar sempre é preciso!

Tenha atendimento especializado e bem treinado

Para obter vantagem competitiva em uma loja de materiais de construção é preciso também investir em um atendimento especializado e bem treinado. Esse cuidado começa já na contratação da equipe. Prefira pessoas que tenham características como proatividade e bom relacionamento interpessoal, mesmo que, em alguns casos, não tenham tanta experiência.

O melhor time é aquele que tem interesse em conhecer bem os produtos que vende e que atende os clientes da loja com profissionalismo e simpatia. É importante que os funcionários do seu negócio estejam preparados para, mais do que fechar uma venda, atuarem como consultores para seus clientes, oferecendo soluções sob medida para seus desejos e necessidades.

Além de ter atenção ao perfil dos vendedores na contratação, outro passo necessário é investir em treinamento constante da equipe. Apenas dessa forma é possível manter os profissionais atualizados em relação às mudanças do mercado, inovações e novos produtos.

Não deixe, ainda, de apostar em treinamentos que trabalhem aspectos comportamentais, com temas como negociação, liderança e técnicas de persuasão. Treinar o time nesses pontos é algo que faz toda a diferença na relação que sua loja (e equipe) estabelece com o cliente.

Faça compras estratégicas

Fazer compras estratégicas é outro passo importante para manter uma loja de materiais de construção competitiva. Para acertar na hora de definir o mix de produtos do negócio, é importante saber qual o posicionamento de mercado do seu estabelecimento.

Saiba qual é o público que deseja atingir, invista em pesquisas de mercado a aposte em estratégias de preço e promoções para os consumidores, de acordo com o comportamento que eles têm.

Investir em compras estratégicas passa também por fazer uma boa gestão de produtos. Organize os itens por categoria, faça uma análise das necessidades dos seus clientes e controle o estoque de mercadorias de perto. Assim, você só faz novas aquisições quando for realmente necessário.

Estabeleça boas parcerias com fornecedores

Para sua loja de materiais de construção prosperar é importante tem um bom relacionamento com fornecedores e empresas que comercializam produtos e serviços complementares ao que você vende.

Uma boa parceria começa na escolha dos seus parceiros. É importante privilegiar fornecedores confiáveis, com tempo de experiência no mercado e, claro, que ofereçam produtos e serviços alinhados com o que o público da sua loja consome. Veja algumas dicas para estabelecer boas parcerias com fornecedores:

  • pesquise as opções de parceiros disponíveis no mercado para conseguir compará-las;
  • veja se o mix de produtos/serviços é compatível com o perfil da sua loja de materiais de construção;
  • certifique-se que os itens oferecidos têm qualidade;
  • busque parceiros que tenham capacidade para entregar as mercadorias no prazo que você precisa;
  • prefira fornecedores que tenham diferenciais e ofereçam algo além dos produtos.

Uma boa parceria com fornecedores passa também por fazer uma boa gestão dos parceiros da sua loja. Acompanhe de perto o desempenho de cada empresa que atua com a sua loja e veja como anda o desempenho delas em relação a prazos de entrega, dinâmica de pagamentos, atendimento e qualidade dos produtos oferecidos.

Se não estiver satisfeito com a parceria, não hesite em partir para o mercado para procurar parceiros mais adequados para as necessidades da sua loja. A melhor relação é o ganha/ganha!

Invista em boa gestão financeira

Para obter vantagem competitiva em uma loja de materiais de construção é importante também investir em uma boa gestão financeira do negócio. Nesse sentido, aposte em controle do fluxo de caixa, analisando de perto as entradas e saídas da empresa.

Planejar os investimentos necessários para expandir o negócio é outro ponto de atenção, assim como fazer uma boa gestão de processos. Aposte na melhoria constante de processos de compra e venda da loja de materiais de construção, crie e mantenha controle dos indicadores da empresa. Dessa forma, fica mais fácil atingir metas como aumentar as vendas ou reduzir custos, por exemplo.

Saber como obter vantagem competitiva em uma loja de materiais de construção é fator determinante para o sucesso do empreendimento. Para se diferenciar da concorrência, conquistar novos clientes e manter os antigos é importante seguir alguns passos, como apostar em inovação, ter uma boa parceria com os fornecedores, fazer boa gestão financeira e não deixar de lado a importância de ter um atendimento especializado.

Fazer compras estratégicas e estar sempre ligado nas principais novidades do segmento de materiais de construção são outros pontos importantes para se certificar que sua loja estará sempre em destaque e ocupará o primeiro lugar na preferência dos consumidores novos e antigos. Siga já essas dicas e veja a diferença na retenção de clientes!.

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