6 técnicas de atendimento ao cliente para negociar melhor: saiba quais são

técnicas de atendimento ao cliente

Oferecer um produto de qualidade é essencial para a sobrevivência de uma loja de materiais de construção. Contudo, esse sucesso não pode ser garantido quando o atendimento deixa a desejar, não é mesmo? Isso mostra que, atender bem tornou-se essencial para melhorar a experiência de compra do consumidor. Por isso, conhecer técnicas de atendimento ao cliente é a fórmula para qualquer vendedor melhorar sua negociação.

Antes de um cliente chegar ao caixa, existem vários caminhos que são percorridos que antecedem o fechamento da compra. O atendimento é, sem dúvidas, o principal. Saber conversar, entender a necessidade do consumidor, entre outros fatores, são habilidades que todo vendedor precisa conhecer e colocar em prática para chegar a uma boa negociação. Afinal, o sucesso de sua loja de material de construção também depende disso!

Você não quer deixar nenhum consumidor insatisfeito? Então conheça algumas técnicas de atendimento ao cliente que são indispensáveis para negociar e vender mais!

1. Mostre segurança durante o atendimento

É impossível não notar um vendedor despreparado. Além da postura inadequada, um profissional que não consegue manter firmeza e credibilidade em sua voz jamais conseguirá ganhar a confiança de um cliente, já que ele não confia em si mesmo.

A falta de segurança pode comprometer não apenas a venda, mas o próprio emprego. Ainda que esteja nervoso, é essencial manter a calma, policiar os gestos para que toda negociação aconteça de forma natural e sem pressão.

No entanto, para reverter esse problema o vendedor também precisa saber controlar a respiração, conhecer os produtos, ter persuasão e, em caso de dúvidas, não entregar-se ao desespero e, sim, pedir auxílio para outros consultores.

2. Ouça com atenção as necessidades dos clientes

Você já foi atendido por alguém que não deixava você falar? Não ser ouvido é uma das piores experiências que um cliente pode passar em uma loja de material de construções. Lembre-se de que, além da intenção de compra, um consumidor tem outras necessidades que ele gostaria de explicar. Essa interação é de extrema importância e pode influenciar diretamente na fidelização com a empresa.

Diante de um mercado altamente concorrido, em que todos estão com pressa e precisam atingir suas metas, oferecer um atendimento humanizado, onde o vendedor consegue compreender os objetivos de compra faz toda a diferença para um cliente.

3. Conheça bem todos os produtos da loja

A falta de conhecimento é, muitas vezes, um problema para quem está oferecendo um produto ou serviço. Além de comprometer a credibilidade, os clientes sabem reconhecer um vendedor despreparado há quilômetros de distância.

Ainda que ele seja convincente, um bom vendedor é aquele que sabe conduzir o atendimento, mostrando todos os benefícios e principais características de qualquer produto, estando ele disponível em estoque ou não.

Esse conhecimento também pode ser útil e melhor trabalhado através de treinamentos internos, então solicite à sua gerência palestras e cursos rápidos sobre os produtos da loja, para que na hora negociação os argumentos de venda sejam melhores e mais confiáveis.

4. Seja um bom negociador

Você já começou seu atendimento falando apenas o preço de um produto? Então saiba que, assim como você, vários consultores cometem este erro e prejudicam uma das principais técnicas de atendimento ao cliente. Mais do que valor, um cliente precisa conhecer as qualidades e benefícios de comprar uma peça ou contratar qualquer serviço que uma loja de material de construção ofereça.

Se um consumidor for reformar sua casa, por exemplo, ele certamente fará orçamentos em diferentes lugares da região e fechará o contrato com aquela que oferecer melhores condições de pagamento.

Por outro lado, ser um negociador não se resume apenas a oferecer descontos. Conhecer o histórico de compras do cliente, os dados do faturamento da loja, possíveis chances de parcelamento, entre outros fatores é o segredo para chegarem a um acordo que beneficie ambos.

5. Mantenha o foco na solução e não no problema

A maioria dos clientes, quando passam por um problema e retornam à sua loja, desejam que o conflito seja solucionado de imediato, concorda? Quando o assunto é atendimento, a resolução de problemas também é um tema que o vendedor precisa lidar, principalmente, saber negociar.

E, para ter o melhor posicionamento nessas horas, é aconselhável primeiramente escutar tudo o que o consumidor tem a dizer. Em seguida, descubra se o erro é realmente da empresa, se desculpando sempre por qualquer constrangimento que tenha ocorrido.

Em ambas as situações, manter a calma, o controle da voz e a seriedade nas palavras são atitudes positivas responsáveis até mesmo para tranquilizar o cliente insatisfeito.O próximo passo é consultar a gerência e saber negociar os prazos com o cliente, explicando todos os detalhes das situações e garantindo que o problema será solucionado em tempo breve. Ao manter o foco na solução e não no conflito, é até provável que o cliente retome a confiança em sua loja de materiais de construções.

6. Invista no pós-venda

O atendimento não termina quando o cliente efetiva o pagamento e sai da loja de material de construções, pelo contrário. Para criar um relacionamento duradouro com o consumidor é necessário investir no pós-venda. Para isso, as chances de impulsionar uma nova venda são maiores, sem falar na fidelização e outros benefícios que cada vendedor terá ao entrar em contato com o cliente posteriormente.

Não sabe como dar continuidade ao atendimento? É simples! Basicamente, o vendedor pode enviar mensagens de agradecimento, ligar para saber se o produto atendeu as expectativas, se está funcionando corretamente, além de outras informações e pesquisas de satisfação que podem ser feitas durante uma ligação telefônica ou até mesmo através das redes sociais.

Lembre-se de que, ao estreitar o relacionamento com o cliente, as futuras negociações podem ser mais assertivas, já que você já possui o seu histórico de compras.

Assim como mostramos, existem várias técnicas de atendimento ao cliente que podem ser aplicadas a fim de melhorar o atendimento e, consequentemente, as negociações de um vendedor. Gostou do nosso artigo? Então você não pode perder o nosso próximo post: “Conhecer bem os produtos pode aumentar a chance de venda? Entenda“.

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