Boas práticas de como fazer uma promoção de produtos para sua loja

Fazer uma promoção de produtos em sua loja é passo essencial para fidelizar atuais clientes e, ainda, conquistar novos consumidores. Para ter sucesso na hora da estratégia, é importante conhecer boas práticas, como definir o objetivo da campanha promocional, identificar o público-alvo e oferecer algo que agregue valor ao cliente.

Ter uma promoção de sucesso passa ainda por evitar equívocos comuns cometidos pelo varejo, como fazer venda casada e, também, não criar um planejamento passo a passo da sua campanha.

Confira boas práticas de como fazer uma promoção de produtos para sua loja, saiba planejar sua campanha e veja os erros mais comuns para não cometê-los.

Boas práticas

Crie uma campanha promocional com objetivo

O primeiro passo para fazer uma promoção eficaz de produtos na sua loja é ter o objetivo da campanha bem definido. Nesse sentido, entenda o motivo por trás do evento: conquistar novos clientes, vender itens que estão há muito parados no estoque, lançar uma coleção, entre outras alternativas.

Definir o objetivo da campanha promocional é essencial para determinar os tipos de estratégias a serem adotadas e, ainda, a maneira como tais estratégias podem ser colocadas em prática.

Saiba quem é o público-alvo

Definir corretamente o público-alvo de uma promoção é um cuidado importante para garantir que a campanha atinja os resultados desejados. É essencial saber, entre outros pontos, quais são os hábitos dos clientes que se deseja atingir, quanto eles podem pagar pelos produtos e como desejam ser informados sobre as promoções.

Consumidores com poder aquisitivo alto, por exemplo, podem preferir participar de promoções que focam mais em itens que oferecem algum tipo de diferencial, do que de campanhas que buscam conquistar o cliente pelo preço.

Saber quem é o público-alvo contribui não só para fazer uma promoção efetiva como, também, para escolher de maneira correta os canais em que a campanha será divulgada, os conteúdos relativos a ela que serão produzidos e as métricas para avaliar se tudo correu dentro do esperado.

Estipule um prazo

Uma promoção só pode ser considerada como tal se tiver um prazo de duração definido. Estabeleça quando começará e terminará a campanha promocional para, assim, criar um senso de urgência nos consumidores, que agirão rápido para não perder a oportunidade.

Ter e divulgar o período em que a promoção acontecerá contribui para as compras por impulso e estimula que os clientes comprem na ocasião algum produto que estavam desejando há tempos.

Levante custos

Realizar uma produção de produtos para sua loja pode alavancar as vendas, mas também é uma ação que gera custos. Para não desequilibrar as finanças do negócio por conta da campanha, antes mesmo dela começar, levante quanto vai custar para o caixa da empresa.

Divulgação, produção do material, brindes e despesas com publicidade, por exemplo, são pontos que devem ser considerados para avaliar a viabilidade da promoção. Caso os custos superem o que seu orçamento permite, busque reduzir despesas. Uma saída é optar por fazer a divulgação via redes sociais, que geram impacto e engajamento por baixo custo.

Agregue valor

Para uma promoção de produtos dar certo, é preciso apostar em estratégia que ofereça real valor ao cliente. Mesmo se o objetivo da campanha promocional for vender itens de coleções antigas, por exemplo, busque criar ofertas que deem algo positivo para o cliente.

Uma forma de fazer isso é oferecer descontos na coleção nova para consumidores que comprarem um item que saiu de linha ou, então, a estratégia de “pague 1, leve 2”.

Independentemente do benefício que agregará à campanha promocional, personalização deve ser a palavra de ordem. Envie e-mails com o nome de cada cliente e use uma linguagem mais leve, ressaltando no conteúdo o quanto aquela oferta será positiva e exclusiva para o consumidor.

Meça os resultados

Cada promoção tem um objetivo específico. Mesmo assim, algo é certo: toda ação do tipo deseja, no final, aumentar a venda dos produtos e o lucro da empresa. Por isso, o mesmo tempo despendido no planejamento de campanhas promocionais deve ser reservado para medir resultados.

Esse acompanhamento pode ser feito por análise em tempo real das vendas de cada produto que participa da ação e, também, por meio de relatório no final da campanha. Não se esqueça de reunir os resultados da promoção para repetir o que deu certo e evitar aquilo que não funcionou tão bem.

Erros comuns

Agora que você conhece as boas práticas de como fazer uma promoção de produtos para sua loja, é importante saber também alguns dos principais equívocos cometidos com campanhas promocionais. Assim, você reduz as chances de cometê-los no seu negócio. Veja.

Estender as promoções

Quando as vendas dentro de uma campanha promocional vão bem, a tentação de estender a promoção por tempo indeterminado é grande. No entanto, essa não é a melhor prática. É preciso se ater ao prazo definido no início da ação para criar o senso de urgência no consumidor e não correr o risco que ele se sinta enganado ao ver que a campanha foi estendida.

Confundir promoção com liquidação

Tanto promoção quanto liquidação podem promover descontos e brindes. No entanto, esses dois tipos de ações têm objetivos bem diferentes. Uma campanha promocional, geralmente, foca no aumento de vendas e na divulgação da marca. A liquidação, obrigatoriamente, busca reduzir ou acabar com o estoque de determinados itens.

Não ser transparente

Ninguém gosta de se sentir enganado. Por isso, não cometa o erro de não ser claro e objetivo na comunicação da promoção. Isso pode fazer com que o cliente crie uma expectativa e, ao tentar fazer uma compra, se decepcione por não encontrar aquilo que esperava.

Pecar pelo excesso

Ao alcançar bons resultados com promoções, muitas lojas pecam pelo excesso e fazem ações em sequência. Não cometa esse equívoco. Ao fazer uma campanha promocional, tenha atenção para não fazer outra em seguida. Alterne produtos e técnicas para mostrar ao cliente que ele tem sempre motivos para retornar.

Agora que você já sabe como fazer uma promoção, que tal colocar em ação nossas boas práticas e começar a planejar já sua próxima campanha?

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