Como fazer promoção de vendas no varejo? Aprenda agora!

promoção de vendas no varejo

Fazer promoção de vendas no varejo é essencial para fidelizar ainda mais clientes antigos e atrair novos consumidores para a sua loja. A fim de que a estratégia dê certo, no entanto, é importante seguir alguns passos importantes, como decidir quais serão os produtos que farão parte da promoção e alinhar os custos e a taxa de lucro prevista com a ação.

É fundamental, ainda, investir em promoções que levem à retenção de clientes e tomar alguns cuidados, como não estender a ação e ser transparente em relação aos benefícios oferecidos aos consumidores.

Aprenda como fazer promoção de vendas no varejo para aumentar os lucros da sua loja!

Saiba quem é o público-alvo

O primeiro passo para fazer promoção de vendas no varejo é definir quem será o público-alvo da ação. Serão novos clientes ou consumidores antigos? Que categorias de produtos eles mais compram?

Entender o comportamento do consumidor e responder a essas e outras questões são cuidados essenciais para garantir que sua ação atingirá os resultados esperados.

Ao definir o público da sua promoção, você sabe quanto eles podem pagar pelos itens e entende qual a melhor forma de informá-los sobre as ações.

Consumidores que compram itens mais caros, como produtos de alta tecnologia e design apurado, geralmente preferem promoções com mix que oferece diferenciais em vez de ações que querem conquistar o cliente somente pelo preço. 

Separe os produtos certos para a promoção de vendas

Depois de definir qual o público-alvo que deseja atingir com sua promoção de vendas, é preciso separar os produtos certos para a ação. Para ter sucesso, escolha itens que agradem o tipo de cliente que você quer conquistar e que tenham preço alinhado com o tipo de promoção que será feita na loja.

Escolher bem os produtos é crucial para o sucesso da ação promocional. É muito importante que os itens chamem a atenção dos clientes e criem a percepção de que eles estão fazendo uma boa compra.

Caso decida fazer uma promoção de vendas para escoar produtos de coleções antigas, por exemplo, crie valor para o cliente com uma estratégia que dê algo de positivo para quem fizer uma compra.

O consumidor que comprar um item da coleção antiga pode ganhar desconto em qualquer produto da coleção nova ou, então, ao fazer uma compra, leva de graça um acessório de menor valor.

Independentemente dos produtos escolhidos para a ação promocional e da estratégia utilizada, é preciso investir na personalização. Envie e-mails marketing com o nome do cliente e mostre no conteúdo por que aquela promoção vale a pena para ele, como consumidor.

Alinhe custos e taxa de lucro

Ter sucesso como uma promoção de vendas no varejo passa por alinhar os custos que terá com a ação e a taxa de lucro que espera alcançar. Por isso, antes mesmo de começar o evento, levante quanto terá que investir em divulgação, produção de material, publicidade, brindes etc.

Dessa maneira, você consegue analisar se a ação é realmente viável considerando a taxa de lucro que espera atingir. Se for o caso, analise em que pontos é possível cortar custos. Por que não usar as redes sociais para divulgar a ação em vez criar um catálogo impresso?

Investir em ações no meio digital é uma forma de gerar impacto e atrair clientes com custo relativamente baixo.

​Defina o tempo da ação

É importante ter em mente que toda promoção deve ter uma data para começar e para terminar. Independentemente do seu objetivo com a ação, que pode ser aumentar o volume de vendas ou divulgar a marca da loja, crie um senso de urgência nos seus clientes.

Eles devem entender que a promoção é um evento único e que eles não podem perder a incrível oportunidade que você está oferecendo.

Ao definir o tempo da ação, você leva os consumidores a tomarem suas decisões de compra de forma mais rápida, o que é positivo para aumentar as receitas da sua loja com a promoção.

​Seja transparente em relação aos benefícios

Uma boa promoção de vendas no varejo é transparente em relação aos benefícios que o cliente tem ao comprar um produto durante o período. Um dos piores erros que um lojista pode cometer ao realizar uma ação promocional é enganar o consumidor. Por isso, seja objetivo na sua comunicação e explique, com clareza, os benefícios que ele terá.

Esse cuidado evita criar falsas expectativas no consumidor, que se sentirá enganado ao chegar à loja e ver que a promoção não era aquilo que ele esperava, Nesse sentido, vale a pena apostar em frases curtas, que resumam de forma rápida a ação que seu estabelecimento está fazendo.

Saiba a frequência

Quando a promoção de vendas é um sucesso, é natural que o lojista queira repetir a ação com frequência. No entanto, para manter sua margem de lucro lá em cima, é importante controlar esse impulso e esperar um tempo antes de fazer outra promoção.

O que pode ser feito é alternar técnicas promocionais e produtos. Assim, o cliente percebe que sempre tem motivos para voltar à sua loja, pois há algo interessante acontecendo em todas as visitas. Lembre-se de que gerar valor para o consumidor é essencial.

Agora que você sabe como fazer uma excelente promoção de vendas, é hora de colocar as mãos à obra e planejar sua estratégia.

Defina quem será o público-alvo da sua ação, separe os produtos certos para fazerem parte da ação promocional e não deixe de alinhar os custos que terá com o evento com a taxa de lucro.

É importante ter em mente que as promoções de vendas no varejo são ações importantes não só para conquistar clientes como também para fidelizar os antigos. Ofereça benefícios reais para os consumidores e seja transparente em toda a comunicação relativa ao evento. Dessa forma, você não só aumentará seus lucros, como reforçará a imagem positiva da loja junto aos clientes.

Gostou deste conteúdo? Então leia mais sobre o tema neste artigo que mostra boas práticas para fazer promoção de produtos na sua loja!

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