Como aumentar o fluxo de clientes em sua loja? Confira 5 dicas

Por que alguns negócios conseguem manter um enorme fluxo de clientes, enquanto outros lutam para conseguir levar cada consumidor até a loja? Existe uma fórmula para isso? Tem a ver apenas com preço?

A lógica de vendas mudou por causa da internet, e não são poucos os negócios que vendem em lojas físicas e também no ambiente digital. Sendo assim, o fato de muita gente passar pelo seu estabelecimento não quer dizer necessariamente mais vendas.

Neste artigo, vamos abordar essa relação, demonstrando como o fluxo de clientes em uma loja de materiais para construção não apenas deve ser incentivado, como também melhor aproveitado pelos colaboradores. Leia até o fim!

O que é o fluxo de clientes em um negócio

Em uma época em que parte dos consumidores faz suas compras pela internet, o significado de se dirigir a uma loja física mudou. Não há motivos para dizermos que ela não precisa mais existir, mas é notório que o seu papel passou a ser outro.

Assim, a primeira coisa a se observar é que um maior fluxo de clientes não quer dizer necessariamente mais vendas. Se você vende pela internet e sabe compreender isso, vai evitar a ansiedade com relação ao seu ponto físico.

Se só vende no local, não é muito diferente. A ideia de ter muitas pessoas entrando na sua loja diariamente também passa por ter o fluxo dos clientes certos.

Assim, se a sua localização é muito movimentada, um grande fluxo está garantido, mas ele pode ser composto de pessoas que têm curiosidade pelo que vende, mas não estão no momento de compra. Ou seja, mais fluxo, mais trabalho para os vendedores e poucas vendas.

Assim, tenha em mente que, mais importante que a quantidade de pessoas frequentando a sua loja é a qualidade delas. O objetivo deste texto é ajudá-lo a aumentar o fluxo sem diversificar excessivamente o público-alvo.

Dessa forma, você vende mais, dá saídas no estoque e também pode trabalhar o reconhecimento da sua marca por meio de uma loja física.

Como aumentar o fluxo de clientes na loja

Entender sua loja física por meio do conceito de canais de venda é um ótimo começo para aumentar o fluxo. Hoje em dia, a loja física, mesmo que seja o único lugar onde as vendas se concretizam, é um desses canais.

Assim, as estratégias passam por um site, redes sociais e, muitas vezes, contato com clientes e potenciais clientes por e-mail e SMS, só para citar alguns exemplos. Veja, abaixo, 5 dicas para aumentar o fluxo de clientes na sua loja.

1. Conheça bem o seu consumidor

Existe um pensamento ultrapassado que ainda vemos externalizado por alguns vendedores. Segundo essa lógica, vender mais depende exclusivamente do talento do vendedor, que muitas vezes deve “empurrar” produtos em quem vem até a loja.

Essa mentalidade não apenas não aumenta as vendas como é contraproducente. Os consumidores têm se informado mais, e conseguem discernir muito facilmente o vendedor que ajuda daquele que atrapalha.

Logo, o primeiro, e mais importante, investimento do tempo de um vendedor deve ser para conhecer melhor o perfil de cliente. Suas horas são um recurso escasso e devem ser empregadas com parcimônia.

2. Invista em fidelização

Conhecendo esse cliente, é possível oferecer exatamente o que ele precisa, sem forçar a barra. Quando se sente atendido dessa maneira, reconhece a idoneidade do seu processo de vendas e se fideliza.

Se quiser criar um fluxo de clientes grande e saudável, você deve contar que boa parte dele vai ser constituído de pessoas que já compram com você e voltaram por causa do seu pós-venda. Esse é o cenário ideal e o mais rentável para o seu negócio.

3. Aposte em inovação

Inovar no espaço físico da loja ajuda a chamar a atenção das pessoas. A própria organização dos produtos nas prateleiras, o apelo visual da sua decoração e outros fatores semelhantes impactam quem entra na loja.

Mas esse é só o primeiro passo da inovação. Outro bom exemplo de novidade que vai ser bem-vinda é o planejamento de ações que liga sua loja física a outros canais de marketing digital, como as redes sociais e o site.

Essa sensação de continuidade gera familiaridade nos potenciais clientes, e eles sentem que o ambiente é familiar — uma vez que ele remete a outras experiências que eles tiveram com sua marca online. Vale a pena repetir: a sua loja deve ser a extensão de outros canais.

4. Faça promoções

As promoções têm finalidades das mais diversas: liberar estoque, conseguir novos clientes e trazer mais pessoas à sua loja, por exemplo. Claro que elas são importantes para as vendas, mas você não gostaria de incorrer em um erro comum, que é o de banalizar o papel dos descontos e ofertas.

Se abusar desse recurso, vai fazer seus consumidores pararem de ir à sua loja por conta de promoções, desconfiando de que tudo isso não passa de “papo de vendedor”. Promova os produtos com moderação!

5. Faça uso das redes sociais

Essa dica parece óbvia, afinal, qual é o negócio que não usa as redes sociais hoje em dia? Essas mídias são ótimas para manter contato com os clientes e você pode, por exemplo, aproveitá-las para expor catálogos dos fabricantes e fornecedores. Essa prática cria curiosidade em torno desses novos produtos e pode aumentar o fluxo de clientes, embora não garanta as vendas.

As mídias sociais são canais em que as pessoas aproveitam conteúdo de maneira mais ou menos acidental. Com isso, queremos dizer que você é um entre tantos temas que aparecem diariamente na timeline delas.

Se quiser ser mais assertivo, é interessante pagar anúncios. Eles permitem a segmentação do público-alvo e aumentam as chances de você aparecer para a pessoa certa na hora certa.

Como você deve ter percebido, quando o assunto é o fluxo de clientes em uma loja de material para construção, não basta gerar bons números. É interessante cuidar também de quem você quer levar até lá. Assim, as vendas aumentam por conta do trânsito de mais pessoas e o trabalho que seus vendedores têm para vender para os clientes certos é melhor aproveitado.

Conhece mais alguma dica para aumentar o fluxo de clientes em uma loja? Já usou a criatividade para lançar alguma ação que surtiu efeito? Deixe seu comentário abaixo!

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