Como a previsão de vendas influencia no setor de compras? Entenda!

previsão de vendas

Também conhecida como projeção de vendas, a previsão de vendas é uma avaliação feita para estabelecer uma projeção de vendas para um período, que pode ser um mês, um trimestre, um semestre ou um ano.

Importante para qualquer organização, ela é feita a partir de uma análise das tendências de mercado, estimativa de vendedores e das vendas realizadas nos períodos anteriores.

Feita por etapas, a previsão de vendas ajuda a empresa a preparar-se para que ela se adapte ao orçamento e ao volume de vendas do futuro, além de gerar alguns benefícios para o setor de compras. Quer entender melhor o assunto? Então,continue a leitura!

A importância de implantar a previsão de vendas

Tanto o excesso, quanto a falta de estoque, podem causar prejuízos a uma loja de material de construção. Ainda assim, nem todos os estabelecimentos mantêm um controle e realizam a previsão de vendas. Com isso, eles acabam fazendo os pedidos sem conhecer completamente a demanda.

Ao estimar a quantidade da demanda futura com precisão, os riscos de sobrar ou faltar produtos é reduzido drasticamente. Porém, não é somente este o motivo pelo qual sua loja deve adotar a previsão de vendas o quanto antes.  Ainda há outros motivos que listamos a seguir:

Evita prejuízos

Ao prever as vendas, é possível controlar o estoque de forma mais eficiente. Isso porque será possível evitar o acúmulo de produtos parados no estoque, além de reduzir os custos, por evitar a compra de mais materiais do que é necessário.

Prepara metas mais realistas para a equipe de vendas

Ter em mãos uma projeção de vendas possibilita que sejam traçadas metas mais realistas para o planejamento, além de transmitir informações mais certeiras à equipe de vendas.

Com isso, a motivação e o preparo dos colaboradores aumentam, trazendo benefícios para eles e para o estabelecimento.

Proporciona a construção de ações de marketing mais eficientes

A área de vendas sempre deve andar ligada a área de marketing. Alinhar as estratégias faz com que as ações de marketing sejam mais eficientes e apropriadas a cada período.

Por outro lado, as ações de vendas são acompanhadas e controladas, proporcionando uma visão da sustentabilidade da empresa e avaliando a possibilidade e as formas de manter ou aumentar a cartela de clientes.

Ajuda a conhecer os períodos de baixas e altas em vendas

Com a previsão em mãos, o estabelecimento pode se preparar para períodos em que as demandas estão mais altas ou mais baixas. Isso é muito importante para que o controle de estoque e os recursos destinados a compra de materiais sejam melhores aproveitados.

Facilita a apresentação de uma proposta para o banco

Supomos que chegue em um determinado momento que a empresa precisa expandir e vai solicitar um empréstimo no banco. Demonstrando por meio de números reais o acompanhamento da previsão de vendas, a possibilidade de o valor ser concedido é muito maior.

Afinal, será possível demonstrar como o investimento terá retorno e uma estimativa de tempo que a dívida levará para ser quitada.

Como fazer uma boa previsão de vendas

A boa previsão de vendas não é feita com base em achismos. Para funcionar com excelência, ela deve ser feita por etapas e analisar fatores que, ao final, poderão ajudar a determinar as necessidades do período estipulado.

Confira agora um passo a passo para fazer uma previsão mais eficiente.

1. Acompanhe a economia do país e as mudanças de consumo

A análise do mercado contribui com respostas sobre o futuro da economia. Quando há uma previsão de que as pessoas reformem mais suas casas durante datas comemorativas, por exemplo; essa previsão é um fator que deve ser considerado.

Leve em consideração as estratégias da empresa

Outro fator a ser considerado são as estratégias previstas para os próximos meses. A loja aumentará a variedade de produtos ofertados? Passará a vender algo que não está diretamente relacionado ao mercado, mas é procurado pelos clientes? Deixará de vender algum produto com pouca saída?

Questões como essas precisam ser devidamente incluídas na análise para permitir uma previsão mais certeira. Além disso, se a intenção da empresa for expandir, aumentar os preços, mudar-se para um espaço maior ou qualquer outra ação, isso impacta diretamente na previsão das vendas e também deve ser levado em consideração.

2. Considere os recursos disponíveis

Realizar uma análise da quantidade de vendedores, valores investidos em publicidade e necessidade de redução de gastos é uma forma de verificar as possíveis interferências no controle de estoque.

3. Adote um método para colocar a previsão de vendas em prática

O próximo passo é adotar uma forma para colocar essa análise em prática. Existem softwares disponíveis que calculam os valores e geram relatórios para estipular a demanda mensal. Caso não seja possível investir em um software, também há como fazer uma planilha no Excel para acompanhar os dados e gerar a previsão.

4. Faça o levantamento de informações

Depois de ter definido um método para prever as vendas, a loja deve levantar as informações, como dados de vendas realizadas em períodos anteriores.

Conversar com os colaboradores das áreas de vendas e de marketing também pode ajudar a obter uma visão mais abrangente do processo de venda e das necessidades que ele demanda.

5. Acompanhe a projeção e altere dados quando necessário

A projeção de vendas não é um processo feito apenas uma vez e depois mantido. Na verdade, ela precisa se ajustar sempre que for necessário, já que os fatores que interferem nos dados mudam constantemente.

Além disso, existem diversos métodos que podem ser adotados conforme as necessidades do negócio. Caso o método adotado não esteja sendo eficiente, será necessário alterá-lo.

O impacto do processo no setor de compras

Quando o setor de compras conhece a demanda da loja de material de construção, ele consegue realizar o controle de modo que os produtos não faltem, nem sejam desperdiçados.

O acompanhamento da entrada e saída de produtos reduz custos e ajuda a aumentar os lucros, sem contar com a melhora da organização do estoque e da satisfação dos clientes. Sendo assim, pode-se dizer que a previsão de vendas não é somente necessária, como também essencial para este departamento.

Sua loja já faz previsão de vendas? Quais benefícios você acha que pode obter com a implementação desse processo? Deixe sua resposta nos comentários!

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