De atendente à gestão: como subir na carreira de vendedor em uma loja de construção civil?

carreira de vendedor

Quem deseja seguir uma carreira de vendedor precisa de muito mais do que uma boa lábia. Ao contrário do que muitos pensam, não é só a habilidade de persuasão que leva esta carreira adiante, mas sim uma grande combinação de conhecimentos que entregam um atendimento impecável.

Atualmente, para ser um vendedor de destaque, é preciso ir além e entregar uma experiência quase perfeita para o cliente. Para isso, algumas habilidades como conhecer profundamente o setor em que atua e os produtos que vende, facilidade de negociação, empatia e honestidade são fundamentais.

Porém, para se tornar um gestor, é preciso desenvolver algumas capacidades diferenciadas. Entre elas, podemos citar facilidade de lidar com números, organização, liderança de equipes. A boa notícia é que, com dedicação, todas estas habilidades podem ser adquiridas.

Para ajudar nessa missão, listamos 7 dicas importantíssimas para quem quer se destacar na carreira de vendedor e conquistar um cargo de gestão e obter o sucesso profissional que tanto deseja. Confira!

1. Agir como um líder

Muitas pessoas acham que para liderar é necessário ter um cargo de gestão, mas isso não é verdade. Em geral, funcionários com perfil para ser chefe costumam apresentar essas habilidades muito antes de conseguirem o cargo para isso.

Para agir desta forma é preciso buscar um bom relacionamento com todas as pessoas de interesse para a empresa: clientes, funcionários, fornecedores e proprietários. Motivar seus semelhantes a trabalharem em grupo e em sincronia vai ajudar a obter resultados. Se posicionar como um mediador durante os conflitos ainda demonstra uma proatividade que costuma ser muito bem vista.

2. Se comunicar bem

No dia a dia de um vendedor, boa parte do trabalho é feita por meio da fala. Por isso, se esforçar para usar um português correto e, principalmente, acessível ao público-alvo da loja costuma ter bons resultados.

Porém, para ser um bom gestor, é preciso desenvolver também a habilidade de falar em público e de escrever de forma correta. Este conhecimento é essencial para que você possa representar a empresa em diversos ambientes e passar uma boa impressão. Afinal, é através da comunicação que o funcionário consegue passar a mensagem que o negócio deseja.

3. Saber negociar

A arte da negociação está presente em diversas etapas de uma carreira no comércio. É preciso aproveitar cada uma dessas oportunidades para saber ceder e ganhar sem perder de vista os objetivos da empresa.

Como gestor, as negociações vão ocorrer não somente com os parceiros de negócios da empresa, mas também internamente. Saber negociar um aumento de salário de funcionário é tão importante quanto fechar um grande pedido de um fornecedor. Por isso, trabalhar esta habilidade em diversas esferas da sua vida vai ajudar estar preparado para estes momentos.

4. Buscar um curso de gestão

As capacidades de relacionamento interpessoal são relevantes, mas na hora de escolher alguém para tocar o negócio, seu chefe vai buscar alguém que saiba colocar a mão na massa e garantir a saúde financeira da loja.

Então, se você almeja este cargo, é hora de aprender como administrar uma empresa. O método mais tradicional é buscar uma faculdade de administração de empresas, que oferecerá uma formação completa. Porém, se preferir, existem também os cursos técnicos e até mesmo pós-graduações, para quem já é formado em uma faculdade.

Se um curso longo ainda não se encaixa na sua rotina, você também pode buscar o conhecimento de outras formas, como blogs sobre administração, YouTube de especialistas e cursos grátis online! O importante é dedicar uma parte do seu tempo livre para aprender como gerir uma empresa e conseguir bons resultados.

5. Melhorar a produtividade

Uma boa forma de chamar a atenção do seu empregador é mostrar que você é capaz de fazer mais com menos. O Brasil é um país com uma economia muito instável. Por isso, essa habilidade sempre vai ser importante para o sucesso.

Crie a rotina de se colocar no lugar do proprietário e pensar como a loja pode reduzir os custos sem impactar no atendimento ao cliente. Por exemplo, que tal aproveitar a sua experiência como vendedor para sugerir quais itens poderiam ser excluídos do mix de produtos ou descobrir como vender mais em qualquer período do ano? Ele com certeza vai gostar de saber que tem um funcionário que se importa com dinheiro que está mal investido.

6. Ser inovador

Empreendedorismo é a palavra de ordem para as empresas modernas. Você pode e deve procurar trazer este tipo de atitude para dentro da empresa.

Para ser empreendedor é preciso estar interessado no negócio. Busque se sentir como o dono da loja e descobrir diariamente uma forma de atender melhor ao seu cliente e obter resultados melhores. Você pode começar este processo pensando em formas de resolver problemas antigos da empresa, como os gargalos de atendimento.

Quando pensar em uma solução, não se esqueça de passá-la adiante. Conforme suas ideias forem postas em prática, você ganha reputação para se tornar o novo gestor da empresa.

7. Treinar a inteligência emocional

Uma trajetória de crescimento tem seus altos e baixos, assim como a carreira de gestor. Estar preparado para momentos de profundo estresse e desânimo vão te tornar um profissional melhor e mais desejado pelas empresas.

Optar por agir com serenidade nas fases de tensão, com muita resiliência para continuar buscando os objetivos apesar dos desafios, vai trazer benefícios para a sua carreira em qualquer setor que você pense em atuar. Essas habilidades garantem a sua sanidade mental e também são responsáveis por uma tomada de decisão mais tranquila, especialmente em momentos de crise, o que é essencial para um gestor.

Se você ainda não consegue agir desta maneira, algumas ferramentas podem ajudar: aplicativos de meditação, coaching de inteligência emocional e até mesmo atividades físicas ajudam a manter o estresse em níveis mais baixos e agir de maneira racional nas adversidades.

Todo profissional deseja progredir em sua carreira, mas para conseguir estes resultados, é preciso se destacar. O primeiro passo, que é buscar conhecimento sobre como evoluir no trabalho, você já deu. Agora só falta identificar quais pontos fazem mais sentido para você e aplicar as nossas dicas. Com um bom trabalho e muita dedicação, sua carreira em vendas só vai se fortalecer!

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