Boas práticas no gerenciamento da cadeia de fornecimento

Você imagina alguma empresa existindo de maneira completamente autônoma? É impossível que uma organização mantenha suas operações se quiser funcionar de forma independente. Para que o consumidor tenha seus anseios sanados e receba a melhor experiência de compras, sua loja de construção civil não pode deixar de contar com boas parcerias. Mas como gerenciar bem essa cadeia de fornecimento?

Em uma supply chain estão presentes todas as partes que permitem a entrega do produto ao consumidor final. Falamos, literalmente, de todos aqueles envolvidos na fabricação, no comércio e na distribuição das mercadorias da sua loja. Manter a sinergia entre essas partes é fundamental para que os processos funcionem adequadamente e não haja gargalos que impeçam o funcionamento do seu comércio.

Separamos as melhores práticas que você deve implementar, hoje mesmo, para otimizar sua cadeia de fornecimento. Confira todas as dicas a seguir!

A importância da cadeia de fornecimento

Mesmo quem não atua diretamente com os produtos faz parte da supply chain da sua empresa, como o pessoal do operacional, a própria equipe de gestão e o time responsável pelo marketing. Sendo tão abrangente, a cadeia de suprimentos não pode ficar de fora dos planos estratégicos quando o objetivo do empreendedor é ter sucesso no mercado.

Se um membro da supply chain está em desacordo com os demais e não presta o serviço da maneira esperada, todo o processo pode sofrer gargalos. Mas qual é, de fato, a importância de manter um bom relacionamento com sua cadeia de fornecimento?

Quando há um bom relacionamento com os parceiros, a empresa se assegura de que o estoque estará sempre abastecido com os insumos necessários para atender bem ao cliente, impedindo que ocorram faltas durante o processo de vendas, o que poderia frustrar o consumidor e fazê-lo desistir de negociar com sua marca futuramente.

Ainda nesse raciocínio, quando a empresa presta um serviço que surpreende positivamente o cliente, as chances de fidelização se potencializam. O consumidor começa a se relacionar afetivamente com a marca, voltando sempre a fazer negócio.

Planejar é essencial para fazer boas compras e manter a cadeia de fornecimento operando a todo vapor. Gerenciando a quantidade de compras, sua loja de construção garante que não perderá vendas e que não haverá desperdício. Da mesma forma que é um erro manter um estoque baixo, produtos em excesso podem vencer ou até mesmo dificultar o armazenamento.

Boas práticas para a cadeia de fornecimento

Pesquise referências sobre os parceiros

Caso sua empresa esteja ainda no processo de escolha de fornecedores, a dica é buscar referências para fazer a melhor opção. O gestor pode buscar outros empreendedores da mesma categoria e pedir contatos de fornecedores. Conseguindo indicações, fica mais fácil encontrar parceiros de confiança.

Ao pesquisar possíveis parceiros, outra prática é importante. Entre em contato com organizações que já foram atendidas por esses fornecedores e avalie as impressões dos lojistas sobre os fornecedores.

Se a popularidade do possível parceiro for negativa, pode ser um risco fechar negócio com ele. Para melhorar essa relação, é essencial não deixar de aplicar estratégias tecnológicas. Utilizando a internet, bastam alguns cliques para saber tudo sobre um fornecedor. Entre em suas redes sociais e analise a opinião dos usuários.

Alinhe os interesses

O fornecedor precisa se alinhar à necessidade da loja de construção civil, e não o contrário. Por isso, preocupe-se em adequar os processos. Fica complicado manter uma boa relação com o fornecedor se sua cultura organizacional não está de acordo com os princípios da loja de construção.

É necessário saber quais as políticas de flexibilidade do parceiro. Em posse dessas informações, é possível negociar melhor e evitar qualquer prejuízo a seu negócio.

Não deixe de consultar as condições de pagamento ou de solicitação de compras, conforme as necessidades. Ao alinhar o fornecimento e as demandas, os custos para a sua empresa também caem.

Unifique a gestão em um sistema

É essencial aplicar a tecnologia nos processos com os parceiros — e isso inclui escolher um sistema de gestão eficiente para melhorar a cadeia de fornecedores da empresa. Uma boa escolha de software permite que toda a gestão seja unificada em um sistema, permitindo visualizar o processo como um todo.

Para ter todas as informações da empresa sempre à mão, a marca deve optar por um software de gestão que tenha suporte em dispositivos móveis. Consulte todas as condições antes de optar pela prestadora de serviços tecnológicos.

Integre toda a equipe

Não só os sistemas precisam ser integrados para que a cadeia de fornecimento funcione bem: toda a equipe envolvida na supply chain deve estar alinhada pelos mesmos objetivos e métricas. Otimize o planejamento estratégico envolvendo todas as fases de operação, produção, organização e estocagem. Inclua também vendas, propaganda, marketing e até os processos financeiros.

Uma equipe integrada pode reduzir seus custos operacionais, melhorar sua produtividade e gerenciar seus estoques de forma a manter a supply chain funcionando perfeitamente.

Preveja demandas

Fazer uma solicitação incompleta ao fornecedor, em que não estejam incluídos todos os itens necessários, pode significar perdas. Muitas vezes, o fornecedor pode oferecer preços melhores para compras maiores e, sem um orçamento completo, o gestor desperdiça essa vantagem.

Se não prevê suas demandas, a empresa também corre o risco de ficar sem produtos em estoque, prejudicando a entrega ao consumidor e perdendo credibilidade, ou até estocar em excesso, deixando que os produtos passem da validade.

Sincronize os dados com os parceiros

O problema mais recorrente na cadeia logística é a previsão dos estoques. A demanda mal calculada prejudica a operação e desestabiliza todos os processos.

Portanto, é essencial integrar o sistema de gestão com os parceiros da sua loja de construção civil. Assim, os fornecedores podem sincronizar a produção com os pedidos da sua marca, adequando a produção às necessidades do seu time de vendas.

A empresa e sua cadeia de fornecimento precisam estar conectadas e em perfeita sincronia por meio de sistemas digitais avançados e boa comunicação. Esse é o segredo para manter os processos em funcionamento e garantir os melhores resultados.

A quais estratégias sua loja tem aderido para otimizar o sucesso? O primeiro passo, claro, é conhecer a função de seus parceiros. Aproveite para ler sobre os fornecedores certos e como eles podem ajudar os pequenos negócios.

 

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