10 fatores que determinam o sucesso no varejo de materiais de construção

sucesso no varejo

O ano de 2019 deve consolidar a retomada do setor da construção civil, refletindo-se no sucesso no varejo desse segmento. As previsões mais otimistas apontam para um crescimento de 2 pontos percentuais acima do PIB, começando essa ascensão já no primeiro trimestre. Esse grau de confiança já era percebido no fim de 2018, quando os empresários da construção civil elevaram o Índice de Confiança da Construção para 84,7, o melhor desde janeiro de 2015.

Para as lojas desse setor, a notícia é bem-vinda, mas deve ser acompanhada de uma preparação para que esse crescimento tenha reflexos positivos em sua rentabilidade. E como fazer isso após tantos meses em que foram registradas quedas? O melhor é encarar esse desafio e aproveitar para ajustar o que for preciso em sua loja em busca do crescimento.

Neste artigo, vamos apresentar a você 10 fatores que o levarão ao sucesso nas vendas de materiais de construção. Confira!

1. Posicionamento de mercado

Podemos dizer que o sucesso no varejo depende de um bom começo, ou seja, da elaboração de um planejamento que vá direcionar todas as ações da sua loja em busca do público que você espera e, consequentemente, do seu crescimento. É preciso, portanto, definir e conhecer quem são os seus consumidores e fazer pesquisas constantes de mercado.

A partir dessas análises, você poderá definir como a sua loja se posiciona no mercado, quais são os tipos de produtos e preços praticados. Assim, de acordo com o perfil do seu cliente, será possível direcionar estratégias e promoções mais certeiras.

2. Gestão de produtos

Com o posicionamento em mãos, você terá uma ideia de qual o comportamento do consumidor na sua loja. Assim, poderá elaborar um plano eficaz de gerenciamento dos produtos, levando em consideração o mix oferecido, o controle de estoque das mercadorias e, até mesmo, a disposição delas dentro da loja.

3. Controle financeiro

A saúde financeira da sua empresa só estará em dia se você tiver uma boa gestão e controle do fluxo de caixa, das contas a receber e a pagar. Com todo o processo em mãos, será mais fácil planejar os investimentos e elevar a sua lucratividade, usando os recursos disponíveis com mais consciência na tomada de decisões.

Também faz parte desse processo saber avaliar quais são as melhores opções de crédito, caso a empresa precise de recursos externos com a garantia de que todos os compromissos com fornecedores serão cumpridos.

4. Gestão de fornecedores

Por falar em fornecedores, essa parceria deve ser gerenciada de maneira a fazer com que tanto a sua loja quanto o parceiro tenham vantagens. Assim, use sempre a transparência nas negociações, principalmente no que se refere a prazos de entrega e de pagamento.

5. Gerenciamento de processos

Os processos de compra e venda devem ser constantemente avaliados para que os resultados alcançados sejam aqueles que foram previstos em seu planejamento. Assim, é importante que você tenha controle de todos os indicadores, observando onde estão os possíveis gargalos e corrigindo-os, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade.

6. Gestão de estoque

Nesse caso, o uso de sistemas de gestão de estoque tem sido cada vez mais recomendado para as empresas de todos os segmentos. Com eles, o controle de entrada e saída das mercadorias é mais acessível, evitando que haja produtos em excesso ou em falta quando são necessários.

7. Organização da loja

A partir de agora, chegamos às dicas voltadas diretamente ao cliente da sua loja. A partir das pesquisas sobre o perfil do seu consumidor e como ele se relaciona com a sua empresa, você deve organizar os produtos de forma estratégica, seja por categoria, seja por preços ou por fluxo de vendas.

O ambiente deve ser agradável, de fácil circulação, iluminado e convidativo para que as vendas fluam com mais facilidade, tanto para os vendedores quanto para os clientes. Aqui, devem ser avaliadas:

8. Atendimento

O sucesso no varejo depende, além de todos os fatores que mencionamos, do bom relacionamento entre os vendedores e os clientes. A capacitação contínua em vendas sobre produtos e serviços oferecidos pela loja deve ser levada em consideração para que o negócio aumente os lucros. Ela deve ter como foco:

  • conhecimento sobre o produto e sobre como fazer a demonstração dele;
  • técnicas para prospectar novos clientes e para fechar negócios;
  • eficiência no atendimento pós-venda.

Além dos treinamentos, é preciso oferecer aos vendedores boas condições para que eles vão além no atendimento ao cliente. Prepare materiais de apoio às vendas, com dados sobre os produtos. Material institucional da loja e das marcas oferecidas também ajuda a tornar os argumentos de vendas mais eficientes.

9. Comodidade

Ainda tendo o cliente como foco, é preciso que a sua loja se diferencie da concorrência oferecendo a ele vantagens e comodidade. Está relacionado a isso o oferecimento de uma diversidade de formas de pagamento, incluindo crediários, boletos bancários, cartões de crédito de diversas bandeiras, além do uso das novas tecnologias de pagamento via smartphones.

Além disso, o consumidor pode valorizar a sua loja se tiver opções de entrega nas datas e horários escolhidos por ele. Todas essas ações ajudam na fidelização do cliente e podem fazer com que ele retorne à loja quando precisar novamente.

10. Marketing de relacionamento

O marketing relacional tem a ver com a construção da imagem que o cliente tem da sua loja. Ela é feita a partir do conhecimento das expectativas e das necessidades do seu público, ajudando você a criar autoridade no mercado e a fidelizar seus clientes. Com essa estratégia, o consumidor passa a se tornar um verdadeiro parceiro na divulgação da sua empresa para a conquista de novos clientes. Para isso, você precisa:

  • ter um banco de dados completo;
  • criar estratégias de relacionamento usando e-mails, aplicativos de mensagem, redes sociais, entre outras;
  • oferecer vantagens como programas de fidelidade e promoções exclusivas, entre outras ações.

O ano promete um aquecimento no setor de construção civil e você não pode perder a oportunidade de aumentar as suas vendas. Por isso, use as nossas dicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente e a gestão da sua loja. O sucesso no varejo pode ser conquistado com um esforço para a profissionalização do seu negócio e para a fidelização do seu público.

Se você deseja se aprofundar no assunto, leia este outro artigo sobre como escolher os fornecedores certos pode ajudar os pequenos negócios a terem sucesso.

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