Como fidelizar clientes? 6 dicas para eles voltarem e indicarem o seu negócio

Basicamente, há duas ocasiões em que você pode causar uma boa impressão a seu cliente: antes e depois da venda. Ambos os momentos não são excludentes entre si, porém é fato que o instante pós-venda é o mais importante.

A partir da venda, quem compra em sua loja de material de construção, por exemplo, passa a depender de você nas questões que envolvem prazo de entrega, garantia, pagamento, atendimento, entre outros.

Assim, para saber como fidelizar clientes, é fundamental proporcionar a eles uma ótima experiência. Isso garante que o seu cliente retorne quando for preciso, ou recomende sua loja para outros contatos.

Pensando nisso, preparamos este post com 6 dicas para que você saiba despertar o interesse dos seus clientes com o seu negócio e conquiste uma reputação sólida, de forma a transformar seu público em promotor do seu negócio. Vamos lá?

1. Facilite o acesso do cliente com a loja

Como consumidor, é bastante ruim quando ocorre algum problema e você não consegue ter um atendimento, não é mesmo? Sendo assim, não permita que seu cliente passe por isso.

Não é sempre necessário oferecer várias formas de contato. Mas, para saber como fidelizar clientes, é sempre bom mostrar a eles quais são as opções que sua empresa disponibiliza, por exemplo. Um serviço de atendimento por telefone, e-mail ou mesmo pelo seu site é uma ótima forma de disponibilizar opções de atendimento.

2. Dê incentivos para que ele retorne

Além de descontos para próximas compras, uma estratégia que se tornou bastante comum é o cartão de fidelidade. Além de ser uma maneira de organizar sua estratégia de marketing, você incentiva que o seu cliente volte, visto que ele saberá que ganhará vantagens por ser fiel.

Muitos empreendimentos que vendem mercadorias costumam definir um volume X de produtos vendidos e, após esse limite, o cliente ganha bons descontos ou recebe um material gratuitamente.

Também podem ser oferecidos brindes quando se efetua um valor determinado em compras, como algum acessório para banheiro ou cozinha.

3. Mostre como seu produto pode ser útil

Demonstre a seu cliente como a mercadoria que sua loja vende pode ser vantajosa, mesmo que seja a longo prazo. Nos dias de hoje, a utilidade de um produto conta bastante na hora de vender, uma vez que é um fator de peso na opinião do cliente. Isso é ainda mais expressivo quando o preço do produto não é muito acessível.

Você pode escrever um artigo falando sobre as funcionalidades do produto, explicando características, como eficiência, durabilidade, diferencial de outras mercadorias do mesmo segmento e por aí vai.

Com o cliente se sentindo mais esclarecido sobre o que você vende, certamente ele ficará mais confiante em investir dinheiro nos seus produtos. Procure não exagerar falando de vantagens que não existem, visto que grande parte dos consumidores já estão acostumados com promessas enganosas.

Seja correto se quiser fidelizar, do contrário, você perderá clientes e afastará possíveis novos consumidores.

4. Conquiste na informalidade

O que isso quer dizer? Significa que você deve aproveitar ocasiões para saber como fidelizar clientes mesmo em oportunidades informais (dentro da loja ou no decorrer de um processo externo de vendas).

Quando estiver batendo papo, visitando alguém, fazendo uma refeição em um restaurante, você pode descobrir as preferências de seu amigo ou colega e achar, entre suas mercadorias, algo com essas características.

Claro que ele não tem obrigação de ser seu cliente ou comprar em sua loja, porém é uma maneira de mostrar que você reconhece o valor do consumidor e pode oferecer algo que ele precisa para a casa, por exemplo.

Outro benefício da informalidade é que, diversas vezes, seu amigo ou conhecido não sabe ao certo o que você vende e, durante uma conversa de final de semana ou um encontro por acaso, acaba descobrindo isso e pode acabar se tornando o seu cliente, ou indica sua empresa para um terceiro.

Há várias formas de a informalidade impulsionar seu negócio. Pense bem nisso!

5. Coloque-se no lugar do cliente

Não é uma tarefa fácil nos colocarmos no lugar de outra pessoa. Contudo, existe uma regra que diz: faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você. Dessa forma, receba seu cliente do mesmo modo que você gostaria de ser recebido.

Seu cliente não tem obrigação alguma de comprar em sua loja. Pelo contrário, ele deve ser conquistado, e cabe a seu negócio fazê-lo. Uma das questões que levam uma pessoa a comprar em determinado estabelecimento é o atendimento de qualidade, que inclui apreço, esclarecimento sobre dúvidas, boa vontade do colaborador e outros pontos.

Caso o cliente, em algum momento, reclamar do atendimento, verifique se realmente houve alguma falha e tente se colocar no lugar dele. A verdade é que há consumidores bastante exigentes que nunca se satisfazem: lidar com eles exige um jogo de cintura maior.

6. Saiba reconhecer o bom cliente

Já imaginou que você pode estar direcionado sua atenção a um cliente que não merece? Pois bem, isso pode acontecer bastante no comércio.

Se você não dá a devida atenção ao cliente bom, que paga corretamente, não cria problemas, faz questão de ser agradável e coerente, correrá o risco de perdê-lo.

Você não deve olhar para aquele cliente que tem mais posses: afinal de contas, de que adianta valorizar um consumidor que é rico, mas que atrasa ou não paga o que deve a sua loja e nem sempre é acessível?

Assim, demonstre reconhecimento pelas compras que seu cliente fez e pelos compromissos honrados. Trate-o bem, sem ser bajulador, e até mesmo ofereça um tratamento diferenciado, como algum desconto em uma futura compra ou por uma indicação que ele tenha feito.

O bom cliente também compreende que seu negócio necessita de dinheiro para funcionar.

Dessa forma, como você viu, fidelizar um consumidor não é uma missão fácil. No entanto, ao se aproximar dele, várias possibilidades surgem, como vendas de oportunidade, vendas adicionais, vendas por impulso, entre outros. Você deve adotar formas de facilitar a compra deles e sempre buscar oferecer produtos e atendimento de qualidade. Agindo assim, certamente o seu negócio vai crescer mais e sua loja se destacará no seu segmento.

Agora que você já conheceu nossas de como fidelizar clientes, compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo!

 

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