Como fazer um pós-venda eficiente? Entenda!

pós-venda eficiente

Ter um pós-venda eficiente é um dos fatores decisivos para fidelizar os clientes em uma loja de materiais de construção. Afinal, não adianta debruçar esforços apenas na hora de vender. Garantir a melhor experiência do consumidor passa também por sua satisfação com os produtos adquiridos e com os serviços prestados pela sua empresa.

Entre as ações de pós-venda que não podem ficar de fora do seu radar estão oferecer o melhor e o que mais se alinha às necessidades do cliente e ser proativo, não esperar o consumidor fazer o primeiro movimento.

Estar sempre disponível para atender, não passar o problema para frente quando houver reclamação e sempre seguir o caminho da transparência também são cuidados importantes para fidelizar os consumidores.

Continue a leitura e veja como fazer um pós-venda eficiente em uma loja de materiais de construção!

Entenda as necessidades do cliente

O primeiro passo para fazer uma ação de pós-venda que realmente se converta em bons resultados para a loja é saber escutar o cliente. Quando o consumidor entrar em contato com sua loja de materiais de construção, seja presencialmente, seja por telefone, procure entender o que ele busca e, principalmente, para qual necessidade.

O vendedor que escuta o cliente, entende seu perfil e, principalmente, procura saber mais sobre o que motiva a compra tem muito mais chances de oferecer o produto certo para cada necessidade, em vez de simplesmente empurrar o item mais caro ou com mais saída.

Para ter sucesso na estratégia, é essencial conhecer bem o mix de produtos da loja para saber qual o item mais indicado para a necessidade que o cliente tem no momento. Afinal, de nada adiantar oferecer uma torneira com design moderno para um consumidor que está reformando um banheiro no estilo retrô.

Entenda o que o cliente precisa e ele sempre voltará a comprar com a sua loja.

Seja proativo

Não são poucos os vendedores que ficam parados atrás do balcão ou nos corredores das lojas esperando serem abordados pelos clientes. Não seja esse profissional!

Ao avistar um consumidor olhando os produtos, seja proativo e vá até ele para entender suas necessidades. Mesmo durante o contato com o cliente, não se restrinja a apenas responder às perguntas. Entenda o cenário da compra, analise o perfil do cliente e, a partir de suas necessidades, avalie o mix de produtos e serviços da sua loja para indicar aqueles que acha mais adequados ao que ele precisa.

Ser proativo passa, também, por ir além do pedido do cliente e pensar sobre produtos e serviços complementares que, claro, estejam alinhados com o perfil e com as necessidades do consumidor.

Uma pessoa que vai à loja de materiais de construção comprar um tanque para sua área externa pode precisar de uma torneira, por exemplo. Mesmo com a venda garantida, analise a possibilidade de acrescentar itens que serão realmente úteis para o cliente e não hesite em entrar em contato, caso receba alguma novidade alinhada ao perfil dele.

Mostre disponibilidade

Para um pós-venda eficiente, é preciso deixar claro para o cliente que você está disponível para ele mesmo após a compra. Certifique-se de que ele tem seu nome, telefone e fale que pode entrar em contato caso tenha alguma dúvida sobre o uso dos produtos adquiridos.

Mesmo durante a venda, é essencial você mostrar que não tem pressa e que está ali para atuar como um consultor em vendas, apoiando o cliente e não simplesmente querendo vender e passar para o próximo consumidor. Não tem nada pior do que ser atendido por uma pessoa que fica olhando em volta, em busca de mais clientes ou apenas querendo concluir logo a venda.

Tenha paciência, responda com clareza todas as perguntas do consumidor e mostre que você está disponível para ele pelo tempo necessário, inclusive, após a compra.

Não passe o problema para frente

Um bom pós-venda é aquele em que a loja de materiais de construção se preocupa com a satisfação do cliente não só após a compra como, também, investe na sua fidelização ao longo do tempo.

Um ponto importante para garantir a melhor experiência é ter a atitude de não passar nenhum problema que o consumidor possa ter para a frente, como se não fosse sua responsabilidade como vendedor.

Quando o consumidor reclamar de algo, é importante que a loja não só responda, como procure ajudá-lo da melhor forma possível. É claro que existem casos em que o problema pode ter que ser resolvido diretamente com o fornecedor. Ainda assim, o vendedor deve se colocar à disposição para qualquer outra dúvida ou procedimento.

Aja de forma transparente

Outra prática indispensável para um pós-venda campeão é sempre agir com transparência, colocando os interesses do cliente em primeiro lugar. Uma situação comum em lojas de materiais de construção é, após uma compra bem-sucedida, o consumidor retornar para fazer uma nova aquisição.

Caso você não possa, por algum motivo, atendê-lo no retorno, seja por falta de produto no estoque, seja por não ter a solução que ele precisa, seja sincero.

Explique a situação e diga que, se for possível, você entrará em contato posteriormente para avisá-lo quando tiver o item disponível. Agir com transparência fortalece sua reputação como vendedor e é uma forma de manter a imagem da sua loja sempre em alta.

Fazer um pós-venda eficiente é essencial para oferecer a melhor experiência para os clientes da loja de materiais de construção. Entre as estratégias que podem ser adotadas estão escutar o consumidor e sempre colocar suas necessidades em primeiro lugar; ser proativo no atendimento e, também, após a venda.

Para manter os clientes sempre fidelizados e vender ainda mais, é importante investir em ações para que a loja permaneça na lembrança dos consumidores. Tenha seu cadastro de clientes atualizado e não deixe de lembrá-los quando houver promoções de produtos que estão alinhados com seu perfil.

Enviar comunicações em datas especiais, como aniversário, e oferecer descontos ou brindes quando o consumidor fizer uma compra grande também são formas de ter um pós-venda eficiente e garantir que os clientes sempre retornarão à loja.

Gostou deste conteúdo? Então, siga conosco e leia também sobre como melhorar a experiência do cliente através do atendimento!

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