Como aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas?

Oferecer um bom atendimento, ter um mix variado de produtos, entre outros fatores, são ações indispensáveis para aumentar as vendas de qualquer negócio. Contudo, não são as únicas. Saber aproveitar as datas comemorativas durante o ano também é uma estratégia importante para impulsionar os lucros na sua loja de materiais de construção, além de conquistar a fidelização dos clientes.

Em determinadas épocas é natural que os consumidores comprem mais, como no Dia das Mães, na Black Friday e no Natal. Por outro lado, anunciar uma promoção ou decorar a loja de forma temática não são suficientes para obter resultados positivos, já que existem outras maneiras de chamar a atenção do público.

Você quer aumentar o faturamento da sua loja durante as datas comemorativas? Confira então, as nossas dicas e descubra quais são os métodos infalíveis para isso!

Planeje-se com antecedência

O planejamento é o segredo para quem busca otimizar as vendas. A grande vantagem é ter o calendário a seu favor, apontando todas as datas que poderão ser trabalhadas ao longo do ano. Com isso, saber administrar o tempo é a dica para um bom planejamento, em vez de deixar tudo para “última hora”.

Lembre-se que os pequenos atrasos ou a falta de planejamento pode comprometer todo o resultado, impedindo que sua loja tenha tempo para tomar as melhores decisões, prevendo também possíveis contratempos que surjam pelo caminho.

A princípio, se reúna com sua equipe alguns meses antes e defina qual será o público-alvo, que tipos de produtos serão mais atrativos, como está o seu estoque no momento e quais são os descontos a serem ofertados. Preparar a equipe e saber como divulgar a campanha também é importante e faz toda a diferença no final, por isso, é melhor ficar atento.

Prepare a sua loja para o grande dia

A aparência da sua loja conta muito durante as datas comemorativas. Então, se deseja causar uma boa impressão, não se esqueça de que os cuidados com a fachada e com a vitrine são indispensáveis para fidelizar clientes, criando ainda um diferencial entre os concorrentes.

No Dia dos Pais, por exemplo, é válido expor os produtos que têm mais giro, decorar a loja de acordo com a data e trocar a vitrine semanalmente. Considere que esse será o primeiro contato do cliente e que você precisa convencê-lo que sua empresa possui o melhor presente.

Cuidar da iluminação da loja é outro ponto que não pode ser passar despercebido. A falta de luz na entrada, ou até mesmo nos corredores, prejudica a visualização do produto, além de não criar um apelo comercial interessante.

Evite colocar placas agressivas, contendo mensagens grandes ou exageradas. Uma comunicação fluída é o melhor caminho para atrair o seu público-alvo.

Realize promoções e descontos

Se a ocasião é especial, os descontos e promoções são sempre bem-vindos. Entretanto, abaixar os preços não é o único caminho a ser percorrido. Desenvolver outras ações é uma boa saída para inovar e atingir potenciais clientes. Quer saber como?

Uma loja que sorteia brindes ou oferece cupons de descontos para próximas compras, sem dúvidas, sairá na frente dos seus concorrentes. Mais do que preços atrativos, os consumidores estão em busca de novas experiências e isso inclui usar a criatividade e divulgar os seus produtos de forma inteligente.

Existem vários métodos de atrair o público, principalmente em uma loja de materiais de construção. Se você decide promover um evento durante a data especial ou convidar um representante para fazer uma demonstração, já terá grandes chances de cativar os clientes sem investir apenas nos preços baixos.

Cuide da exposição dos produtos

Uma prateleira com produtos bem posicionados é o segredo para aumentar as vendas durante algumas datas. Isso mostra que a organização é imprescindível para mostrar aos clientes quais produtos estão em estoque, os modelos disponíveis para venda e até permitir que ele encontre um produto que necessita.

Nas datas comemorativas, o cuidado ainda precisa ser maior. Por isso, outra dica importante que não pode ser ignorada é com relação ao posicionamento de cada produto. Misturar as caixas de parafusos com as tintas, por exemplo, é uma atitude totalmente equivocada que pode confundir o seu consumidor, influenciando-o ao não fechamento da compra.

Uma loja de materiais de construção precisa levar a sério outros pontos na exposição dos seus produtos, como cor, iluminação, distribuição de prateleiras, gôndolas organizadas e ilhas que possam destacar produtos de alto giro, que também sejam interessantes naquela determinada época do ano.

Invista em ambientes montados

A ambientação em uma loja é fundamental para proporcionar experiências para o seu cliente. A tintura de uma parede, por exemplo, pode ser melhor percebida quando existe um cenário que mostra a posição dos móveis e a entrada de luz. Ao ter essa demonstração, o consumidor terá um motivo a mais para a compra.

Consiga boas negociações

Para que sua campanha alcance resultados positivos, você precisará contar com a ajuda de um grande aliado: o fornecedor. Por meio de boas negociações, sua loja pode estipular valores melhores em suas promoções, assim como formas de pagamentos e prazos mais adequados.

No feriado, ter esta vantagem para o cliente faz toda a diferença, já que ele está à procura de benefícios de compra, acima de tudo. No entanto, lembre-se que essa negociação precisa acontecer com antecedência, além de ser bem planejada. Para isso, faça cotações com diferentes representantes, considerando o melhor preço e qualidade.

Divulgue com antecedência

O seu cliente precisa saber das novidades que acontecem em sua loja de materiais de construção. Somente por meio de uma boa divulgação é possível manter a loja sempre lotada nas épocas de festividades.

Além da propaganda tradicional, envolvendo a distribuição de panfletos ou carro de som, é essencial marcar presença no meio digital, criando uma página nas redes sociais, investindo em fotos de boa qualidade e também  em anúncios pagos. Dessa forma, você vai impactar o maior número de pessoas com suas ações.

Está preparado para alcançar bons lucros durante as datas comemorativas? Então, aprenda quais são as boas práticas de como fazer uma promoção de produtos para sua loja.

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