6 técnicas de pós-venda para você colocar em prática agora mesmo

“Quem não é visto, não é lembrado.” Você já ouviu falar nesse ditado, não é mesmo? Na área de vendas, ele deve servir como um mantra. Afinal, manter uma relação satisfatória com o cliente e que dure mais tempo, fazendo com que ele volte a sua loja para novos negócios é determinante para o crescimento e o alcance das metas em qualquer empresa.

Ao oferecer um atendimento de qualidade, mesmo após fechar uma venda, você fará com que o consumidor tenha a sensação de que é especial e que poderá contar com a sua loja sempre que precisar. Mas há algumas técnicas para que isso seja feito de forma profissional e sem que haja uma invasão exagerada na vida do cliente, o que poderia intimidá-lo.

Neste artigo, vamos apresentar técnicas de pós-venda fáceis de se colocar em prática e que vão ajudar você a fidelizar as pessoas que entram em sua loja. Confira!

Entenda a importância de um pós-venda eficiente

Quando o cliente se sente bem atendido em uma loja e, mais do que isso, tem a sensação de que está recebendo um tratamento especial, diferenciado e que tem como objetivo solucionar seus problemas e necessidades, a possibilidade de ele voltar a sua loja é muito maior. Além disso, você ganha a confiança do consumidor, que poderá, inclusive, indicar o seu serviço.

Muitas vezes, um contato feito de forma eficiente, após a venda fechada, pode surpreender positivamente o cliente, fazendo com que ele se lembre de você na próxima vez em que precisar adquirir um novo produto. Portanto, o pós-venda deve ser considerado um dos momentos mais importantes na relação entre a sua loja e o consumidor.

As vantagens de um bom pós-venda

Os benefícios de usar técnicas de pós-venda eficientes são inúmeros, mas entre os principais podemos destacar:

  • reter clientes e gerar fidelização;
  • garantir a satisfação do consumidor com seu produto e atendimento;
  • criar um diferencial em relação à concorrência;
  • proporcionar a geração de novos negócios com o mesmo cliente;
  • ajudar a promover o marketing boca a boca.

Conheça 6 técnicas de pós-venda infalíveis

É preciso que toda a equipe de atendimento seja capacitada e esteja ciente da importância da aplicação de técnicas de pós-venda para ajudar a manter o crescimento da revenda em dia. Saiba, a partir de agora, quais as principais ações que devem ser realizadas pelos vendedores a fim de fidelizar o consumidor em sua loja!

1. Follow up

A expressão, em inglês, pode parecer complicada. Mas o follow up não é mais do que manter um contato com o cliente após a venda e pode ser feito com um simples telefonema, por meio de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, ou ainda por e-mail.

No momento da abordagem pós-venda, é importante que o vendedor ouça mais o cliente do que fale. É preciso fazer com que ele perceba que você está preocupado em saber se o produto vendido atendeu às necessidades da pessoa, colocando-se à disposição para resolver problemas, caso eles tenham ocorrido.

2. Proatividade

A ideia, aqui, é realmente surpreender o cliente de forma positiva. Para isso, mais uma vez, a realização de um banco de dados completo com informações sobre o seu público é essencial para que essa técnica funcione com eficácia. Isso deve começar assim que ele entra em sua loja e fecha um negócio, devendo ser atualizado constantemente.

Nesse caso, obtenha informações sobre as preferências do cliente, sobre quais outros produtos ou serviços oferecidos pela sua loja podem interessá-lo, entre outras coisas. Assim, você poderá fazer uma segmentação de público e enviar a essas pessoas mensagens sobre promoções ou lançamentos que podem ser interessantes para elas.

3. Pedido de feedbacks

Fazer avaliações constantes do desempenho de vendas e dos seus profissionais é fundamental para que a sua loja continue evoluindo na relação com o consumidor. E ninguém melhor do que ele mesmo para dar esse feedback para você.

Faça pesquisas de satisfação, que também podem ser realizadas online, por meio de mensagens no smartphone, por telefone ou por e-mail. O importante é que você descubra quais são os pontos de melhoria no atendimento e que o cliente tenha a sensação de que é ouvido pela sua empresa.

4. Criação de parcerias de negócio

Muitas vezes, dependendo do segmento em que você atua, há possibilidade de fazer parcerias com empresas ou prestadores de serviço que têm a ver com a sua área e que podem servir como mais um ponto de contato com o seu potencial cliente. Assim, é possível oferecer aos parceiros cupons de desconto em sua loja, por exemplo, que podem ser oferecidos ao consumidor, gerando uma lembrança agradável da sua marca.

Outra estratégia que pode ser aplicada com um parceiro é a criação de um clube de vantagens em conjunto, fazendo com que o consumidor acabe comprando um de seus produtos porque terá benefícios nessa relação.

5. Envio de promoções e brindes exclusivos

Não deixe de mostrar aos seus clientes fiéis e àqueles que geram mais rendimentos a sua loja o quanto eles são importantes e como você é grato pela preferência. Use o seu cadastro para oferecer promoções exclusivas em produtos que você sabe que eles precisam ou para mostrar lançamentos que podem ser úteis, com base em suas últimas compras.

Além disso, brindes são sempre bem-vindos e podem ser oferecidos em datas especiais, como aniversário do cliente ou da loja, datas alusivas ao produto que você vende, entre outras. Não se esqueça de oferecer presentes que realmente podem ser úteis para o seu público e que tenham alguma relação com a sua marca, para que fiquem na memória do consumidor.

6. Uso da tecnologia

Falamos muito, aqui, no uso de um banco de dados completo sobre os seus clientes para que você possa aplicar técnicas de pós-venda com eficiência. A tecnologia pode agir em seu favor nesse caso. O uso de sistemas integrados em sua loja, onde essas informações poderão ser abastecidas e cruzadas no momento oportuno, fará com que seu trabalho de fidelização seja mais produtivo e eficaz. Você também pode apostar em ferramentas de marketing digital, como:

  • e-mail marketing;
  • mensagens por aplicativos de smartphones;
  • monitoramento e produção de conteúdo para redes sociais, entre outros.

O uso de técnicas de pós-venda contínuo pode fazer com que sua loja aumente o faturamento e garanta a saúde financeira do seu negócio, sem necessariamente ter que investir na captação de novos clientes. Por isso a importância da fidelização daqueles que já consomem o seu produto e que podem, inclusive, fazer o papel de atrair um público maior, por meio do boca a boca.

E você? Já utiliza algumas dessas técnicas na sua empresa? Quer entender ainda mais sobre o assunto? Então, leia este outro artigo sobre como fazer um pós-venda eficiente!

 

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