Como efetuar uma análise de fornecedores de material?

Fazer uma análise cuidadosa de fornecedores de material é um processo essencial para o sucesso de um negócio. Escolher os melhores parceiros é um passo importante e tem impacto decisivo, mesmo que de forma indireta, sobre os resultados da empresa.

Entre os pontos que devem ficar no radar na hora de analisar os fornecedores mais adequados para sua loja de material de construção estão: qualidade dos produtos, capacidade competitiva e conhecimento sobre o que fornece. Cumprir prazos, ter bom atendimento e flexibilidade nas negociações são outros fatores que você deve considerar.

Aprenda agora como efetuar uma análise de fornecedores de material!

Verifique a qualidade dos produtos

O primeiro passo para analisar um fornecedor de material de construção é pelo portfólio oferecido pelo possível parceiro. Confira se o mix de produtos disponibilizado atende às necessidades da sua empresa e, também, se está alinhado com seu público-alvo.

Escolha um fornecedor que venda produtos que atraiam mais clientes para sua loja, além de dar mais status para o estabelecimento. Diversidade é outro ponto importante: o parceiro deve oferecer itens que atendam aos mais diversos setores da sua loja.

Antes de fechar negócio, analise os produtos de perto para conferir pontos como acabamento, durabilidade e design.

Veja a capacidade competitiva

Os melhores fornecedores para sua empresa são aqueles que estão preparados para atender às necessidades do negócio em termos de preço e quantidade.

Nesse sentido, avalie o custo-benefício dos produtos e serviços oferecidos pelo parceiro em potencial e, ainda, se ele tem a capacidade necessária para atender a seus pedidos no prazo que você precisa.

É muito importante se certificar que o fornecedor não vai deixar sua loja na mão, caso você necessite de uma quantidade maior de determinado produto ou precise receber itens em um prazo mais apertado.

Teste seus conhecimentos

Um bom fornecedor de material de construção sabe exatamente o que está vendendo. Conhece as especificações dos seus produtos e sabe indicar exatamente qual é a melhor opção para cada necessidade.

Antes de fechar a parceria, analise se o parceiro consegue passar para você todas as informações necessárias sobre o seu portfólio e ainda indicar os melhores produtos para as necessidades do público da sua loja.

Confira se os catálogos disponibilizados têm qualidade e contam com o conteúdo necessário para ajudá-lo nas suas decisões de compra.

Analise o cumprimento de prazos

De nada adianta o fornecedor ter um mix de produtos incrível se ele não cumprir os prazos acordados no início das negociações. Desconfie caso você demore a obter uma resposta logo no primeiro contato com o parceiro, por exemplo.

Outro cuidado importante é sempre formalizar prazos de entrega e de pagamento em cada pedido que fizer com o fornecedor. Dessa forma, você tem como comprovar caso ocorra algum atraso na entrega.

Avalie o atendimento

O atendimento prestado pelo fornecedor é outro fator que não pode faltar na sua avaliação. Confira os meios de comunicação disponibilizados pelo parceiro e o tempo que ele leva para dar uma resposta. Fornecedores que contam com um canal de vendas interna, por exemplo, já saem na frente por facilitar a forma de comunicação.

Analise se o parceiro resolve processos com agilidade e se se ele tem interesse em indicar o melhor mix para sua loja. Um bom atendimento é aquele que se dispõe a resolver obstáculos com rapidez e também é proativo, informando sobre a chegada de novos produtos que podem ser interessantes para o perfil da sua empresa.

É essencial que os fornecedores não se interessem apenas em vender, e sim que reúnam bom atendimento com qualidade e excelente pós-venda.

Procure por flexibilidade nas negociações

Uma parceria promissora é aquela que é boa para os dois lados. Ao fazer uma análise de fornecedores de material, procure avaliar se a empresa é flexível em suas negociações.

Parceiros inflexíveis em relação a preço, entrega e prazo de pagamento, por exemplo, podem dar muita dor de cabeça no futuro. Procure por fornecedores que ofereçam condições personalizadas e alinhadas com o seu negócio.

Considere a reputação

Ter fornecedores com credibilidade e tradição no mercado é garantia que sua empresa, consequentemente, também terá mais chances de manter uma imagem positiva perante seus clientes.

Prefira empresas com tempo de estrada e com boa reputação entre o público varejista. Assim você reduz as chances de ter decepções no futuro com parceiros que não cumprem o que prometem, tanto em termos de prazo de entrega como de qualidade de produtos.

Pergunte sobre o treinamento de funcionários

Ao efetuar a análise de fornecedores de material, cheque sobre o treinamento que o parceiro fornece para sua equipe. É importante que os funcionários da empresa sejam capacitados, para assim conseguirem prestar toda a assistência que sua loja precisa em suas compras.

Contar com um time altamente treinado é um sinal de que o fornecedor se preocupa com qualidade.

Veja os outros serviços oferecidos

Bons fornecedores são aqueles que oferecem mais do que produtos. Eles agregam valor, disponibilizando para seus clientes serviços extras e outros benefícios. No caso de parceiros na área de material de construção, oferecer assistência técnica e pós-venda ágil, por exemplo, é indispensável.

Na hora de escolher as empresas com as quais vai trabalhar, questione sobre pontos como treinamentos para explicar o portfólio de produtos e assistência oferecida, tanto para a loja quanto para o consumidor final.

Qualidade dos produtos, capacidade competitiva, conhecimento sobre os itens a serem vendidos, cumprimento de prazos, atendimento, flexibilidade nas negociações, reputação e serviços extras são pontos que não podem deixar de ser avaliados na sua análise de fornecedores de material.

Para escolher os melhores parceiros, use a internet a seu favor e pesquise sobre a reputação das empresas, acessando também a opinião de clientes. Outra forma de ter acesso a bons fornecedores é frequentando feiras, congressos e eventos do segmento de material de construção. Peça também indicações de outras empresas que atuam na área. Dessa forma, você reduz o risco de contratar um parceiro que não atenderá às necessidades da sua loja.

Quer mais dicas sobre como escolher os melhores parceiros para loja? Confira como não errar na escolha de fornecedores de material de construção.

 

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