10 ideias para atrair clientes para a sua loja ainda hoje!

Ter uma boa clientela ocupando sua loja de material de construção é o sonho de todo empreendedor. Contudo, conquistar a atenção dos consumidores não é uma tarefa fácil. Por isso, obter boas ideias para atrair clientes tornou-se a solução ideal para elevar os lucros do seu negócio.

Nem sempre caprichar na vitrine é suficiente para cativar a atenção do público, não é mesmo? Por outro lado, existem algumas estratégias que podem contribuir não apenas para o sucesso da sua loja de construção civil, mas também para superar a concorrência.

Quer descobrir quais são? Então acompanhe as nossas dicas e inspire-se em nossas ideias para atrair clientes!

1. Promova eventos

Os eventos são excelentes ferramentas quando utilizadas de maneira certa. Para fazer um bom evento que traga impacto significativo sobre as vendas, é necessário muito mais que um simples coquetel.

Além de planejar bastante a recepção, quais petiscos e bebidas serão servidas, a decoração, entre outros detalhes, deve-se escolher um tema capaz de atrair os consumidores ao evento. Uma dica é apostar na entrega de brindes e vantagens promocionais. Além disso, uma boa divulgação nas redes sociais é essencial.

Por meio dos eventos, sua loja poderá fazer um excelente trabalho de branding, além de promover networking com possíveis parceiros, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

2. Ofereça uma vitrine atrativa

A vitrine é o cartão de visitas de qualquer negócio. Mesmo para uma loja de construção, cuidar da aparência da sua vitrine é indispensável para atrair os consumidores. O simples posicionamento de alguns produtos ou o investimento em temas específicos pode influenciar na decisão de compra dos seus clientes.

Outra dica é mudar a vitrine da sua loja quinzenalmente ou mensalmente, desde que você exponha outras novidades e promoções para os clientes que circulam pelo local. Além disso, invista sempre em uma boa iluminação, mantendo a organização em primeiro lugar.

3. Invista em uma abordagem de marketing bem-humorada

Nenhuma estratégia de marketing pode alcançar o sucesso sem uma boa dose de criatividade. Nessas horas, é fundamental chamar a atenção por meio de ações que envolvam o bom humor, principalmente em um momento onde o mercado está instável e disputado.

Se você está se perguntando como alcançar esses resultados, pense em utilizar as cores alegres a favor do seu negócio, assim como proporcionar um ambiente agradável em sua loja de construção.

Embora datado de 2013, esse artigo do Estadão, é muito relevante, pois mostra como várias empresas utilizam o humor na web como estratégia de marketing. No programa Porta dos Fundos, por exemplo, marcas de alimentos, concessionárias, postos de combustíveis e até cervejarias já aproveitaram a grande audiência do canal para obter divulgações dos seus serviços.

4. Tenha um visual limpo

Você sabia que informação em excesso pode afastar os clientes da sua loja? Isso comprova que espalhar muitos cartazes, posicionar de maneira inadequada os produtos nos corredores, entre outros fatores, são atitudes que desestimulam as vendas e a permanência dos clientes em sua loja.

Fazer diferente é simples: basta colocar poucos avisos, selecionando apenas informações que são relevantes para o público, como promoções, notificações, kits promocionais etc. Um visual limpo é muito mais atrativo do que uma loja com poluição visual. Sendo assim, vale a pena pensar de maneira estratégica, em vez de encher a cabeça do seu cliente com conteúdo visual em excesso.

5. Invista em ações sociais

Pensar fora do caixa é uma das principais formas de atrair clientes, além de ser um dos maiores segredos para fidelizar os clientes. E uma das maneiras mais interessantes de fazer isso é investindo em ações sociais na sua região. Em tempos de crise, humanizar a marca é essencial para a fidelização de consumidores que, assim como você, também se preocupam com questões sociais em sua comunidade.

Dessa forma, lembre-se de divulgar eventos beneficentes, estimular doações em instituições, marcar presença em encontros solidários, além de outras ideias com propósito exclusivamente social.

6. Faça promoções

As promoções ainda são uma das estratégias mais utilizadas quando o assunto é atrair clientes. Seja através de pequenos descontos, kits promocionais, liquidações e assim por diante. Cliente gosta de preço baixo, mas existem algumas maneiras de tornar isso ainda mais atrativo.

Quer saber como? A resposta está logo a seguir.

7. Invista em divulgação

A premissa “quem não é visto, não é lembrado” pode parecer um lugar-comum, mas tem muito fundamento. Além das divulgações em mídias impressas, é de extrema importância marcar presença no meio online. Mas como?

Em primeiro lugar, ter uma página no Facebook não é suficiente se ela não for movimentada. Uma boa fan page no face deve receber atualizações constantes, com conteúdo relevante para o seu público. Assim, você garante as visualizações e a exposição da sua marca. Também é importante investir em outras redes sociais, como Instagram, Youtube, Pinterest, etc.

Com foco em conteúdo relevante, invista em blogs com informações sobre sua loja, campanhas patrocinadas, realize promoções para interagir com os clientes, faça postagens com depoimentos de clientes, divulgue fotos sobre a rotina da sua empresa, etc.

8. Pense na fidelização

Você já sabe o quanto é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo, concorda? Mas para alcançar esse objetivo com êxito, sua loja precisa fazer alguma coisa para que os clientes retornem e comprem novamente. Somente assim sua loja terá conquistado a confiança da clientela

Crie cartões fidelidade, promova encontros com clientes especiais, mande mensagens no aniversário, distribua brindes e coloque sempre o consumidor em primeiro lugar.

9. Ofereça outros serviços

Disponibilizar alguns serviços é uma boa estratégia de construção do relacionamento com seu cliente. Um simples estacionamento, por exemplo, permite que ele visite sua loja de materiais de construção sem ter problemas para estacionar o carro, facilitando assim o seu percurso.

Porém, outros serviços são bem-vindos e melhoram a experiência de compra do consumidor. Estamos falando de carregadores para celulares, locais de descanso, uma mesa com café, etc. Não se esqueça de facilitar o lado financeiro do cliente, oferecendo melhor prazo de entrega, formas de pagamento variadas, etc.

10. Inove sempre

Ter boas ideias não é fácil, mas superar a concorrência é ainda mais complicado. Já pensou na quantidade de lojas de construção em sua região? Certamente, vencer os concorrentes é um desafio que requer planejamento e nada melhor do que estipular ações inovadoras para cativar os consumidores.

Para converter oportunidades em clientes, algumas lojas já optaram por ideias inovadoras, como divulgar sua marca em um balão pela cidade ou realizar promoções relâmpagos durante o dia.

Indo um pouco mais além, uma organização de bares em Nova York descobriu uma maneira interessante de atrair a atenção do público, escondendo um gnomo pela região a fim de que os clientes encontrassem e retirassem seu brinde. A estratégia fez tanto sucesso que se tornou uma tradição na cidade.

Como você viu, existem várias maneiras de atrair a atenção do público, basta ter as ferramentas certas. Agora que você já conhece essas 10 ideias para atrair clientes em sua loja de construção civil, continue aprendendo mais com a gente. Basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube, no Pinterest e no LinkedIn.

 

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