Como calcular a projeção de vendas? Aprenda e ganhe dinheiro através desse método

como calcular a projeção de vendas

Analisar o faturamento de uma empresa é fundamental para a sobrevivência do negócio. Contudo, um gestor não precisa de bola de cristal para descobrir o futuro de sua loja de materiais de construção, basta saber como calcular a projeção de vendas de maneira adequada.

Assim como um plano de negócios, fazer uma boa gestão de vendas consiste em somar o faturamento da empresa em determinado período. Somente dessa forma, a loja terá uma visão completa do fluxo de caixa e, consequentemente, dos seus lucros a médio e longo prazo, podendo aumentar sua renda a partir do resultados encontrados.

Mas por que calcular a projeção de vendas é tão importante para a loja começar a ganhar dinheiro? Para descobrir a resposta, confira a seguir os principais benefícios dessa prática!

Benefícios do cálculo da projeção de vendas

Saber como calcular a projeção de vendas proporciona diversos benefícios, ao trazer uma visão geral das vendas e, consequentemente, do seu negócio. Veja a seguir as principais:

Fornecimento de informações

Toda e qualquer informação dentro de um negócio é importante e faz toda a diferença, não é mesmo? Contudo, embora seja essencial, a melhor maneira de avaliar os números atuais é realizar a projeção de vendas para tomar as melhores decisões no momento.

Desenvolvimento de ações de marketing

Antes de definir quais são as estratégias mais eficientes para determinada campanha é fundamental consultar a projeção de vendas, conciliando as ações com a realidade do mercado, incluindo os concorrentes.

Redução de custos

A saída de vendas está devagar? Então não faz sentido comprar mais produtos para o estoque. Entretanto, essa situação jamais será percebida em uma loja que não analisa o seu faturamento com regularidade.

Projeções assertivas

Quando sua loja sabe que no próximo mês as vendas poderão cair, as chances de se preparar são maiores. O mercado financeiro se mantém em constante mudança, por isso trabalhar com projeções é crucial para evitar momentos de crise e quedas no faturamento.

Está convencido que calcular a projeção de vendas é o melhor negócio para ganhar dinheiro? Mas antes de iniciar sua análise, saiba que existem diferentes métodos que podem garantir uma avaliação completa da sua loja de materiais de construção. Acompanhe as nossas dicas e descubra de uma vez por todas quais são os principais métodos!

5 dicas para calcular a projeção de vendas

Como você pôde ver, o objetivo principal do cálculo da projeção de vendas é ter um controle geral da entrada e saída dos produtos. Para isso, confira 5 dicas para calcular a projeção de vendas:

1. Análise de resultados

Não adianta tentar adivinhar o futuro da loja, sem antes analisar a performance dos meses anteriores. Isso mostra que avaliar as últimas vendas é o caminho mais adequado para alcançar um bom resultado.

Por isso, a projeção de vendas é indicada principalmente para empresas que já possuem um histórico, ou seja, dados que podem ser analisados em determinado período. Entretanto, para colocar esse método em prática, o primeiro passo é avaliar as receitas anteriores e tudo o que já foi vendido até esse instante.

Além dos números, lucros e prejuízos, sua loja também descobrirá os períodos de sazonalidade, quedas e altas e as mudanças no comportamento de compra e mercado atual. Para facilitar, utilize uma planilha para anotar e acompanhar as variações.

2. Análise de ações

Diferente da projeção de resultados, a análise de ações irá avaliar uma situação que ainda não aconteceu. Se sua loja deseja aumentar as vendas nos próximos três meses, por exemplo, deve-se desenvolver uma campanha que te ajude a chegar no resultado tão sonhado.

Contudo, a análise de ações também precisa de dados e objetivos claros, assim como qualquer outro método. Sua loja já desenvolveu alguma ação que trouxe bons resultados? Ótimo! Então analise os resultados da campanha anterior e defina a porcentagem e o tempo necessário que o seu negócio precisa alcançar.

Além disso, a análise de ações é um método que pode ser aplicado em diferentes ocasiões, como promoção de produtos, conquista de novos clientes, aumento das vendas, testes de outras estratégias etc.

3. Projeção de mercado

Mas e se sua loja está começando o negócio agora? Para os iniciantes no assunto, também existem uma alternativa muito eficiente que pode ser útil para quem não possui históricos anteriores ou até mesmo campanhas que possam se basear em novas ideias.

Se o gestor não consegue avaliar seu faturamento ou resultado das ações de marketing, nada melhor do que investigar o mercado econômico e tudo o que faz parte dele, considerando que existem várias informações fundamentais para começar a ganhar dinheiro!

Com isso, antes de tomar qualquer decisão, avalie o comportamento de compra dos clientes, as estratégias dos seus concorrentes, analisando sempre uma empresa que seja similar a sua.

Lembre-se de que, em cada período os resultados podem ser diferentes, então faça pesquisas com frequência e arquive todas as informações para obter um parâmetro de comparação.

4. Análise ponto de equilíbrio

Tratando-se da necessidade de calcular uma projeção de vendas, existem várias técnicas que podem oferecer resultados decisivos para a sua loja de materiais de construção. A análise com ponto de equilíbrio também é uma delas.

Com a ajuda de uma planilha bem elaborada, sua empresa pode transcrever todos os produtos, os valores, os índices de lucro, além de tributos e demais despesas que sejam importantes citar.

Mas, muita atenção: nessa análise não será necessário avaliar históricos passados, sendo importante concentrar-se apenas nos dados relevantes para, assim, apontar quais são os objetivos e metas que pretende alcançar. Dessa forma, o gestor de compras poderá trabalhar com cenários e projeções diferentes de forma presumida e estimada.

5. Análise eficiente

Você quer uma dica muito importante? Seja qual for o método que escolher para calcular a projeção de vendas de sua loja de materiais de construção, sempre trabalhe com informações confiáveis e embasadas em ações, histórico de compras etc.

No geral, as pesquisas e demais informações concretas são o único meio de garantir que os resultados sejam alcançados com êxito. Por isso, evite “chutar” ou simplesmente imaginar alguma porcentagem sem antes descobrir o verdadeiro porquê dela.

Agora que você já descobriu como calcular a projeção de vendas da sua loja de materiais de construção pode colocar em prática as nossas dicas e começar a ganhar dinheiro nos próximos meses!

Gostou de ler o nosso artigo? Então continue aprendendo muito mais com a gente, basta acessar o post “Como a previsão de vendas influencia no setor de compras? Entenda!

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