Cadeia de fornecimento responsável: entenda como funciona essa iniciativa da Deca

cadeia de fornecimento responsável

Você conhece o conceito de supply chain? Esse conceito pressupõe que todas as empresas atuam em uma rede interdependente, portanto nenhuma organização está completamente emancipada no mercado. Dos fabricantes aos revendedores de materiais de construção, estão todos juntos nessa engrenagem.

A DECA leva o conceito além, desenvolvendo a cultura da cadeia de fornecimento responsável. O que é isso? Descubra em nosso post!

Cadeia de fornecimento responsável: o que é isso?

Uma cadeia de suprimentos que age com responsabilidade é aquela que, em primeiro lugar, reconhece que nenhuma marca age sozinha. Nessa cadeia de empresas interdependentes entram todas as partes que permitem a fabricação, comercialização e entrega do produto ao consumidor final.

Quando se fala em cadeia de fornecimento responsável, é preciso considerar não apenas o trabalho da DECA, mas de toda a marca Duratex. O programa considera desde os primórdios da supply chain — quando a matéria prima é processada, extraída e modelada — até o pós-fábrica, quando o produto é vendido ao consumidor.

Quem ela envolve?

Uma cadeia de fornecimento responsável não se trata apenas do fornecedor, mas de todos aqueles participantes ativos na entrega do produto ao cliente. Cada integrante dessa rede de abastecimento pode agregar valor para os negócios, mas também para o âmbito social e stakeholders. Para entender o conceito, é preciso considerar todas as partes atuantes nesse processo.

A iniciativa é, em primeiro lugar, socioambiental. Uma supply chain consciente conhece as demandas de seus consumidores e não se excede, evitando desgastes à natureza. Com a gestão de compras, os varejistas garantem que vão consumir apenas as quantidades estritamente necessárias para atender às demandas do consumidor.

Sabe-se que esse cuidado com a preservação do meio ambiente tem influência sobre os indicadores de mercado, influindo na perenidade do negócio e em seu desempenho futuro. Portanto, pensar de maneira responsável aquilo que é fabricado, vendido e entregue ao comprador significa agregar valor para a empresa.

Como a DECA utiliza a cadeia de fornecimento responsável?

O negócio da DECA possui fornecedores que compõem, hoje, um programa sólido de parceiros. Na Duratex, além de várias iniciativas de sustentabilidade, os fornecedores são reconhecidos como parceiros do negócio. Afinal, nenhuma empresa atua isoladamente, mas sempre em uma rede interdependente.

A Duratex nutre cerca de seis mil fornecedores de suprimentos para todos os negócios, cerca de mil destes que atendem ao negócio da DECA e, dentro desse número, há um montante de fornecedores estratégicos, ou seja: aqueles que podem trazer valor para o negócio.

A Duratex os avalia em uma matriz que leva em conta quesitos de risco (risco de imagem, de ruptura de fornecimento e impacto no negócio), a relevância do custo, a relevância da matéria prima, se o fornecedor é exclusivo ou não, dentre outros aspectos. São selecionados aqueles considerados críticos para o negócio e, sobre eles, há um trabalho intenso de manutenção.

Como funciona o programa?

O programa de gestão não pensa em um corte de fornecedores, mas em desenvolver os potenciais competitivos das empresas que atuam como parceiras da Duratex.

A marca trabalha com esses fornecedores ao longo do ano; a DECA tem fornecedores com stands acima de 500 mil reais por ano até fornecedores com milhões anuais. Tudo depende do tipo de produto ou serviço e do volume de compras. Todos esses fornecedores, independentemente de seu tamanho, podem ter potencial de agregar valor à marca, e por isso são gerenciados de perto.

O Programa de Gestão de Fornecedores da Duratex cumpre um ciclo anual, que envolve o preenchimento de questionário que avalia questões socioambientais em cinco categorias: mineração, indústria, logística, serviços e utilities (energia, tratamento de água, gás, etc.). Esse questionário ajuda a verificar pontos interessantes sobre cada parceiro. Com a avaliação, é possível perceber os pontos positivos dos fornecedores.

Quando a empresa dá o feedback de desempenho para o fornecedor, ele tem a oportunidade de promover melhorias. Quando se fala em cadeia de fornecimento responsável, questiona-se toda a estrutura do negócio, buscando um sistema de cooperação mútua. Como a parceira pode manter um relacionamento de longo prazo com a Duratex?

Outra questão interessante é que, quando esse trabalho é realizado com cooperação, o fornecedor consegue se estruturar melhor e atender a demandas de outros contratantes, porque ele cumpre os requisitos gerais solicitados hoje pelo mercado. Isso ajuda a maximizar essa geração de valores compartilhados.

Como os lojistas se beneficiam da cadeia de fornecimento responsável?

O modelo de cadeia de fornecimento responsável não impacta positivamente apenas a Duratex e suas marcas ramificadas. O lojista fornecedor também sai em vantagem com a previsão de vendas, as consultorias e avaliações periódicas da DECA.

Avaliação de resultados

A DECA se preocupa em consultar se seus parceiros possuem um programa estruturado de desenvolvimento de funcionários, o que já se sabe que impacta na qualidade do produto final, além de todos os benefícios determinados pelo setor de Recursos Humanos.

Porém, não é apenas o capital humano dos fornecedores que sai impactado pela cadeia responsável. Os lojistas veem aumento em seus resultados quando são engrenados na supply chain consciente. Quando um varejista consegue ter uma melhoria de performance, todos os outros envolvidos saem beneficiados. Por isso, a DECA preocupa em valorizar todas as pontas da cadeia de fornecimento.

Consultoria especializada

A DECA atua com uma consultoria especializada que dá suporte para a sua cadeia de fornecimento responsável. Sendo assim, o fornecedor recebe visitas periódicas, obtendo uma consultoria gratuita, já que os consultores vão até o negócio para avaliar seus prós e contras e dar um feedback sobre aquilo que pode ser melhorado. Isso agrega valor para o negócio do lojista.

Avaliação periódica

A DECA também se preocupa com a avaliação dos fornecedores que se aderem melhor às questões socioambientais e legais. Esses parceiros passam a ter um equilíbrio financeiro maior.

Com os dados da consultoria em mãos, a empresa elabora todo um levantamento relacionado aos índices de liquidez corrente e geral do parceiro. É possível notar que os parceiros com melhores notas em questões socioambientais e legais conseguem ter um equilíbrio financeiro maior.

O lojista consegue se manter em acordo com as melhores práticas do mercado, porque também são avaliadas questões de conformidade (CND e licenças, por exemplo). A partir do momento que o fornecedor tem esse retorno sobre seus processos, outras empresas terão mais segurança para fechar parcerias com ele.

A sua empresa já trabalha com uma cadeia de fornecimento responsável? Os lojistas que atuam em acordo com os princípios da DECA geram resultados sólidos para seus negócios? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *