5 dicas de marketing para pequenos negócios para você aplicar hoje!

Qual a importância que você dá para a estratégia de Marketing do seu negócio?

Se você ainda não investe em publicidade, está na hora de alinhar essa estratégia com seus planos de crescimento. Afinal, não é só uma grande empresa que precisa criar campanhas matadoras: aquelas marcas que estão buscando seu lugar ao sol podem (e devem!) apostar no marketing para aumentar suas vendas.

Neste post, explicamos a importância do marketing para pequenos negócios e damos as melhores dicas para colocá-lo em prática na sua loja. Acompanhe!

A importância do marketing na pequena empresa

Muitos donos de negócios acham que o marketing é um departamento que gera resultados a longo prazo e demanda altos investimentos. Por conta dessa ideia equivocada, pequenos empresários tocam seus negócios sem desenvolver estratégias eficientes para captar clientes e divulgar produtos.

Quando pensamos em campanhas massivas em TVs, rádios e jornais, o marketing parece estar longe da capacidade de investimento de um pequeno varejista. Mas saiba que não é preciso comprometer as finanças da organização para obter resultados.

Não é só o orçamento de marketing das multinacionais que se mostra desproporcional, quando comparado ao do pequeno empreendedor. A própria campanha massiva na mídia não serve para um microempreendimento, já que o pequeno varejista provavelmente não tem capacidade produtiva e logística para atender a grandes demandas.

Por isso, a solução na microempresa é apostar em marketing local. O custo desse tipo de ação cabe no orçamento e o público atingido é segmentado, chamando a atenção daquele consumidor que está nas redondezas da loja.

Encontrada a solução para o seu pequeno negócio, talvez ainda reste a dúvida: quais os benefícios do investimento em marketing?

As ações locais

O marketing para pequenos negócios servirá para evidenciar as qualidades da empresa diante do consumidor e destacar seu diferencial competitivo.

Na pequena empresa, é uma necessidade que o gestor conheça o seu público-alvo e seja capaz de equilibrar os montantes investidos entre as diferentes formas de mídia que serão exploradas na divulgação da marca.

O importante é focar suas estratégias no público-alvo, apostando em ações que alcancem os clientes que estão nas redondezas da sua loja. Conhecendo o perfil dos seus consumidores, fica mais fácil desenvolver campanhas para os entornos da loja, atingindo precisamente o público-alvo.

Dicas de marketing para pequenos negócios

Para aproveitar os benefícios do marketing no seu varejo, separamos dicas imbatíveis. Confira!

1. Pesquise oportunidades

Faça questão de descobrir quem é o seu cliente, quais são os problemas dele, quais suas expectativas sobre a marca e porque ele precisa de seus produtos.

Essa pesquisa fica mais fácil com a ajuda da Internet. Tendo em mãos todos os dados sobre o cliente ideal da marca, fica mais fácil dar continuidade ao planejamento de marketing, criando campanhas eficientes e divulgando aquilo de que realmente seu consumidor necessita.

2. Tenha presença online

Um bom caminho para iniciar o marketing nos pequenos negócios é a internet. Se sua empresa ainda não tem um perfil nas redes ou uma página própria, chegou o momento de tomar uma atitude!

Cada vez mais os consumidores compram mercadorias pela web e emitem suas opiniões online. As organizações que ficam de fora desse círculo acabam perdendo clientes.

Por meio das redes é possível aplicar ações de marketing, estudar o comportamento do cliente, ouvir os consumidores e adaptar suas estratégias de acordo com as demandas de quem consome.

3. Trace o planejamento

Toda ação na empresa começa no papel. Antes de adotar uma medida efetiva de marketing, como parcerias ou distribuição de panfletos, é preciso colocar as informações na ponta do lápis.

A primeira atitude é analisar os fatores externos e internos que comprometem ou potencializam os resultados da empresa. Estude o comportamento de compra do cliente e conheça o posicionamento da concorrência.

Com as informações recolhidas nos passos anteriores, fica mais fácil definir o comportamento a ser adotado pela sua marca e definir os objetivos e metas do marketing.

4. Venda benefícios, não só produtos

Planejado o marketing, é hora de começar a agregar clientes. Ações de divulgação, como a distribuição de panfletos, banners online e entregas de brindes são bem-vindas, contanto que estejam de acordo com a realidade financeira da empresa.

Quando o cliente enfim iniciar o contato com a marca, é hora de o marketing se estender para as vendas. Durante a transação comercial, sua equipe deve estar preparada para solucionar os problemas do consumidor e oferecer os produtos adequados para sua demanda.

O atendimento deve ser um diferencial competitivo na sua loja! Assim, sua marca cria uma vantagem sobre as concorrentes que pode ser explorada nas campanhas e gerar engajamento. É preciso mostrar ao consumidor que mais importante que o preço dos produtos é o cliente ver valor nessa compra.

5. Calcule o retorno do marketing

Com o marketing, é possível calcular o retorno do valor investido, podendo avaliar o que está funcionando a favor da empresa e o que precisa ser modificado. Se, antes de aplicar uma ação, é preciso entender quem é o público e qual o efeito esperado, depois da ação é necessário medir o que deu certo e o que foi negativo.

Mantenha planilhas organizadas para comparar o objetivo da estratégia com o resultado obtido. Compare os números atuais com os do período anterior às ações de marketing, para calcular o impacto do esforço de divulgação. Tendo em vista que estamos falando de marketing para pequenos negócios, mantenha metas realistas.

6. Divulgue em jornais locais

Sabe aquele jornal que circula pelo seu bairro ou nas redondezas da sua loja? Esse pode ser um canal eficiente de divulgação do seu comércio.

A vantagem desse tipo de mídia é que, por ser local, o custo tende a ser baixo. Os resultados, porém, podem surpreender! Um banner ou um anúncio em meia página chamam mais atenção do que um anúncio nos classificados.

7. Aposte em rádios e carros de som

Assim como o jornal local, uma rádio da sua cidade pode ajudar a impulsionar a marca. Consulte os preços para um anúncio.

Por mais que a internet cresça a cada ano, as mídias tradicionais não perdem seu espaço. As rádios ainda têm uma quantidade significativa de ouvintes e, escolhendo uma estação local, pode-se realizar um investimento vantajoso. 

Em algumas localidades, os carros de som também podem ser uma boa pedida. Monte uma campanha atrativa! Um desconto de inauguração ajuda a atrair os compradores.

Fazer a prospecção de clientes com a ajuda do marketing ficou mais fácil com as nossas dicas, certo? Aplique-as no seu pequeno varejo e sinta a transformação! Para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes, curta nossa página do Facebook!

 

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