Boas práticas para retenção de clientes em sua loja

Manter um cliente é mais barato e rentável para uma loja do que conquistar um novo. A premissa não é nova, mas nem por isso é menos importante.

A retenção de clientes deve ser prioridade para lojistas de todos os segmentos. Afinal, um consumidor fidelizado não só compra constantemente no estabelecimento como, também, o indica para amigos e familiares.

Entre as práticas indispensáveis para reter clientes em sua loja estão:

  • oferecer atendimento personalizado;
  • proporcionar a melhor experiência de compra;
  • capacitar a equipe de atendimento e vendas;
  • investir em ferramentas que facilitem o trabalho do dia a dia;
  • pedir feedback dos consumidores;
  • criar programas de fidelidade adequados para seu público também são ações que não podem ficar fora do seu radar.

A Deca quer ajudar sua loja a ter mais sucesso. Por isso, continue a leitura e saiba como adotar todas essas práticas a partir de hoje!

Ofereça atendimento personalizado

Cada cliente é único e deve ser tratado como tal. Por isso, uma das melhores práticas para aumentar a procura da sua loja e reter clientes é oferecer um atendimento personalizado, alinhado com os desejos e as necessidades de cada consumidor.

Ao ter foco na resolução do problema de cada pessoa, você aumenta as chances, não só de fechar uma venda, como também de conquistar um cliente fiel.

Nesse sentido, oriente sua equipe a escutar o que o consumidor precisa e, mais do que oferecer o produto ou serviço disponível na sua loja, buscar atender às necessidades específicas da pessoa.

No discurso de vendas, mostre como o que você comercializa pode ser útil para o cliente e ensine como ele pode aproveitar ao máximo a aquisição, inclusive, a longo prazo.

Proporcione a melhor experiência de compra

Para reter clientes não basta realizar uma boa venda. É preciso pensar na experiência de compra que o consumidor terá como um todo. Com isso em mente, é importante ir além do ponto de venda e gerenciar todas as formas de relacionamento com as pessoas.

Ter um site em dia, responder às perguntas via redes sociais e se certificar de que a experiência é a melhor possível, tanto no pré quanto no pós-venda, são cuidados essenciais.

Ofereça formas de contato diversas para atender a diferentes perfis de consumidores e trabalhar ativamente para sua fidelização. Disponibilizar serviço de atendimento por e-mail, telefone e WhatsApp, por exemplo, garante que a pessoa conseguirá falar com a sua loja da forma mais conveniente para ela.

Capacite a equipe de atendimento e vendas

Outro passo importante para garantir a retenção de clientes em sua loja é investir na capacitação da equipe de atendimento e vendas.

É essencial que todos os funcionários estejam preparados para atender os consumidores com qualidade e eficiência. Para isso, aposte em treinamentos não só sobre os produtos e/ou serviços comercializados na loja, mas também sobre temas como atendimento ao público, liderança e negociação.

É importante também ficar atento ao que a concorrência está fazendo em termos de atendimento e retenção de clientes. Faça um benchmarking e veja o que pode ser adaptado para sua loja.

Saber o que acontece no mercado é um cuidado importante para manter sua empresa atualizada e se certificar que seus clientes têm acesso não só aos melhores produtos, mas também às melhores técnicas de vendas e atendimento.

Invista em ferramentas para otimizar o trabalho

Use a tecnologia a favor da sua loja. Para reter clientes, não hesite em recorrer a sistemas como o Customer Relationship Management (CRM), que permitem conhecer melhor o perfil dos seus consumidores e ter acesso a informações importantes para manter um bom relacionamento com eles, como últimas compras, produtos e serviços que eles costumam comprar, etc.

Investir em ferramentas do tipo também é uma forma de diferenciar os clientes que valem a pena daqueles consumidores que, talvez, não sejam as melhores apostas para sua loja.

Use o CRM para saber quem são as pessoas que não criam problemas, pagam em dia e são acessíveis. Depois de identificar quem faz parte desse grupo, demonstre que reconhece as compras que cada cliente fez e que valoriza seu relacionamento com a loja.

Trate esses consumidores de forma diferenciada e cogite, até mesmo, oferecer mimos, como descontos em uma compra futura ou um brinde exclusivo para ele.

Peça feedback dos clientes

Saber o que os clientes pensam da sua empresa é fundamental para estabelecer um relacionamento longo com eles.

Nesse sentido, não espere que as críticas dos consumidores cheguem até sua loja: tome a iniciativa e corra atrás do feedback das pessoas para descobrir a percepção que elas têm da sua marca. Para isso, invista em canais de contato, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e ferramentas como urna de sugestões e pesquisas de opinião.

É importante, ainda, incentivar sua equipe de atendimento e vendas a perguntar para o cliente sobre a experiência que ele teve com a empresa. Abra o máximo possível de vias de comunicação para entender o que seu consumidor pensa.

Crie programas de fidelidade

Criar um programa de fidelidade é uma forma de valorizar clientes que sempre vão a sua loja. Uma iniciativa simples é criar um cartão para registrar cada compra feita pelo consumidor a partir de determinado valor.

Quem completa o cartão pode ganhar descontos na próxima compra ou escolher um brinde, por exemplo. A estratégia, apesar de simples, incentiva o cliente a sempre voltar na sua loja, pois ele sabe que desfrutará de benefícios por ser fiel.

Uma tática comum é definir um volume de produtos vendidos. A partir desse limite, o consumidor já ganha um bom desconto ou vantagens, como receber sua compra em casa sem custo adicional.

Os programas de fidelidade podem ajudar na retenção de clientes em sua loja. No entanto, é preciso planejar bem as iniciativas para não sofrer o efeito reverso.

Estratégias que não são bem conduzidas podem fazer com que sua loja perca consumidores em vez de torná-los fiéis. É preciso oferecer benefícios que sejam realmente relevantes para os clientes. Além disso, o resgate de prêmios ou de descontos deve ser o menos burocrático possível.

Aposte nessas boas práticas para retenção de clientes em sua loja, atenda cada vez melhor e garanta um aumento expressivo nas suas vendas.

Para saber mais sobre como reter consumidores e estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles, entenda mais sobre como fidelizar clientes e fazer com que eles indiquem seu negócio.

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