Como atrair profissionais de arquitetura e fidelizá-los?

atrair profissionais

Fidelizar arquitetos, bem como outros profissionais da área de decoração, design e até mesmo da construção civil é extremamente importante para manter e alavancar os negócios de lojas e estabelecimentos que comercializam produtos para esses mercados, não é mesmo?

É claro que a fidelização desses profissionais vai influenciar diretamente nos resultados da sua loja e, para que eles sejam positivos, é preciso oferecer um atendimento de qualidade, estar sempre disponível para os clientes e parceiros e mostrar o valor desses relacionamentos para o crescimento de ambos.

Além disso, é importante promover ações diferenciadas para conquistar clientes e parceiros da arquitetura, como programas de incentivo, de pontuação e de brindes, para que eles tenham uma experiência de consumo positiva e desejem, então, repetir mais vezes.

Esse mercado de fidelidade, ou seja, pontos acumulados em programas, é uma ferramenta preliminar que ajuda o lojista a analisar o perfil do consumidor.

Esse mercado teve um faturamento de R$ 3,25 bilhões no primeiro semestre de 2018, sendo que 26,1% desses consumidores foram então absorvidos pelo varejo.

Vale lembrar, ainda, da importância de se ter vendedores e consultores com bastante conhecimento técnico para entender as principais demandas dos arquitetos. Para saber mais sobre as melhores maneiras de atrair profissionais de arquitetura e conquistá-los, acompanhe o nosso conteúdo!

A importância de fidelizar arquitetos

O arquiteto — assim como o designer de interiores — é um importante especificador. É o especialista que estará em contato com a loja de maneira mais constante, já que acompanhará cada detalhe de diversas obras ao longo do ano.

Dessa forma, ter esse profissional fidelizado é, por um lado, uma maneira de manter as vendas, mas também de trazer novos clientes, ou seja, outros especificadores de áreas correlatas de atuação.

Podemos dizer que o arquiteto atua como um multiplicador ao ter uma experiência de consumo positiva e, então, falar bem sobre o atendimento, o serviço prestado para outros colegas de profissão, bem como para os seus próprios clientes — revenda.

As melhores estratégias para atrair profissionais e fidelizar esse público

O reconhecimento do profissional a partir de divulgação de seu nome é uma maneira importante de fidelização. Ou mesmo um sistema de pontuação sobre compras, que pode ser convertido em benefícios, que também é comum de se ver e costuma gerar ótimos resultados nesse relacionamento com o cliente arquiteto.

Mas, antes de tudo, o oferecimento de atendimento de qualidade e facilidades ao trabalho cotidiano do arquiteto são formas muito eficientes de fidelizar o profissional. Aliás, a relação de confiança estabelecida entre a loja e o profissional é a principal forma de fidelização e constrói uma parceria sólida e saudável para ambos.

As campanhas de fidelização são táticas consolidadas no mercado e esperadas pelos profissionais que, atualmente, já estão acostumados a contar com o incentivo. Mas é importante destacar que nada disso tem efeito se não houver um trabalho em paralelo para estabelecer a confiança do especificador na marca de predominância ou da loja e sua equipe.

Erros que devem ser evitados na tentativa de atrair e fidelizar arquitetos

Apostar todas as fichas em campanhas de fidelização, como a pontuação de acordo com compras para serem revertidas em brindes e prêmios — sem oferecer ao arquiteto em geral o respaldo para que seu trabalho seja bem feito e para minimizar problemas com seus então clientes — é talvez o maior erro.

Portanto, antes da fidelização, é preciso ter bons fornecedores, oferecer produtos e serviços de alta qualidade para, após isso, cuidar do bom atendimento, estabelecendo relações de confiança diretamente relacionadas ao consumo.

É importante destacar que esse conjunto de medidas é a base sólida para confirmar o trabalho de fidelização.

Com isso, sua loja ou estabelecimento comercial vai trazer para perto arquitetos renomados, que serão os grandes responsáveis pela especificação de seus produtos. Com isso, profissionais, marcas e revendedores serão capazes de construir, juntos, uma trajetória de sucesso no mercado.

A Deca, enquanto fornecedora, pode ajudar a loja de construção civil a fidelizar arquitetos

A Deca tem, há 24 anos, o Deca Club, que é um clube de arquitetos, designers de interiores, entre outros profissionais, que tem a premissa de oferecer ao profissional informações, atualização quanto aos seus produtos e soluções quanto ao mercado e eventos.

Há cinco anos, depois de ter o Deca Club consolidado, criou o Deca Club Exclusive, que é um programa de incentivo, realizado junto às suas revendas RED e Boutiques Parceria.

Ao longo do ano, o profissional tem premiações intermediárias e, no final do ano, sabemos quem são os profissionais de maior destaque nas regiões e eles comporão o grupo de viagem com a equipe Deca para destinos diversos.

Essa viagem é uma forma de construir e reforçar o relacionamento com o especificador da marca. Além disso, a Deca é uma empresa que investe em desenvolvimento e pesquisa tecnológica para oferecer produtos e serviços de excelência ao mercado.

A empresa, que é referência no mercado de materiais de construção, venceu em 2017 o prêmio Top of Mind Datafolha, que reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros.

Assim, é uma marca que os arquitetos confiam e recomendam para os clientes, considerando que há um significativo mix de produtos, além de uma garantia longa — de dez anos. A Deca também oferece diferenciais para revendedores, como o pedido mínimo inicial de R$1.000,00.

Aliado a ela, é claro, o lojista precisa garantir um bom atendimento e conhecer todo o portfólio de produtos para dar detalhes aos arquitetos e esses, consequentemente, aos clientes finais. A Deca também auxilia o lojista e o arquiteto com materiais promocionais para complementar a decoração, o que serve como uma estratégia de incremento de vendas.

Como são muitas opções de produtos, o lojista deve escolher atentamente, optando pelos mais estratégicos para o seu negócio, inclusive de acordo com as linhas e estilos de decoração mais atendidas pelos arquitetos clientes.

E então? O que achou do nosso conteúdo? Entendeu como é preciso aliar bons produtos, atendimento impecável e campanhas de fidelização para atrair profissionais e conquistar de vez os arquitetos? Para saber mais sobre o mercado de construção civil, cotações e negociações, fique atento às dicas assinando a newsletter da Deca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *