Atração de clientes: 5 dicas para aumentar a procura em sua loja

Quem possui qualquer tipo de negócio, sobretudo no varejo, sabe que existem muitas tarefas difíceis a serem conquistadas. Uma delas é a atração de clientes.

Nunca é demais pensar em soluções e estratégias para conquistar mais clientes e fidelizar os antigos, não é mesmo? Ir em busca de maneiras para aumentar as vendas nunca deixa de ser uma prioridade dos donos de estabelecimentos.

Mas como atrair clientes em um cenário cada vez mais competitivo? Continue sua leitura e conheça algumas dicas simples e eficazes para conquistá-los e ter mais sucesso em seu negócio!

Porque a atração de clientes se tornou tão importante?

Com as inúmeras crises pelas quais o Brasil tem passado, os consumidores estão cada vez mais em busca de empresas que atendam seus desejos da melhor maneira possível. Em outras palavras: um cliente pode deixar de frequentar sua loja caso acredite que ela não está de acordo com os valores que ele considera essencial para uma organização.

Além disso, com o surgimento do comércio virtual os clientes passaram a ser mais exigentes, pois podem ter acesso a praticamente tudo o que desejam sem sair de casa.

Logo, se tornou crucial não somente ter produtos de qualidade a um preço acessível, mas também buscar novas maneiras de atrair a atenção dos potenciais compradores, por meio de novos canais de comunicação — como é o caso das redes sociais — e considerando o novo comportamento dos consumidores.

Como fazer a atração de clientes?

1. Use canais de venda

Os canais de venda são meios que as empresas utilizam para ofertar seus produtos ao cliente. Existem os canais diretos — venda realizada nas lojas, com a presença do cliente — e os indiretos — as vendas não necessitam da presença física do cliente ou do vendedor, como as vendas online, por exemplo, ou as entregas a domicílio. 

Por isso, é importante definir quais meios são os que mais atendem a seu público-alvo. Imagine que seus clientes possuem uma faixa etária entre 25 e 40 anos, o e-commerce é uma ótima opção, pois esse tipo de cliente dá preferência pela comodidade das compras. 

Vender os melhores produtos pelos canais mais eficiente, levando em contra sempre o perfil do seu público. Esse é o segredo para atender as expectativas dos clientes e fidelizá-los, obtendo assim os resultados desejados!

2. Tenha um atendimento especializado

É claro que sua loja de material de construção conta com profissionais treinados e capacitados para atender os clientes da melhor maneira possível. Mas que tal ir além? Estar sempre preparado para as adversidades é uma das melhores maneiras para atrair clientes.

Como assim? Imagine que há um novo tipo de piso no mercado, porém, como o lojista não conhece a fundo as necessidades dos seu público-alvo, não faz a compra desse produto. Quando o cliente chega na Loja X e não encontra o que procura, fica com uma má impressão. E como a Loja Y oferece o novo piso, ela se transforma na opção preferencial desse cliente. 

Daí a importância de um atendimento especializado, que considera as necessidades dos clientes e a elas se antecipa. Por isso, não deixe de fazer pesquisas de mercado constantemente, avaliando o perfil do seu público para entender o que eles realmente querem. Não deixe também de considerar a sazonalidade de mercado.

Assim, você pode se basear em dados reais, com a capacidade de atender as expectativas dos clientes, ganhando destaque no mercado de trabalho. 

3. Crie ações efetivas de marketing

Com a globalização e o acesso frequente às mídias sociais, uma estratégia de marketing efetiva é cada vez mais importante para o sucesso de qualquer negócio. Com um trabalho eficiente de divulgação, sua loja pode se destacar em meio aos concorrentes, com ações que chamem a atenção do cliente e tornem sua organização única para ele.

E que tal usar o cross sell? Trata-se de uma técnica de marketing onde a empresa oferta um produto complementar àquele que o cliente está comprando. Dessa maneira, além de interagir diretamente com seu consumidor, você mostra a ele que conhece suas necessidades e tem capacidade de saná-las.

Porém, para que esse método traga resultados satisfatórios, é importante conhecer bem o público-alvo da sua loja de material de construção e ter uma estratégia bem definida, evitando fazer promoções apelativas ou que não agradem a seus clientes.  

4. Não se esqueça do mix de produtos

O mix de produtos nada mais é do que uma variedade maior de itens disponíveis em uma loja, com o intuito de atingir diversos tipos de clientes ou dominar uma fatia maior do seu mercado.

Um exemplo: sua loja de material de construção vende pisos, tijolos e cimento, não é? Então que tal ofertar também produtos para o lar, como lustres e cortinas, por exemplo. Essa é uma maneira de atrair mais clientes, sem deixar o objetivo do seu negócio de lado. 

Porém, para que se tenha sucesso, é necessário compreender quais as necessidades de seus clientes. De nada adianta um mix de produtos enorme, mas ineficaz, se isso prejudica suas vendas e, consequentemente, os lucros da sua loja.

Para isso, foque em compreender o que seus consumidores podem estar demandando, mas que sua loja ainda não oferece. Pesquise soluções dos seus concorrentes, converse com seus clientes, crie canais onde eles possam se expressar e deixar sugestões. Estimule a comunicação entre sua loja e seu público consumidor. Não se esqueça de cuidar do gerenciamento de estoque!

5. Estruture seus processos em PDV

Antes de tudo, é importante explicar o que é posto de vendas. O PDV é do que o local onde a empresa vai entrar em contato com o seu consumidor, seja no mundo real ou virtual.

Ou seja, é a forma como o negócio consegue chegar até o cliente. Um bom PDV está ligado ao processo de inovação das empresas, que buscam um atendimento cada vez melhor às exigências dos clientes.

Atrelando o PDV aos canais de venda, sua loja de material de construção consegue atingir os clientes nos mais diversos segmentos, expandindo o público-alvo e também saindo na frente dos concorrentes. 

Viu só? Há várias formas para promover a atração de clientes! Não se esqueça de que nossas dicas devem ser adaptadas ao segmento da sua loja de material de construção, para que você possa atingir seu público-alvo e obter sucesso nas vendas!

Quer investir ainda mais na sua loja de materiais de construção? Então entenda o que é margem e markup e como usá-los! Assim, além de atrair mais clientes, você poderá otimizar os custos e obter ainda mais lucro!

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