Atendimento ao cliente: 7 estratégias para melhorar de vez

Você, que sua a camisa pra fazer prosperar o seu estabelecimento, sabe muito bem como um cliente satisfeito é importante para o seu negócio. Mas, convenhamos, nem sempre é fácil, não é mesmo? Ainda mais hoje com tanta informação disponível na internet; está cada vez mais fácil para os consumidores se informar, comparar preços e produtos, e reclamar quando não forem bem atendidos.

Os desafios aumentaram, concorda? Oferecer o melhor produto em sua loja de material de construção nem sempre é a garantia da satisfação de quem o procura. Sim, eles estão cada vez mais exigentes! Por isso, entender como melhorar o atendimento ao cliente deve ser uma das prioridades do seu negócio.

Que tal investir alguns minutos do seu tempo para descobrir algumas ações indispensáveis, que vão encantar o seu cliente e fazer com que ele sempre o procure e até mesmo indique sua loja para outras pessoas?

Quer saber mais? Aqui vão 7 dicas de como melhorar de vez o atendimento ao cliente.

1. Responda às solicitações

Imagine que um cliente entre em sua loja em busca de um material para a reforma da sua casa, mas em seu estoque você não encontrou o produto para atendê-lo. Essa situação é comum em qualquer loja de materiais para construção, no entanto, saber responder corretamente à solicitação do cliente é importante para não perder, em hipótese nenhuma, a venda.

Manter o foco na resolução do problema é mais eficiente do que dispensar o cliente. Em primeiro lugar, tome todas as providências para prestar o melhor atendimento, como verificar possíveis entregas, contatar o fornecedor ou oferecer um outro produto semelhante.

De qualquer forma, negocie a venda sem fazer promessas que sua loja não poderá cumprir, já que a sinceridade é o melhor caminho para a fidelização e o sucesso do negócio.

2. Atenda às reclamações

Infelizmente, as reclamações existem em qualquer setor do comércio. Saber solucioná-las é o segredo para manter o equilíbrio no atendimento. Em se tratando de um cliente nervoso, o comportamento tranquilo ainda é o mais indicado nos momentos de tensão, então não se esqueça de colocar em prática algumas atitudes, como:

  • deixar o consumidor falar;

  • manter-se calmo;

  • averiguar o ocorrido;

  • pedir desculpas;

  • assumir o erro.

Além disso, sempre estipule um período para as tratativas de qualquer tipo de reclamação. Esse prazo é crucial para a resolução do problema, sendo necessário não extrapolar 48 horas para a devida análise. Mesmo sendo ruim, uma reclamação é fundamental para que a empresa avalie seus pontos negativos ou crie alternativas para determinados casos que estão gerando insatisfação.

3. Ouça o feedback do cliente

Algumas empresas ainda não descobriram o poder que o feedback pode oferecer para o seu negócio. Acima de tudo, essa estratégia permite que você verifique se o seu cliente realmente foi bem atendido e qual o grau de satisfação dele com relação aos produtos e o atendimento prestado. Mais do que oferecer esse espaço de interação, é importante criar canais para o cliente se expressar. A partir deles, as informações serão colhidas e aproveitadas por toda sua equipe.

Com isso, aproveite o pós-venda para entrar em contato com os consumidores para colher seus respectivos feedbacks. Sua loja também pode enviar mensagens ou questionários, via e-mail ou redes sociais. Somente assim, você poderá conferir os resultados, mensurar o seu atendimento e propor melhorias para as diversas áreas da sua loja, desde os fornecedores até a própria gerência.

4. Cultive o bom relacionamento

Sua loja já deve ter percebido que conquistar um novo cliente requer mais gastos que manter um que já conhece os seus produtos e serviços. Devido ao aumento da concorrência, tornou-se mais complicado ainda manter a fidelidade dos clientes. Contudo, manter um bom relacionamento é a melhor forma de driblar esse problema, melhorando a percepção do consumidor com o seu negócio.

Mas como fazer isso? Vamos às principais dicas:

  • mantenha sempre contato com sua lista de clientes;

  • invista no pós-venda;

  • crie promoções especiais, principalmente para consumidores que já são fiéis a sua loja;

  • entre em contato com clientes antigos;

  • adéque-se às mudanças no mercado, oferecendo sempre os últimos lançamentos de produtos, dicas para determinados serviços, além de todo diferencial que possa destacar sua loja de material de construção das outras.

5. Utilize uma linguagem correta

Como se comunicar com diferentes públicos que entram em sua loja? Claramente, os seus vendedores não podem usar o mesmo tipo de linguagem com um jovem ou com uma pessoa da terceira idade, por exemplo.

Conhecer o perfil do seu público-alvo é a melhor maneira de garantir uma comunicação fluida, ou seja, compreendida por todos. Lembre-se ainda que é inaceitável usar uma linguagem robótica, como se fosse de uma operadora de telemarketing, já que o público busca uma conversa cada vez mais humanizada e próxima da sua realidade.

6. Disponibilize mais de um canal de atendimento

Os tempos mudaram e com eles surgiram novas formas de atender o seu cliente. Com o advento da tecnologia, sua loja pode proporcionar outros meios para que os clientes se comuniquem, sejam por meio da internet ou pessoalmente. Isso significa usar sempre a internet a seu favor, deixando em aberto a comunicação por redes sociais, chat, e-mail, entre outras alternativas.

Mas isso não é tudo. Além dessas ferramentas, sua loja pode disponibilizar sempre um atendente para ficar ao telefone, esclarecer dúvidas, assim como um vendedor que entenda melhor sobre os produtos.

7. Reduza o tempo de espera no atendimento

Cliente tem pressa, essa sempre será uma questão indiscutível. Por isso, se a sua loja mantém grandes filas ou demora para atender os clientes que desejam comprar, é hora de rever essa situação. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas estão acostumadas a exigir um tempo menor de atendimento. Satisfazer esse desejo é obrigação de qualquer lojista.

Mas, para alcançar esse objetivo é necessário automatizar processos, ter funcionários capacitados e contratar ferramentas inteligentes que agilizem o processo de comunicação. E é claro, treine sua equipe para manter os níveis mais elevados de cordialidade e qualidade dos serviços prestados!

Como mostramos, existem várias estratégias interessantes que podem fazer toda a diferença na sua loja. Está pronto para prestar o melhor atendimento ao cliente com a ajuda das nossas dicas? Ficou alguma dúvida ou gostaria de contribuir com sugestões? Então deixe o seu comentário em nosso post!

Até o próximo artigo!

 

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