Cadeia de suprimentos: qual o papel do gestor de compras nesse processo?

cadeia de suprimentos

Uma máquina só consegue operar quando todas as peças estão funcionando corretamente. O mesmo acontece com a cadeia de suprimentos de uma loja de materiais de construção. E para que todas as operações estejam interligadas e ofereçam os melhores resultados, a presença de um gestor de compras é obrigatória em cada etapa.

Desde a negociação com o fornecedor até a satisfação de um cliente, um gestor de compras precisa saber como gerenciar e supervisionar sua equipe, emitir e analisar relatórios, desenvolver novas estratégias, entre outras decisões que precisam ser tomadas para garantir o sucesso dos negócios.

Embora a venda seja uma das etapas mais importantes para qualquer empresa, saber como comprar é indispensável, já que todo o lucro depende disso! E para facilitar o trabalho do gestor de compras, vamos dar dicas incríveis sobre o funcionamento de uma cadeia de suprimentos e como torná-la eficiente. Fique atento a cada detalhe!

Faça um planejamento com antecedência

Desenvolver o planejamento estratégico é o primeiro passo para uma gestão eficiente. Como sabe, existem vários processos que exigem a atenção de um gestor, mas para obter o controle de tudo é necessário se programar com antecedência, conhecer todas as áreas envolvidas e as pessoas que fazem parte dela.

Lembre-se de que, reunir todas as informações de cada operação é o ponta pé inicial, mas antes é preciso se organizar para conseguir visualizar as verdadeiras necessidades da loja. Uma boa sugestão é conhecer primeiro todas os departamentos da loja, faça uma visita informal a cada um e converse pessoalmente com cada funcionário.

Ao conhecer a loja por completo, fica mais fácil definir os objetivos e metas para desenvolver um planejamento estratégico eficiente.

Controle as compras junto aos fornecedores

O sonho de qualquer loja de materiais de construção é realizar muitas vendas durante o ano inteiro, não é mesmo? Mas para que isso aconteça é necessário ter mercadorias que possam atender o cliente de imediato, ou seja, é essencial manter o estoque abastecido e sem a intervenção do fornecedor é impossível fazer isso.

Contudo, antes de realizar qualquer pedido, um gestor de compras precisa colocar em prática outras habilidades que incluem uma boa negociação. Isso mostra que, nem sempre o preço baixo é o único fator que influencia o acordo.

Por isso, além do custo-benefício, analise também junto ao fornecedor os prazos oferecidos, a qualidade do produto, as condições de pagamento, a sua credibilidade no mercado, entre outras questões que podem beneficiar ou prejudicar os clientes da loja.

Em resumo, assim como o gestor de compras, o fornecedor tem um papel decisivo em uma cadeia de suprimentos eficiente, sendo necessário estabelecer sempre uma relação confiável, avaliando ainda outros potenciais concorrentes.

Mantenha o estoque organizado

Um estoque desorganizado é o pesadelo de qualquer loja de materiais de construção. Ainda que um gestor faça boas negociações com o fornecedor, se o armazenamento dos produtos deixar a desejar, a cadeia de suprimentos pode ser comprometida.

Para evitar qualquer conflito, a gestão de compras precisa acompanhar de perto cada processo e isso significa conseguir atender o cliente de imediato com o produto que deseja.

Vale lembrar que, além do armazenamento, é preciso avaliar a quantidade de produtos estocados, a sazonalidade, as peças de alto e baixo giro e os índices de desperdícios que também afetam o fluxo de caixa da loja.

Em outras palavras, sem a intervenção de um gestor de compras é impossível controlar o estoque, realizar inventários eficazes e prever situações a médio e longo prazo. Então contar com a ajuda da tecnologia é uma ideia que faz toda a diferença para a organização.

Mantenha a comunicação como prioridade

Já imaginou o que acontece quando um gestor não é informado que determinada matéria-prima está com defeito? Uma série de problemas pode ocorrer mediante a falta de comunicação em uma loja. Por isso, manter todos os departamentos integrados é a única maneira de tomar as melhores decisões.

Embora seja um desafio, o gestor pode contar com o auxílio de algumas ferramentas que facilitam a comunicação, principalmente quando ela envolve uma equipe grande. Além do e-mail, as informações e demais notificações sobre as etapas de uma cadeia de suprimentos podem ser compartilhadas através de aplicativos online, softwares e até mesmo redes sociais.

Diante do avanço da tecnologia, um gestor pode conversar com um funcionário a quilômetros de distância e acompanhar a rotina da loja de outro lugar, por exemplo. Aproveitar esses benefícios é crucial e torna a comunicação uma poderosa ferramenta de gestão.

Automatize os processos na cadeia de suprimentos

No mundo dos negócios, a tecnologia é o principal aliado de um gestor de compras bem preparado. Entretanto, a fim de tornar a cadeia de suprimentos um sucesso, onde todas as etapas estejam em perfeito funcionamento, o gerente tem outra responsabilidade que não pode ser adiada: a de automatizar os processos.

Por meio da tecnologia é possível reunir as informações em uma mesma plataforma ou interface, ter dados mais confiáveis, manter o estoque em dia, reduzir falhas humanas e otimizar o tempo, acima de tudo.  

Além disso, para se ter uma automação eficiente é necessário investir em softwares avançados que ofereçam exatamente o que sua loja precisa. Lembre-se então de pesquisar quais são as melhores opções do mercado, realizando sempre treinamentos para executar a ferramenta com praticidade e conhecimento.

Foque na satisfação do cliente

O consumidor é a peça-chave de uma loja de materiais de construção, assim como qualquer outro negócio. Por isso, garantir sua satisfação também é uma das principais responsabilidades de um gestor. Em cada etapa de uma cadeia de suprimentos, o cliente está presente de forma subjetiva, então manter o foco em sua satisfação é a principal missão de um gestor de compras.

Anotou todas as dicas para desenvolver uma cadeia de suprimentos de sucesso? Percebeu o quanto o gestor de compras tem um papel decisivo em cada processo dentro da loja de materiais de construção?

Então continue lendo nossos artigos e aprendendo muito mais! Para descobrir mais sugestões incríveis, leia o nosso próximo post “Boas práticas no gerenciamento da cadeia do fornecimento“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *